Crónicas : 

Falando de preconceitos

 
Tenho tido oportunidade de acompanhar a colocação de textos sobre sexo em diversos sites ligados à literatura. Com opiniões contra e opiniões a favor.
Hoje decidi-me a expor a minha opinião sincera sobre este tema. A sexualidade e a literatura a ela dedicada.
Ao longo da nossa vida passamos por diversas fases... uma delas é a descoberta da nossa sexualidade. Todos, sem excepção, passamos por isso. E se uns descobrem que tem a tendência sexual dita normal, outros há que descobrem o prazer sexual com parceiros do mesmo sexo e que, por serem em menor número e se acharem anormais acabam por se esconder.
Lembro-me que, só quando o Freddy Mercury morreu e o mundo soube que ele tinha SIDA e que era gay é que se começou a falar no assunto. Só após a sua morte é que muitos gays tiveram coragem de se assumir como tal. E porquê? Porque a homossexualidade era vista como um tabu, como uma coisa a evitar, uma doença... casos houve em que os homossexuais se sentiam tão diferentes que tentaram o suicídio. Saber que Freddy Mercuri, Rock Hudson e Elton Jonh (só para mencionar alguns) eram gays veio ajudar muitos anónimos a aceitarem que o são.
Aliás, só depois da morte de Mercuri é que a SIDA começou a aparecer nas notícias de jornais, começou a ser estudada. Hoje é fácil de perceber que, caso ele tivesse assumido ser portador do Síndrome de Imunodeficiência Adquirida, o estudo da doença teria iniciado mais cedo, mais cedo se saberia quais os veículos de transmissão...
Quero, com estes exemplos, mostrar apenas que cabe a cada um de nós fazer os possíveis para que os homossexuais se aceitem como iguais aos outros, diferentes apenas nas preferências sexuais.
Quanto à colocação de textos com a descrição de actos sexuais, independentemente das orientações sexuais dos envolvidos, poderem, ou não, estar num site de literatura... bem, nada como dar mais exemplos. Anais Nin, Marquês de Sade, Hilda Hist... quantos mais querem que escrevem livros eróticos e que vendem?
Há, efectivamente, uma diferença bastante grande entre erotismo e pornografia. A esse propósito, e para que fique claro, trago aqui duas definições da Wikipédia.
Erotismo é o conjunto de expressões culturais e artísticas humanas referentes ao sexo. A palavra provém do latim ‘eroticus’ e este do grego ‘erotikós’, que se referia ao amor sensual e à poesia de amor.
Pornografia é representação, por quaisquer meios, de cenas ou objectos obscenos destinados a serem apresentados a um público e também expor práticas sexuais diversas, com o fim de instigar a libido do observador. O termo deriva do grego πόρνη (pórne), "prostituta", γραφή (grafé), representação. Quase sempre a pornografia assume carácter de actividade comercial, seja para os próprios modelos, seja para os empresários do sector.
Para mim, e ressalvo que se trata apenas da minha opinião enquanto leitora, desde que os textos em causa sejam eróticos e que não recorram ao uso excessivo do calão... então, como não publicá-lo num site de literatura, ainda para mais classificado como tal?
Como leitora, quero é encontrar algo que possa ler, com qualidade e que seja uma mais valia para mim, independentemente do tema que se aborde. Não será assim para todos leitores?


Stone
***********

Pedra Filosofal
O sonho comanda a vida...


http://stoneartportugal.blogs.sapo.pt/

 
Autor
Pedra Filosofal
 
Texto
Data
Leituras
5617
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
15 pontos
15
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
Paulo Afonso Ramos
Publicado: 10/08/2008 01:08  Atualizado: 10/08/2008 01:08
Colaborador
Usuário desde: 14/06/2007
Localidade: Lisboa
Mensagens: 2080
 Re: Falando de preconceitos
Enquanto leitor, também quero o mesmo que Tu!
Depois neste século que se diz XXI já é altura das mentalidades serem mais abertas.
Excelente crónica. Parabéns
Já te disse hoje que gosto muito de ti?
Gosto e percebe-se porquê
Beijo

Enviado por Tópico
Ledalge
Publicado: 10/08/2008 01:15  Atualizado: 10/08/2008 01:15
Colaborador
Usuário desde: 24/07/2007
Localidade: BRASIL
Mensagens: 6868
 Re: Falando de preconceitos
Maravilhosa explanação sobre esse tema, que infelizmente, ainda é polêmico. O que cada um faz com seu corpo é questão de preferência. Sabe, amiga, pessoas que têm coragem de se assumir sem hipocrisia, sofrem na pele com tais práticas. A cada novo dia, surgirão mais problemáticas desse tipo em todos os setores da sociedade. Assim, se discrimina o idoso, o deficiente, quem ultrapassa o limite do politicamente correto. Textos mais sensuais que abordam o homossexualismo têm que ser bem recebidos pelos leitores. Espero que não mais fiquem chocados, mas que compreendam que mesmo que duas pessoas do mesmo sexo façam amor, o fazem com o mesmo direito que outras de sexos opostos. A qualidade literária existe em textos que vi aqui. Não se pode negar. Beijos da amiga Núria

Enviado por Tópico
VónyFerreira
Publicado: 10/08/2008 01:17  Atualizado: 10/08/2008 01:32
Membro de honra
Usuário desde: 14/05/2008
Localidade: Leiria
Mensagens: 10301
 Re: Falando de preconceitos
O teu texto veio mesmo a propósito, depois de durante alguns momentos ter-me ocorrido algumas dúvidas relativamente ao meu ultimo texto aqui postado. Nunca é fácil a abordagem de determinados temas. Para o comum dos mortais é menos comprometedor falar da natureza, poetizar com as emoções e o lirismo que nos circunda e nos fazem sonhar. Há no entanto outro tipo de realidades não menos importantes, e que devem ser abordadas, com a mesma naturalidade e despudor, logo que o façamos com alguma elegância. E foi isso que eu tentei fazer quando falo de um tema (tabu) ainda para muitos, mas que deve e pode ser abordado, ou romanceado, como é o caso do extracto, onde falo do amor entre duas pessoas do mesmo sexo, que se amam. A mim choca-me é que exista, por exemplo, sexo sem amor, embora o aceite com a mesma naturalidade. Isso... só comprova a complexidade das nossas emoções.
Há um diferença abissal entre o erotismo e a pornografia. Isso é indesmentível. Assim como há uma necessidade notória de se abordarem assuntos delicados, logo que o façamos com elevação e com intuitos pedagógicos.
Adorei o teu texto. Foste a madrinha que me abraçou, num momento em que tive algumas duvidas... relativamente à relevância ou não deste assunto no site.Obrigada por isso, Pedra. Há sempre uma luz... que nos ilumina mesmo que o candeeiro esteja apagado. É pela força espiritual que certas pessoas emanam. Tu és um desses SERES!
Um abraço.
Vóny Ferreira

Enviado por Tópico
Carolina
Publicado: 10/08/2008 01:22  Atualizado: 10/08/2008 01:24
Membro de honra
Usuário desde: 04/07/2007
Localidade: Porto
Mensagens: 3422
 Re: Falando de preconceitos
Tens razão Pedra, concordo contigo.
Acho que a sociedade civil terá de rever essa forma de lidar com essas formas de estar. Não é por gostarem de pessoas do mesmo sexo, que essas pessoas não são válidas, elas pagam os seus impostos,trabalham, não têm de ser perseguidas e ridicularizadas pelos ditos "normais".

Contudo acho que os textos no site,devem ser protegidos por aquela opção de Maiores de 18, recordo-te que há miúdos que visitam o site, os meus alunos fazem-no, habitualmente.

Gostei da crónica, vais ter sorte a Tália vai o levar pilinhas para Vila Verde...

beijos

Enviado por Tópico
MagnoRobertoAlmeida
Publicado: 10/08/2008 01:43  Atualizado: 10/08/2008 01:43
Colaborador
Usuário desde: 14/05/2007
Localidade: Rio de Janeiro
Mensagens: 555
 Re: Falando de preconceitos p/Pedra Filosofal
Concordo plenamento com o seu pensamento e arrisco-me a dizer que, ao longo do tempo que participo do site, este é o texto mais sensato que aborda o assunto e que, por aqui, ja li.
Que sirva de reflexão para os falsos moralistas.
Aplausos!
Abraços!

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 10/08/2008 02:34  Atualizado: 10/08/2008 02:34
 Re: Falando de preconceitos
Cara Pedra,

Muito bom teu ensaio sobre “o preconceito” aqui mais colocado na área sexual. A literatura é um amplo leque no qual sobre tudo pode-se escrever e opinar: homossexualismo, sadismo, masoquismo e as mais esdrúxulas práticas sexuais.Cabe a cada pessoa o direito ter, assumir uma posição sexual, vivê-la e ser respeitada; pois ninguém nada tem a ver com o que ocorre na alcova alheia.
Todos têm o direito ser, escreverem, publicarem e viverem, aquilo que quiserem e bem entender, assim como todos - quando solicitados - têm o direito a dar sua opinião.
Na literatura como no cinema e artes em geral há liberdade de criação e quem venda e compre de tudo: há mercado para tudo. E quem não é néscio pode entender a diferença entre erótico, pornográfico. Há quem goste do erótico, há quem goste do pornográfico e cada um tem seu direito.
Sou totalmente a favor da liberdade de expressão e como tal, também uso do direito expressar a minha opinião (reitero quando solicitada) ainda que seja contrária a da maioria. Se assisto a uma peça que ao final não me agradou, todos podem aplaudir de pé (estão no seu direito), que eu nem aplauso dou quanto mais ficar de pé!

Carinho e bjins, Betha.

Enviado por Tópico
RaimundoSturaro
Publicado: 10/08/2008 04:22  Atualizado: 10/08/2008 04:22
Da casa!
Usuário desde: 11/04/2008
Localidade:
Mensagens: 205
 Re: Falando de preconceitos
Importante salientar a diferença entre erotismo e pornografia,gostei mesmo, mas tratando-se de liberdade sexual não devemos cair no erro de permitir tudo em nome do respeito ao próximo,hoje, o homossexual não é simplesmente aceito,é sim usado como palhaço,atalho para popularidade de políticos e pseudo artistas,estereotipado e o maior inimigo de seu próprio,digamos,grupo social.
Tenho ídolos gays,muitos até,no entanto nenhum deles desfila com uma pluma gigante enfiada naquele lugar obrigando-me a contemplar o que ele julga belo ou faz questão de transar em público na frente de crianças e sendo questionado por isso alega que seu detrator é homofóbico, nazista e preconceituoso.

Em se tratando de sexo,errado somente estupro,pedofilia,zoofilia...sendo consentido,cada um sabe o que faz e o que alimenta seu prazer, mas quando isso torna-se uma bandeira política é diferente,que cada um tenha seu parceiro ou seu fetiche sem impor a idéia de que é melhor por isso ou eterno perseguido mesmo quando provoca aproveitando-se desses tempos politicamente corretos onde ser diferente é ter passe livre para fazer a besteira que bem entenda mesmo que prejudique inocentes ou reforce o preconceito real que recai sobre seus semelhantes.


Abraços!

Enviado por Tópico
elisabeteluisfialho
Publicado: 10/08/2008 09:06  Atualizado: 10/08/2008 09:11
Da casa!
Usuário desde: 01/07/2008
Localidade: Alcobaça
Mensagens: 464
 Re: Falando de preconceitos
Oi bom dia estou a beber o meu belo café na companhia do meu cigarro,pois bem meu computador esta virado para a janela.
Passei por aqui,li o texto e de canequinha na mão em conversa com o cigarro fiquei a olhar para o azul e verde que tenho na frente e fiquei a pensar
Como seria bom que o ser humano olhasse muito mais para si próprio...seria mais facil ele viver e deixar os outros viverem
Sabe seu texto não sei porquê modificou minha postura em olhar para o ser humano,até ontem sentia desprezo pela preocupação que mostram em tomar conta das escolhas de cada um e das suas consequências...agora fiquei triste
No fim de contas no seu texto explica coisas básicas...que só a quem tem as Vivências diz respeito.
Eu sou mais o tipo de ser humano que exige de si próprio,procuro estar de bem com a vida e para isso tenho que respeitar os caminhos e os trilhos de cada um escolher...no fim de contas os resultados felizes ou nem por isso...não sou eu a enfrenta-los
Isto para mim é regra de ouro
E...comentário comprido...bem agora já está e não vou apagar
Obrigado por ter escrito este texto talvez ajude umas quantas mentes mais complicadas a terem menos nevoeiro nos olhos.
Um abraço

Enviado por Tópico
HorrorisCausa
Publicado: 10/08/2008 15:53  Atualizado: 10/08/2008 15:53
Administrador
Usuário desde: 15/02/2007
Localidade: Porto
Mensagens: 3597
 Re: Falando de preconceitos
" A linguagem do sexo ainda está, aliás, por inventar. A linguagem dos sentidos continua ainda inexplorada."
Anais Nin

Concordo em absoluto com o teu texto, o que está acima de qualquer preconceito, acordo ou desarcordo com temas abordados, é o facto de acrescentar para o nosso crescimento literário e isso, é um valor inestimável...quem não souber discernir, paciência!, mas não castrem a criatividade literária Por Favor!

Enviado por Tópico
Vera Sousa Silva
Publicado: 10/08/2008 22:23  Atualizado: 10/08/2008 22:23
Membro de honra
Usuário desde: 04/10/2006
Localidade: Amadora
Mensagens: 4098
 Re: Falando de preconceitos
Por esta e por outras é que gosto tanto de ti! Este texto poderia bem ter sido escrito por mim, já que descreve de cima a baixo a minha opinião.
É de lamentar que em pleno século XXI se continue com este tipo de preconceitos e é de lamentar que mesmo quem escreve continue a confundir a escrita com a realidade...
Parabéns pelo excelente trabalho!!!

Beijo enorme

Enviado por Tópico
ellianaalves
Publicado: 12/08/2008 04:00  Atualizado: 12/08/2008 04:01
Colaborador
Usuário desde: 14/06/2008
Localidade: Petrolina-PE
Mensagens: 567
 Re: Falando de preconceitos
Muito boa tua crônica, completa, gosto do erótico, adoro escrever a sensualidade... Muitos não gostam e sei estão a demonstrarem preconceitos.
Texto valioso minha querida, aplausos para ti.

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 12/08/2008 14:48  Atualizado: 12/08/2008 14:48
 Re: Falando de preconceitos
Falando em homossexualidade, o preconceito ainda continua elevado e a gerar constrangimentos de todo tipo. Precisamos evoluir sob o ponto de vista humano muito nesse aspecto. Mas, sem dúvida já houve avanços na aceitação, que denota uma razoável evolução -mais por conta dos tempos onde a mente abriu-se mais- do que sob outros aspectos.

Sobre a erotização e a pornografia na literatura, é um ponto fácil de se discernir a diferença de uma para outra, no entanto, confundem-se liberdade e libertinagem nos tempos modernos. Outra coisa também que conta nessa constatação (e que acaba contando a favor da libertinagem), é que sempre haverá variação de uma pessoa para outra pessoa, no discernimento na interpretação desses casos. Por causa da própria literatura em si, (não digo dos casos extremos), digo daqueles que desafiam nossos olhos e nossa psiquê.

Ótima cronica, equilibrada e coerente nas definições.

Beijos e saudações de Godi.

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 13/08/2008 07:15  Atualizado: 13/08/2008 07:15
 Re: Falando de preconceitos p/Pedra
Ola querida Pedra! já tinha lido e mesmo sem comentar achei o q escreveu, muito coerente mas não ia comentar, mas a nossa querida Elliana Alves citou algo q concordei:
(...)
gosto do erótico, adoro escrever a sensualidade... Muitos não gostam e sei estão a demonstrarem preconceitos.
(...)

finalizo afirmando de novo: Obrigada pois aprendo contigo. bjs

Enviado por Tópico
Gleidston
Publicado: 16/08/2008 01:54  Atualizado: 16/08/2008 01:54
Da casa!
Usuário desde: 12/05/2008
Localidade: Barreiro
Mensagens: 272
 Re: Falando de preconceitos
Em breves palavras, concordo plenamente com seu texto, e ja passou da hora da sociedade se despir de certos precoceitos, parabéns!!!

Enviado por Tópico
João Videira Santos
Publicado: 18/08/2008 17:52  Atualizado: 18/08/2008 17:52
Da casa!
Usuário desde: 23/11/2006
Localidade: LISBOA
Mensagens: 354
 Re: Falando de preconceitos p/ Pedra Filosofal
Um texto bem estruturado que aborda uma questão que, infelizmente, colide com algumas mentalidades. Um texto com o rigor formativo, como convém. Não só estou de acordo com ele como a felicito pela abordagem.