Crónicas : 

O (in)sucesso escolar

 
Em Portugal estamos no fim de mais um ano lectivo. Este ano, e de acordo com as estatísticas, a grande maioria, para não dizer todos, os alunos irão passar de ano. Ao que parece os alunos merecem passar de ano. Não importa se sabem a matéria, importa que passem de ano.
Conheço, infelizmente, alguns casos que demonstram bem que o enfoque está na passagem de ano e não na aprendizagem.
Duas meninas que frequentaram o primeiro ano de escolaridade, chegaram ao fim do ano sem saber ler. Mas passaram de ano. Alguém me explica como é que elas se vão dar no segundo ano se, supostamente deveriam saber ler? Quer-me parecer, mas posso estar enganada, que vão ter mais dificuldades em aprender a matéria de dois anos num só de modo a irem preparadas para o terceiro ano do que seria se reprovassem e repetissem o primeiro ano. Vai ser mais complicado para as miúdas e mais complicado para a professora e restantes alunos.
Noutro caso o aluno teve apenas dois testes positivos ao longo do ano escolar. Um a cada disciplina e cada um deles foi um positivo muito baixo. Passou de ano. É impressão minha ou este aluno não está minimamente preparado para o ano escolar seguinte? Mais uma vez posso estar enganada.
Foi notícia que o exame final de matemática foi demasiado fácil. De tal modo fácil que muitos alunos se sentiram enganados porque passaram um ano a estudar para... nada. Estudaram para absolutamente nada porque, quem não estudou também vai ter uma boa nota no exame final porque as perguntas eram demasiado simples.
Estes casos configuram casos de sucesso escolar. Os alunos passaram de ano. Mas será sucesso ou insucesso? Não será antes um sucesso momentâneo que levará a um futuro de insucesso?
Afinal que aprenderam os alunos, os jovens de hoje, os adultos de amanhã, neste ano lectivo? Que não precisam de se esforçar, não vale a pena fazer o que quer que seja durante o ano porque merecem passar de ano e irão passar de ano – independentemente do que fizerem. Estamos a criar uma futura geração de adultos que terão enormes dificuldades em ler, escrever ou fazer operações aritméticas simples. Estamos a criar adultos que terão sempre a ilusão de que não precisam de fazer o que quer que seja, serão recompensados à mesma. Mas nós, que já somos adultos, sabemos que não é assim. Então porque insistimos em fazer acreditar que é assim?
Não culpo os professores. Na sua grande maioria querem fazer alguma coisa, ensinar os alunos convenientemente, reprovar os alunos que não mereçam passar mas o sistema educativo actual não deixa que assim seja. Nem o sistema nem alguns pais que preferem que os filhos passem de ano a qualquer custo do que terem de enfrentar uma crise existencial dos filhos por terem reprovado. É mais fácil. E, neste momento, a nossa sociedade vive a época do facilitismo. Queremos tudo simples, acessível, sem trabalho, sem contrariedades. Será esta a melhor maneira de viver? De ensinar? De ser e de estar na vida? Ter tudo sem preocupações, sem o gosto de saber que, no fim do esforço vamos ser recompensados?
Não é, seguramente, isto que eu quero para os meus filhos. Por mais que os ame, e amo de coração, quero que eles lutem para ter as coisas. Que se esforcem para serem recompensados. Prefiro, se for caso disso, que reprovem de ano a que passem sem merecer. Porque só assim serão adultos conscientes das suas capacidades e capazes de tratar de si.

Um velho ditado diz qualquer coisa assim: "As facilidades que hoje damos, são as nossas dificuldades do amanhã". Não estaremos a entrar por caminhos perigosos neste mundo actual da globalização? Amanhã, para além dos alunos, quem pagará esta factura não será o próprio país? Pensem nisto!


Stone
***********

Pedra Filosofal
O sonho comanda a vida...


http://stoneartportugal.blogs.sapo.pt/

 
Autor
Pedra Filosofal
 
Texto
Data
Leituras
4090
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
10 pontos
10
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
Carolina
Publicado: 01/07/2008 21:39  Atualizado: 01/07/2008 21:39
Membro de honra
Usuário desde: 04/07/2007
Localidade: Porto
Mensagens: 3422
 Re: O (in)sucesso escolar
É verdade...
No 1º ano os alunos não podem ser retidos, no ano seguinte é reiniciado o ensino da leitura e da escrita onde o menino ficou, no 2º já pode reprovar mas deve acompanhar sempre a turma mesmo retido ou que não transite para o 3º ano.
Muitas outras coisas estão erradas, que dizer...
No inicio do próximo ano, nós professores temos que dizer quais as expectativas para o final do ano, qual a percentagem dos alunos que vamos passar, imagina! As percentagens de sucesso dos alunos têm que aumentar todos os anos, é de loucos... Assim é melhor passá~los todos, todos os anos.

Mais te poderia dizer....

beijos

Beijos

Enviado por Tópico
Tânia Mara Camargo
Publicado: 01/07/2008 21:46  Atualizado: 01/07/2008 21:46
Colaborador
Usuário desde: 11/09/2007
Localidade:
Mensagens: 4246
 Re: O (in)sucesso escolar
Minha querida Pedrinha, bom te ler. Sabes que por estes lados a coisa é parecida? E o ensino...
Beijos!

Enviado por Tópico
Vera Sousa Silva
Publicado: 01/07/2008 21:50  Atualizado: 01/07/2008 21:50
Membro de honra
Usuário desde: 04/10/2006
Localidade: Amadora
Mensagens: 4098
 Re: O (in)sucesso escolar
Pedra concordo contigo de cima a baixo, letra por letra, palavra por palavra, frase por frase.
A minha filha sempre foi uma excelente aluna, mas vi vários casos de colegas dela que passaram porque... porque sim! E agora, uns anos (poucos, bem poucos) depois... vê-se a desgraça. E com o andar da carruagem palpita-me que vai piorar

Beijinhos e parabéns por mais um excelente trabalho

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 01/07/2008 22:25  Atualizado: 01/07/2008 22:25
 Re: O (in)sucesso escolar
Querida Pedra,

Aqui no Brasil acontece o mesmo.Para que tenhas idéia de a quantas está a educação: um menino de 8 anos (QI normal para idade) foi aprovado para cursar uma faculdade de direito em Goiânia (uma capital brasileira).
É triste que alunos que concluem o nível médio sejam semi-analfabetos e incapazes de interpretar um texto.
Quando estudante a gente ia para escola aprender. Se não aprendia, repetia o ano e assim a vida ia.Ninguém era discriminado por isso e nem ia parar no psicólogo ... Outros tempos!
Bjins, Betha.

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 02/07/2008 01:02  Atualizado: 02/07/2008 01:02
 Re: O (in)sucesso escolar P/Pedra
Oi
Em primeiro lugar digo que tua análise é perfeita.
Aqui no Brasil acontece praticamente a mesma coisa.
No Estado de São Paulo chamam a isto de "progressão continuada".
Pensa-se em ciclos de quatro anos ( no ensino fundamental) e metas pedagógicas a serem cumpridas. Nunca são! E o que acontece? Alunos no ensino médio semi-analfabetos! E o que é mais agravante: Universidades públicas bem conceituadas aqui do meu Estado, formam profissionais que mal sabem estruturar um bom texto. Ou seja, o tal efeito dominó!
Bem, a reflexão minha parte da seguinte forma: Quer uma educação de qualidade um Estado que não interessa investir? Assim, é muito cômodo passar logo, os pobres alunos adiante...
Não oferecerão "perigo" e muito menos gastos!
Lido com educação nos âmbitos Médio e universitário!
Parabéns pelo texto
Um abraço
Edilson

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 02/07/2008 07:50  Atualizado: 02/07/2008 07:50
 Re: O (in)sucesso escolar
Tema fulcral. Não será só a passagem de ano e as notas que estão em causa.O problema é velho, profundo e vem muito, muito de traz.Melhor é não baixar os braços, talvez os políticos se cansam...ou o povo acorde.Beijinho

Enviado por Tópico
cleo
Publicado: 04/07/2008 21:54  Atualizado: 04/07/2008 21:54
Usuário desde: 02/03/2007
Localidade: Queluz
Mensagens: 3731
 Re: O (in)sucesso escolar
Então e não é que já tinha lido este texto noutro lado?!
Pois...
Mas lá não cheguei a comenta-lo, embora me tivesse dado ganas de o fazer(mas é que não me sinto lá tão bem como aqui).

Pois é, cara amiga, escreveste bem sobre um assunto que a todos diz respeito, ou não se tratasse do futuro dos nossos filhos e do país!
No actual panorama educacional, fica-se de boca aberta perante determinados factos que em nada serão mais valias para o futuro que se avizinha, cada vez mais competitivo. Das duas uma, ou o aluno é mesmo bom e vinga, ou é fraco e em nada será ajudado para que consiga chegar a algum lugar e ficará pelo caminho, sem sequer saber ler e escrever correctamente.

No meu tempo não era nada assim...
Não sabia, não passava!
Ponto final.

Beijo


Enviado por Tópico
ellianaalves
Publicado: 05/07/2008 23:23  Atualizado: 05/07/2008 23:23
Colaborador
Usuário desde: 14/06/2008
Localidade: Petrolina-PE
Mensagens: 567
 Re: O (in)sucesso escolar
Essas normas minha querida pedra
acredito haver erros,gostava mais
do nosso tempo,com média de pontos
e muita participação,se não reprovadooo,rsrsss...
Muito bom teu texto,adorei,mil bjs linda e boa noite!

Enviado por Tópico
Tália
Publicado: 07/07/2008 08:34  Atualizado: 07/07/2008 08:34
Colaborador
Usuário desde: 18/09/2006
Localidade: Lisboa
Mensagens: 2489
 Re: O (in)sucesso escolar
Ás vezes também é preciso ter "tomates" para um encarregado de educação pedir para que um filho chumbe... e depois conseguir que o M.E. dê autorização para tal... é um processo complicado mas as crianças são nossas

beijo

Enviado por Tópico
C@rolin@
Publicado: 27/10/2009 11:26  Atualizado: 27/10/2009 11:26
Novo Membro
Usuário desde: 27/10/2009
Localidade:
Mensagens: 1
 Re: O (in)sucesso escolar
ola a TODOS!!
sou uma aluna de 14 anos e que de momento esta no 9 ano custa-me muito admitir que sim ha alunos que passam ser ter capacidades para tal, ja destumelhei casos como estes.Pelo que sei a lei ca em portugal funciona deste modo:quando passamos de um ciclo para o outro so se pode ter 2 negativas e nao podem ser a portugues e a matematica caso contrario reprova, mas se nao estiver na transiçao de ciclo passa!!
Por amor de DEUS, que lei --"....entao uns estudam e outros nao mas tambem passam!!
mas enfim o que se pode fazer??
obrigado poe terem lido e beijos

PS: o meu nome é falso!!!