Resenhas : 

SAGA DOS MARIANOS - UMA AUTÊNTICA SAGA

 

É com a alma exultante que abro esta página para escrever sobre o livro SAGA DOS MARIANOS, de Neomísia Antônia de Sousa e Adalberto Antônio de Lima. Adalberto Antônio é um grande conhecido dos internautas por publicar seus textos bem elaborados na web, inclusive nesta Usina das Palavras. A obra, com 108 páginas, contém textos caprichosamente redigidos e descritos com uma suavidade de impressionar. SAGA DOS MARIANOS é um daqueles livros que se lê de um só fôlego e quando acaba fica-se com uma sensação de que foi interrompido ao meio.
O livro que menciona sobre a saga de um clã que fez história nos sertões do Piauí, completa-se como um verdadeiro inventário cultural. O texto aborda sobre as mais variadas atividades profissionais e culturais e sobre os diversos apetrechos e ferramentas, muitos deles desconhecidos em outras regiões do Brasil. Aliás, mesmo na região, muitos objetos e tradições caíram no obsoletismo. Nesses termos a obra pode ser considerado um livro de história.
A descrição do ambiente bucólico onde passam as cenas é tão bem feita que é capaz de proporcionar uma higiene mental no leitor. É como se estivéssemos fazendo uma viagem ou assistindo a um filme.
As peripécias de um determinado tempo e de um determinado lugar, vividos por um determinado povo são, muitas vezes, de um valor inestimável para os estudos sociológicos. Entretanto, na maioria das vezes esses valores são sepultados pelo esquecimento ou pelo domínio de outras culturas. Ler a história de determinada família, determinado clã, em determinada região, leva-nos a compreender toda uma cultura. A obra SAGA DOS MARIANOS tem o poder de proporcionar ao leitor esses requisitos. Com uma límpida redação e uma descrição bem humorada os autores brilhantemente conseguem elaborar um belo trabalho de pesquisa e inserir nos fatos.
O texto nos faz viajar pela cultura, pela história, além de ser um passeio turístico fascinante.

JOEL DE SÁ
01/12/2008.

 
Autor
Joel Pereira de Sá
 
Texto
Data
Leituras
1215
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
0 pontos
0
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.