Homenagens : 

Comemorações Bocagianas

 
Tags:  Bocage    Setúbal    Jograis  
 
(244 anos depois do nascimento de

Manuel Maria Barbosa du Bocage)

Jograis em Setúbal

Todos os anos Setúbal dedica o dia 15 de Setembro à memória do grande poeta Bocage, celebrando ao mesmo tempo o dia da cidade.

Esta efeméride fora implantada pela primeira república, que havia elegido esta data como feriado municipal. Mais tarde o Estado Novo aboliu esta celebração, que a revolução de 25 de Abril de 1974 restaurou.

Foi assim que o Município retomou as Comemorações do Dia de Bocage e da cidade de Setúbal, que de ano para ano vão crescendo, arrastando consigo inúmeros eventos culturais, recreativos e até lúdicos.

Foi dentro deste espírito sócio-cultural que o Grupo de Jograis os Séniores do Lar dos Bancários, aceitou o convite da Exma. Presidente Drª. Maria das Dores Meira, para participar na sessão solene do dia 15.

Repetiu-se o êxito do ano passado e já não dispensam a nossa participação para as próximas Bocagianas...

Do vasto programa que nos foi facultado, o dia iniciou-se com a cerimónia do hastear da bandeira na varanda dos Paços do Concelho, seguindo-se a deposição de um ramo de flores junto à estátua de Bocage.

Pelas 9h30, no Salão Nobre, homenagem aos funcionários municipais aposentados precedida de uma alocução da Exma. Presidente, alusiva ao acto e às comemorações em curso, tendo agradecido a presença das diversas entidades e instituições ali representadas, sem esquecer o contributo do Lar dos Bancários

As imagens publicadas, dão conta do carinho com que nos receberam, e do agrado pela nossa actuação.
Imagens em http://sites.google.com/site/oresidente

José Mota


José Mota

 
Autor
PoetaSenior
 
Texto
Data
Leituras
1239
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
1 pontos
1
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
PAULOMONTEIRO
Publicado: 16/09/2009 11:53  Atualizado: 16/09/2009 11:53
Muito Participativo
Usuário desde: 23/07/2008
Localidade:
Mensagens: 92
 Re: Comemorações Bocagianas
MEU CARO POETA:
CRESCI OUVINDO MEU AVÔ MATERNO, NETO DE PORTUGUESES, RECITAR POEMAS DO BOCAGE E INDIGNAR-SE DIANTE DAS POPULARÍSSIMAS PIADAS SOBRE O POETA.
AFIRMAVA QUE BOCAGE FORA UM GRANDE HOMEM E QUE AS CRÍTICAS É PORQUE ELE ESTAVA À FRENTE DE SUA ÉPOCA. ERA UM HOMEM DE GRANDE CORAGEM, QUE NÃO TINHA MEDO DE AFIRMAR O QUE PENSAVA, DENUNCIANDO OS CRIMES E A HIPOCRISIA DE SEU TEMPO.
MAIS TARDE, LENDO SUA OBRA, CONVENCI-ME DE QUE ÁLVARO SOARES DA SILVA, MEU AVÔ, ESTAVA CERTO.
TALVEZ VENHA DESSA ADMIRAÇÃO PELO POETA DE SETÚBAL A CLAREZA COM QUE PROCURO EXPRESSAR-ME, DIZENDO AS COISAS COMO ENTENDO QUE SEJAM.
MINHA ADMIRAÇÃO PELO POETA ESTÁ MATERIALIZADA NO TEXTO ANISTIA PARA BOCAGE.
UM GRANDE E FRATERNO ABRAÇO DO
PAULO MONTEIRO