Ovar

Publicado por Pedra Filosofal em 01-May-2008 13:20 (1904 leituras)

Ateliers “A Vida das Palavras” e “Histórias ao Telefone”

“A Vida das Palavras” e “Histórias ao Telefone” são os mais recentes ateliers do projecto “Letras à Solta” da Câmara Municipal de Ovar que terão lugar nos próximos dias 27 e 28 de Maio. As inscrições para participação estão abertas até 19 de Maio.

No atelier “A Vida das Palavras” é contada a estória de Malaquias Melro Mello, passada em reinos diferentes – no Reino da Floresta e no Reino do Mar, da qual se infere que todos os seres são iguais mesmo sendo diferentes. Perante este cenário, os participantes do atelier são convidados a construir as suas próprias narrativas, a propósito do tem da Interculturalidade. Este atelier terá lugar no dia 27 de Maio, às 10 horas, na Biblioteca Municipal de Ovar. Destinado a alunos do 3º e 4º ano do 1º ciclo do Ensino Básico, “A Vida das Palavras” será orientado pelo actor Carlos Sebastião.

“Historias ao Telefone” é um outro atelier que ocorrerá no dia 28 de Maio, na Biblioteca Municipal de Ovar e cujo público-alvo são os alunos do 1º ciclo do Ensino Básico de Ovar. O ponto de partida para este atelier é o livro “Histórias ao Telefone” de Gianni Rodari, pelo que as crianças serão incentivadas a tomar a posição dos animadores e a contarem elas próprias pequenas histórias ao telefone. Este atelier contempla ainda a exploração de técnicas de leitura e discurso em voz alta, incluindo a leitura colectiva, quer textos do livro, quer dos próprios participantes e, nalguns casos, as histórias serão exploradas com recurso à expressão dramática. A concepção e realização deste atelier é da responsabilidade do Grupo do Sótão.
As inscrições para ambos os ateliers deverão ser feitas na Biblioteca Municipal de Ovar até ao dia 19 de Maio.

Recorde-se que o projecto “Letras à Solta”, promovido pela CMOvar e com o apoio da Direcção Geral do Livro e das Bibliotecas – Ministério da Cultura, visa a promoção e animação da leitura, utilizando a biblioteca como espaço privilegiado para estes eventos, envolvendo os agentes locais, como os grupos de teatro e os estabelecimentos de ensino nas dinâmicas locais.


Navegue pelos artigos
Artigo anterior Barreiro Caniço - Madeira Artigo seguinte
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Links patrocinados