Frases e Pensamentos : 

o respeito

 
o respeito não se exige,conquista-se.
já algum ditado chinês ou quê deve ter revelado esta sentença,não sei.sei que é algo que procuro manter interiorizado em mim.muitas vezes me faltaram ou tentaram faltar ao respeito,ou pelo menos assim o considerei.mas acabaram todos por ficar a falar sozinhos,ou por trás das minhas costas desrespeitando-se a si mesmos pelo ridículo a que se expôem, pela forma pela qual indirectamente se retratam.
o que faço ou acho que tento fazer?uma breve e o mais clara possível explicação do porquê que acho que estão a ser desrespeitosos e corte na conversa,se não houver consciencialização das minhas motivações do lado de lá,mesmo após explicação. ou então um contra-argumento que eu considere válido e me leve a repensar a minha interpretação.também é possível e já me aconteceu.nesses casos,dou a mão à palmatória e peço desculpa pelo mal-entendido. se não houver concordâcia possível(é normal acontecer),há um ponto crítico em que é preciso saber parar.
posso nem sempre ter razão,mas estabeleço os meus limites de diálogo ,tanto ao nível do tom,como do conteúdo,como do grau de capacidade de entendimento do que se está a tentar comunicar.acho que assim se evita discussões intermináveis e sobretudo um gradual e degradante descer de nível que nada acrescenta à clarificação da divergência inicial.apenas ficam os outros a assistir a quem consegue ser mais malcriado naquela disputa.ambos os intervenientes nisto perdem o respeito dos outros e por si próprios.perde também importância quem tem ou não razão.e depois para reconquistar o respeito que tanto queriam?...e o que fazer para que o ambiente se regenere,impestado que fica de banalidades e idiotices sem nexo?

contra-argumentem se quiserem estas idéias.digam até que não acham que é assim que actuo ou sempre actuei.mas tentem ser honestos e tenham cuidado com os termos em que o fazem.façam-no com elevação,educação,inteligência (não “manha”)e muito do tal “nível”.
“bora” lá treinar a divergência de opiniões dentro do civismo.sempre é melhor que treinar o insulto.podem começar aqui.


cruz mendes

 
Autor
Alexis
Autor
 
Texto
Data
Leituras
2685
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
28 pontos
28
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
Alexis
Publicado: 29/07/2010 02:53  Atualizado: 29/07/2010 02:53
Colaborador
Usuário desde: 29/10/2008
Localidade: guimarães
Mensagens: 7238
 Re: o respeito (o porquê do "treino")
...porque bem melhor do que mais "polícias",juízes e tribunais é mais educação e formação cívica efectiva.digo eu.outra opinião,apenas.será que é possível aprender?...

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 29/07/2010 03:07  Atualizado: 29/07/2010 03:07
 Re: o respeito
RESPEITO É BONITO MAS NÃO EXISTE NO MUNDO POIS NUNCA AS PESSOAS APRENDERAM MAS DEVE SER O PRIMÓRDIO DO MUNDO UM DIA.
TEXTO GRANDE O TEU.
UM ABRAÇO PELA DIGNIDADE COM QUE ENCARAS O ASSUNTO. TU QUE ÉS DAS MELHORES COISAS NO MUNDO A ESCREVER.
AMANDU


Enviado por Tópico
AuroraRosado
Publicado: 29/07/2010 07:27  Atualizado: 29/07/2010 07:27
Colaborador
Usuário desde: 18/03/2010
Localidade:
Mensagens: 623
 Re: o respeito
O que diz parece-me muito acertado. Quem até tem razão mas a impõe faltando com o respeito aos outros, acaba por perder a razão que até tinha e o direito a ser também respeitado. É uma bola de neve. Cortar a conversa ou mudar de assunto pode ser uma boa solução e mostra que temos o primeiro respeito que devemos ter - o respeito por nós próprios.
Gostei de começar o dia com esta reflexão "séria"

Bj e bom dia


Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 29/07/2010 07:40  Atualizado: 29/07/2010 07:40
 Re: o respeito
Aplaudo, na generalidade, isto é, sem entrar em mais sérias especulações filosóficas, sobre o respeito ou a falta dela.
Creio ser o melhor caminho para que continuemos aqui no Luso, sem perdermos a dignidade e não sentirmos vergonha.

Bj


Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 29/07/2010 08:47  Atualizado: 29/07/2010 08:47
 Re: o respeito
Alex, isto é de um alcance... assertivo texto.
treinar, o segredo está em treinar... a vontade claro.

beijo


Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 29/07/2010 08:49  Atualizado: 29/07/2010 08:49
 Re: o respeito
Pois pela minha parte não concordo com nada do que para aí disseste. Nada como um bom cesto de roupa suja para lavar e se tiver uma pontinha de insulto atão o dia fica completo.
Atão a menina não vê com esses olhos que a terra há-de comer que este seu mano necessita de matéria para escrever. Cá para mim é tudo ao estalo e a poesia que se fod....(hoje não digo asneiras, isto é um texto sério).
Este texto faz-me lembrar aqueles email`s que dizem para reenviar para 12 amigos, se não o fizer terá vinte anos de azar. Que vergonha alexis, eu até te tinha em boa conta, capaz de mandar uma pedrada num qualquer desses poetas dos beijos complicados. Agora esta lamechice. Que raio de administradora que escreve estas merdas é capaz de manter este tasco aberto.
Prontos, estou aborrecido e muito. Bou já escrever um contra-texto, tipo aquela coisa que os bombeiros fazem para combater o fogo descontrolado. Bou tentar controlar os danos, este luso vai ser uma merd…. Já Bistes os poetas todos a mandar beijinhos às cores e nos mais variados órgãos. Isto ainda não começou e já estou com saudades dos beijinhos nos joelhos, no dedo mindinho, na orelha, bem, bou ficar por aqui. Para mim isto dava castigo tipo: Multa pecuniária e três jogos na bancada sem escrever.

Passe bem

js


Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 29/07/2010 10:19  Atualizado: 20/05/2011 20:55
 Re: o respeito
desvio...
desvio de carácter...
é por onde incluo os tais que utilizam-se de um espaço qualquer para cometer injustiças ou injúrias, por assim dizer...
Note-se: a liberdade de expressão deve ser usada com um pouco de discernimento, não podemos, pois, intercalar uma rixa/disputa medíocre de idéias divergentes para um começo iníquo de ofensas lançadas, só pra ver onde vai dar... Ora, se não houver quem puxe o freio destes, onde então iremos parar...? Na hipocrisia esdrúluxa da mixórdia descontente por não satisfazerem-se em razão de civilidade... Um aviso à estes , que acham que são os donos das palavras, criaturas irrevogáveis, d'onde a impertinência tende à ser um saco furado de idéias decadentes... Vão juntar-se em coro de gralhas a cantar "Liberdade" quando bem em verdade, inserem a podridão de si aos olhos de outros... Qual de falar amor um dia e despejar o seu veneno depois... Insultos e insultos a serem peças de decomposição aos regados de prepotência vã... Sim, a deixá-los circularem por suas palavras baixas em outras cores, pois... deixá-los remoerem-se por contido acto de vergonha qual desta, muitas e muitas vezes, lhe faltam... Liberdade sim! Hipocrisia, Não! Se necessário, jogá-los à fogueira de suas vaidades e tê-los a queimar em suas fuças! Hummm... e que treinem, então... a colher mãos descaradas por palavras içadas e mascaradas sem o dedo sujo, podre e descido à apontar em sua propria presença... Civilidade, também, pode ser adquirida depois de tentativas... Ora, tentem!
e não...
e não tenho a paciência que tens, Alexis, eu não tenho mesmo...

bj!





Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 29/07/2010 10:40  Atualizado: 29/07/2010 10:40
 Re: o respeito
Muito bem, Alexis.
Aplaudo.


Enviado por Tópico
Liliana Jardim
Publicado: 29/07/2010 12:13  Atualizado: 29/07/2010 12:32
Usuário desde: 08/10/2007
Localidade: Caniço-Madeira
Mensagens: 4412
 Re: o respeito
Ola Alexis

O respeito conquista-se, aperfeiçoa-se, louva-se para isso temos que nos dar ao respeito...

...
contra-argumentem se quiserem estas idéias.digam até que não acham que é assim que actuo ou sempre actuei.mas tentem ser honestos e tenham cuidado com os termos em que o fazem.façam-no com elevação,educação,inteligência (não “manha”) e muito do tal “nível”.
“bora” lá treinar a divergência de opiniões dentro do civismo.´sempre é melhor que treinar o insulto.podem começar aqui.


E digo-te plenamente de acordo contigo, aplaudo, identifico-me com o teu texto, não há ironia nem falsidade no meu comentário e sabes porque poetisa? poque não costumo faltar ao respeito com ninguem aqui na lusos (por enquanto).

Beijinhos
Tudo de bom para ti


Enviado por Tópico
Alberto da fonseca
Publicado: 29/07/2010 12:20  Atualizado: 29/07/2010 12:20
Membro de honra
Usuário desde: 01/12/2007
Localidade: Natural de Sacavém,residente em Les Vans sul da Ardéche França
Mensagens: 7066
 Re: o respeito
ALÉXIS, SE ME PERMITE UM CONSELHO, ELE AÍ VAI.

ISTO DE PROVOCAR ALGUÉM NO LUSO, FAÇA O QUE MUITO BEM ENTENDER QUE NÃO NOS LEVA A LADO NENHUM.
PORQUÊ? PORQUE UM PROVOCA E DEPOIS VÊM OS ADVOGADOS DE DE DEFESA E ACUSAÇÃO E O PROBLEMA GENERALISA-SE.
ORA O QUE EU PROPONHO É O SEGUINTE, PRIMEIRO E O MELHOR É NINGUÉM PROVOCAR NINGUÉM, MAS DIFICIL, EM SEGUNDO SE UMA PESSOA POROVOCA OUTRA,NÃO DAR DIREITO A QUEM QUER QUE SEJA QUE VENHA SERVIR DE ADVOGADO DE DEFESA OU ACUSAÇÃO, DEIXEM-OS A SE PROVOCAR SÓZINHOS.
PODE NÃO SER UMA BOA IDEIA, MAS NÃO VEJA OUTRA A NÃO SER QUE ALGUÉM ENCONTRE UMA SOLUÇÃO MELHOR.

A. DA FONSECA


Enviado por Tópico
manesflama
Publicado: 29/07/2010 12:36  Atualizado: 21/08/2010 00:27
Super Participativo
Usuário desde: 23/04/2008
Localidade: Londres
Mensagens: 107
 Re: o respeito
concordo plenamente e já agora sugiro que a administração acabe com os comentários e crie simplesmente um sistema de "classificação "
do género "gostei" "não gostei"etc. do poema poupar-nos-ia a todos estas criancices .
um abraço.
manesflama.


Enviado por Tópico
Margarete
Publicado: 29/07/2010 13:14  Atualizado: 29/07/2010 13:14
Colaborador
Usuário desde: 10/02/2007
Localidade: braga.
Mensagens: 1199
 o respeito à alexis.
concordo em absoluto com tudo o que aqui disseste. tento e tentarei respeitar todos aqui neste espaço e em todos os espaços. o que sou aqui sou-o como pessoa, sem hipocrisias. o insulto melhor que se pode dar ao insultador é o silêncio, a indiferença, mas também compreendo que existem limites que se ultrapassam. limites que o carácter de cada um constrói. muitas vezes me insultaram, ultrapassando os limites do meu carácter, respondi. não me orgulho disso. tenho mantido outra postura desde então, por este simples motivo, respeito.

um beijo,
mar.


Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 29/07/2010 14:57  Atualizado: 29/07/2010 14:57
 Re: o respeito
À falta de respeito,
a resposta é a mão que ampara quem cai no ridículo de atirar a pedra e enquanto ela ainda vai no ar, moralizar, dizendo – amigos, não atirem pedras, pois estas quebram as vidraças dos vizinhos.

À falta de respeito, apenas silêncio e as pedras cairiam no vazio.

Belo texto Alexis.
Beijo