Crónicas : 

OUTONO

 
Gostos desse gosto de outono que sinto ao degustar as tardes.

Gosto desse vento vagabundo, que vadia no tempo, que desgarram as folhas e as lançam assim ao léu. Gosto desse frio lerdo que vai chegando manso, entristecendo o ânimo da natureza, que se confortará no dia seguinte, ou quem sabe, somente quando a demorada primavera chegar.

A melancolia que o outono nos traz, é composta de versos de tristeza que não arde, nem corrói. É uma tristeza branda, que nas noites até acarinha e caleja o coração para deixá-lo carente feito cãozinho mimado abandonado nos caminhos e assim ficar mais apto a receber e retribuir os afagos da primavera.

Os campos nus que a brisa do outono alardeia, o capim secando que esconde os lírios desflorados sob sua saia, o silêncio da passarada, rompido tão somente pelo triste canto dos sabiás laranjeira, não me entristecem não. Gosto desse aroma que o outono me traz, como se dissessem que o pior está por vir; que o inverno se anuncia e é bem mais tristonho.

Talvez eu seja triste e combine com o outono. E me alegro com sua companhia. Quem sabe por que ele vai calando a algazarra do verão e meu coração peça silêncio para repensar a vida. E se a chuva chega, fria e cortante, e eu precisar de conforto, então vou para debaixo do laranjal, pudor casto do outono, e então encho o peito e o sangue do seu aroma e assim me acalmo e me preparo para o rigor do inverno que chega.

Se o poeta se inspira na despedida, se canta o desamor, eu me encanto no outono, para encantar quando a primavera chegar.


EACOELHO


 
Autor
EACOELHO
Autor
 
Texto
Data
Leituras
1402
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
1 pontos
1
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 18/08/2010 20:09  Atualizado: 18/08/2010 20:09
 Re: OUTONO
*Uma prosa outonal terna e tocante.
Aprecio o outono, a tristeza das tardes precoces, perfumadas e coloridas pelo vento das folhas secas, rodopiando em versos as mesuras, da Poesia que se faz na promessa do fruto, da flor que virá.
Parabéns, tocaste-me com o lirismo da tua escrita.
Muito prazer. Sou Karinna*