Poemas -> Desilusão : 

SONHO, ILUSÃO OU DESILUSÃO

 
Por Gláucia Maria Santos Nogueira

Sonho: é o nome que se dá às idéias presentes ao espírito humano, durante o sono. Há chance real de ocorrer, dependendo do nosso esforço e do nosso talento. O sonho previsível é aquele que a pessoa que está sonhando e alega que certo evento irá acontecer no futuro. Pesadelos são sonhos com monstros, fantasmas, tragédias etc. Significa que você está com medo de alguma coisa na vida real e que precisa ser confrontado. Se você sonhou que você está preso em algum lugar, isso significa que você está preso a uma situação na vida real.
Os sonhos podem ser classificados:
Produto da imaginação de humana: “Porque, da muita ocupação vêm os sonhos, e a voz do tolo da multidão das palavras. Ec 5.3.”
Sonhos vãos: “Como um sonho voará, e não será achado, e será afugentado como uma visão da noite. Jó 20.8.”
“Como um sonho, quando se acorda, assim, ó Senhor, quando acordares, desprezrás a aparência deles. Sl 73.20”.
“Porque, como na multidão dos sonhos há vaidades, assim também nas muitas alavras; mas tu teme a Deus Ec 5.7.”
“Será também como o faminto que sonha, que está a comer, porém, acordando, sente-se vazio; ou como o sedento que sonha que está a beber, porém, acordando, eis que ainda desfalecido se acha, e a sua alma com sede; assim será toda a multidão das nações, que pelejarem contra o monte Sião. Is 29.8”.
Ilusão: é um engano, ou fraude, fuga da realidade. Somos nós mesmos que podemos iludir e desiludir, ‘enganando’ o quanto quisermos, em vez de obedecer. A idéia de ilusão é negativa e reativa, a de desilusão é positiva e ativa. A ilusão se difere do sonho, o sonho é a realidade futura ideal.
De qualquer modo, a ilusão é um engano, então, a desilusão é o que tem de melhor para acontecer.
Desilusão: Des+Ilusão = Sair de uma Ilusão, a realidade foi descoberta, readquirir senso de realidade, ver as coisas como são. Não é algo ruim. Vem de uma palavra latina que quer dizer (‘ser enganado’); nós nos enganamos. Pensamos que a des-ilusão é um castigo, que ela é o indício de que não fomos merecedores. Só há desilusão quando a Ilusão que criamos se desfaz.
Porém, se alguém fala em desilusão, comumente isso é tomado como algo que não é bom. Mas não é bem assim. Para ver que não é assim é preciso pensar, e isso exige esforço. Logo, é muito natural que o contrário seja tido por verdadeiro.
“Para alcançar a sabedoria, o equilíbrio interior e a felicidade, o ser humano precisa aprender a discernir o verdadeiro do falso, renunciar ao erro e aceitar as lições trazidas pelas desilusões.”











 
Autor
gláucia
Autor
 
Texto
Data
Leituras
2542
Favoritos
1
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
10 pontos
0
1
1
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.