Textos -> Natal : 

A outra face do Natal

 
Ceia de Natal, Confraternização. Troca de presentes. Festa de Ano Novo. Brinde. Beijos e abraços. Repleto de ritos sociais, o encerramento do ano é uma época que reforça o sentimento de solidão em muitos de nós. Até mesmo quem gosta de viver só durante o ano inteiro está sujeito a ser invadido por um desconforto inesperado ao perceber que não sabe com quem partilhar o peru de dia 24 ou o champanhe de dia 31. O golpe de solidão que chega com a última página do calendário não é exclusivo de quem está, literalmente, sozinho durante as datas festivas. Há aqueles que, no meio de ruidosos encontros familiares ou empresariais, mal conseguem disfarçar o mal-estar e a sensação de inadequação.
O Natal é um período consensualmente considerado de alegria e esperanças optimistas. Por norma é assim mas, para muitas pessoas, pode ser uma época muito triste e fazer-se acompanhar por sentimentos de solidão, desamparo e desânimo. A alegria, imposta pela sociedade, torna-se desconfortável para quem não consegue pôr de lado a angústia. O desgaste provocado pelo esforço em contemplar tudo e agradar a todos faz disparar os níveis de ansiedade numa escalada ascendente assim que surgem as primeiras propagandas de Natal e Ano Novo.
A “tristeza do Natal” é comum durante o frenesim de Dezembro ao fazermos balanços e projectos. Aquela que para muitos de nós é a época mais feliz do ano, para outros é precisamente o contrário. O Natal e os encontros de família podem transformar--se em momentos tristes e difíceis de suportar, especialmente se a pessoa já está deprimida. Paralelamente, nos meios de comunicação social é vendida urna mensagem que difere da realidade que a maioria das pessoas vive e sente, sobretudo num período de crise económica, desemprego, violência e incertezas em relação ao futuro. Não é raro ouvirmos comentários negativos em relação aos preparativos do Natal, traduzidas pelas célebres frases “Detesto o Natal” ou “Odeio quadras festivas”.
Muitas vezes, o sentimento de desamparo e desânimo é provocado por datas que nos trazem lembranças tristes, seja por perdas, como a de entes queridos, separações, desemprego ou doenças. Todos esses factos provocam o que podemos chamar de tristeza natural. Entristecer não é deprimir. É a consciencialização da situação ou condição que não aquela que gostaríamos que fosse, independentemente de ser ou não fantasiosa. Afinal, todo o ser humano tem momentos de tristeza, faz parte da vida.
Mas, na generalidade, a “tristeza do Natal” é sazonal, de duração breve, decorre durante alguns dias ou semanas e, em muitos casos, termina quando as férias acabam e quando se retorna à rotina quotidiana. O mais importante é permitir a si próprio estar triste ou saudoso. Esses são os sentimentos normais, particularmente na época do Natal.
Porém, mesmo para quem é difícil contornar esta quadra, é importante tomar consciência de que esse sentimento é mais comum do que se imagina e de que há formas de superar a tristeza e angústia, e readquirir, pelo menos em parte, o espírito natalício. Deixar de lado projectos “extraordinários”, propor-se objectivos realísticos, organizar o próprio tempo, elaborar listas de prioridades, fazer um plano e segui-lo, exercitar o pensamento positivo, são truques ao alcance de qualquer um.
Enfim, o segredo reside na capacidade de sair da ritualidade muito “litúrgica” das festas e procurar inventar novas maneiras de celebrar o Natal e o Ano Novo.
E porque não?… Ser solidário e desejar a paz ao resto do mundo!


Stone
***********

Pedra Filosofal
O sonho comanda a vida...


http://stoneartportugal.blogs.sapo.pt/

Texto da autoria Cláudia Fernandes, que está a ser divulgado pelo Clube de Contadores de Histórias (http://contadoresdestorias.wordpress.com/) e que quis trazer ao vosso conhecimento.
Bem sei que aqui apenas deveria colocar textos da minha autoria mas achei que não havia espaço mais apropriado.
 
Autor
Pedra Filosofal
 
Texto
Data
Leituras
3924
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
8 pontos
8
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 22/12/2008 15:38  Atualizado: 22/12/2008 15:38
 Re: A outra face do Natal
poetisa fez muito bem em trazer o texto, eu gostaria de dizer que amo o Natal, mas não é verdade, para mim é um dia comum, mas gosto de desejar para todos um feliz Natal, pois sei que alguns comemoram de acordo como manda a tradição.
prefiro o Ano Novo, com o sonho de dias melhores, e de um ano de paz, saúde, felicidade e "dinheiro no bolso" rss. gosto de cantar a musiquinha.

"Adeus Ano Velho
Feliz Ano Novo
Que tudo se realize
No Ano que vai nascer
Muito dinheiro no bolso
Saúde pra dar e vender"

Enviado por Tópico
Alemtagus
Publicado: 22/12/2008 17:24  Atualizado: 22/12/2008 17:24
Membro de honra
Usuário desde: 24/12/2006
Localidade: Montemor-o-Novo
Mensagens: 3100
 Re: A outra face do Natal p/ Pedra Filosofal
As pessoas, boa parte delas, utilizam a desculpa de ser natal para tentar iludir essa solidão que não evitam durante todo o ano, no entanto também usam esta época festiva para acentuar mais ainda a falta de alguém com quem partilhar a ceia de Natal ou de Ano Novo.

Beijo

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 22/12/2008 22:48  Atualizado: 22/12/2008 22:48
 Re: A outra face do Natal
Sendo tu uma mulher positiva e pragmática, este texto assenta-te bem e deve por via disso assentar aos outros.
Uma boa reflexão Pedra, que propõe "soluções".
beijo

Enviado por Tópico
Antónia Ruivo
Publicado: 23/12/2008 17:37  Atualizado: 23/12/2008 17:37
Membro de honra
Usuário desde: 08/12/2008
Localidade: Vila Viçosa
Mensagens: 3855
 Re: A outra face do Natal
Um texto realista sobre esta quadra e que nos leva a pensar na correria maluca em que a maioria de nós anda, será que vale a pena,um santo Natal com tudo de bom, beijos

Enviado por Tópico
António MR Martins
Publicado: 23/12/2008 17:54  Atualizado: 23/12/2008 17:54
Colaborador
Usuário desde: 22/09/2008
Localidade: Ansião
Mensagens: 5058
 Re: A outra face do Natal
Pedra Filosofal,

Deparei-me com este esplêndido texto que retrata com efectividade os diversos estados de espírito, que nesta quadra predominam.
É óbvio que hoje, por hoje tende-se a tentar enquadrar esta época com o síndroma da entrega e recepção de presentes, mas a vida e a vivência humana vai muito para além disso. Se é a época da família se reunir, fica a recordação dos entes queridos desaparecidos (da vida terrena ou pelo desaparecimento, propriamente dito). Por outro lado as dificuldades financeiras de muitas famílias, para além daquelas que nada, ou quase nada vão tendo, torna mais angustiante este período.
Apesar disso, porque o teu texto é de superior elaboração escrita, quero apresentar as minhas felicitações pelo efeito. Muitos parabéns!!!

Os meu sinceros votos de FELIZ NATAL, apesar de todas as nuances...

Beijinhos

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 23/12/2008 23:06  Atualizado: 23/12/2008 23:06
 Re: A outra face do Natal
Os teus textos são extensos, mas não cansam!

O teu raciocínio fica completo e não deixam, porventura, dúvidas a ninguém! Um texto à Magda, isto é Pedra Filosofal "pão pão, queijo queijo!"

"E porque não?… Ser solidário e desejar a paz ao resto do mundo!"
Subscrevo por baixo so teu nome!

Beijos com muito carinho


Enviado por Tópico
Nanda
Publicado: 26/12/2008 22:28  Atualizado: 26/12/2008 22:30
Membro de honra
Usuário desde: 14/08/2007
Localidade: Setúbal
Mensagens: 11076
 Re: A outra face do Natal
Magda, linda!
Tocaste fundo na minha alma.
Desde que a minha mãe partiu faz já 12 anos, o Natal é triste para mim e como dizes muito saudoso, por mais gente e família que tenha em redor falta-me alguém muito importante o que provoca em mim um estado quase depressivo.
Depois a miséria, a guerra, o mundo do avesso, os media, o consumismo, só quero que passe.
Ser solidários, sempre, e aí o Natal é quando um homem/mulher quizer!
Sabes que te adoro!
Um ano novo muito feliz, fazendo sempre o melhor para os outros, como tu sabes fazer.
Beijinhos
NandaOpen in new window

Enviado por Tópico
AntóniodosSantos
Publicado: 30/12/2008 00:51  Atualizado: 30/12/2008 00:51
Colaborador
Usuário desde: 10/12/2008
Localidade: Lisboa
Mensagens: 997
 Re: A outra face do Natal
Uma magnífica «crónica» sobre o Natal...Com uma profundidade e uma realidade que enternece mesmo...
Uma tal análise das festividades, a que muitas vezes não queremos reparar, e antes deixarmo-nos envolver apenas pelo imaginário de uma tradição que por vezes não corresponde inteiramente à realidade...
Quantas? mas mesmo quantas pessoas não passam o Natal no isolamento da sua solidão... "malgré" toda a ambiência que a sociedade , nesta altura do ano, procura encher o ambiente desde as iluminaç~oes feéricas das ruas , às decorações das montras, enfim a um sem número de manifestações... tantas vezes decalcadas e sobrecarregadas de um habitual de superficialidade de que nos não damos conta, ou que não queremos dar...
De qualquer modo e apesar de tudo, queremos acreditar que por sentimento ou tradição, ao menos nesta quadra haja abandonados e solitários poderão sentir um pouco de calor humano à sua volta...
Assim fosse, como soe dizer-se, o ser Natal todo o Ano...Aliás o Natal será sempre e quando nós quizermos, deixar transbordar um pouco de Amor dos nosos corações e com convicção acreditar que ficamos mais enriquecidos quando nos damos aos outros...

Mais uma vez, os meus parabéns pelo magnifico texto com que quiz trazer ao nosso conhecimento...
Bem haja pois...

E aproveito para lhe desejar um 2009 com muita Saúde, Paz, Amor, Concórdia e muitissima AMIZADE...no Mundo...

Com um grande Xi-Coração de muita Amizade


António dos Santos