Textos : 

Leituras 7 – Vóny Ferreira

 
Se em termos gerais se reconhece a existência de uma literatura ligth, não será de estranhar que essa definição chegue também à poesia com os seus modelos bem definidos, isto é: se eu disser sempre o mesmo, em linguagem comum, e seguindo a mesma metolologia, estou a compor poesia de cariz definível como light.

Certamente que tal mister, acompanhado pela profusão produtiva e adequado acompanhamento ao nível da exposição, me levará ao top, quer seja no hipermercado, na livraria de referência ou num sítio como este, o Luso-Poemas.

Tal ocorre com a Vóny Ferreira. Esta poetisa traz o drama para o centro do seu poema. Dilacera a lágrima ao extremo, cria espaços onde expõe amizade, amor, solidariedade... isto é: valores consensuais; recria constantemente o mesmo universo imagético, isto porque sabe ter assim leitura, mantendo-se portanto lá em cima, na prateleira onde o olhar pousa.

Se eu tenho algo contra esse género de métodos e formas de estar em literatura?, nada. Mas nada acrescentam ao nível da leitura porque não têm ideia capaz de iniciar debate profícuo, antes nos consolam temporalmente, criando, isso sim, e daí a relevância deste género, a necessidade, não só do autor criar constantemente, mas do próprio leitor sentir-se acompanhado nas agruras do dia-a-dia.

Em suma: Vóny Ferreira usa constante e habilmente esses artifícios, não para criar arte, tal como eu a entendo: algo intemporal; mas para a efemeridade do meio onde se movimenta. Estatisticamente, dos que li, diria um em dez acrescenta valor.


Xavier Zarco

 
Autor
Xavier_Zarco
 
Texto
Data
Leituras
1221
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
11 pontos
11
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
RoqueSilveira
Publicado: 06/06/2010 20:39  Atualizado: 06/06/2010 20:39
Membro de honra
Usuário desde: 31/03/2008
Localidade: Braga
Mensagens: 8102
 Re: Leituras 7 – Vóny Ferreira
Ó Xavier toma um cafézinho que isso passa-te...

rsrsrsrs

Beijo


Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 07/06/2010 13:23  Atualizado: 07/06/2010 13:23
 Re: Leituras 7 – Vóny Ferreira
Ola Xavier.

Conheço a poetisa Vony vai para mais de 5 anos. Para mim foi uma influencia. A sua forma de escrever é única. Criou um estilo proprio, é reconhecida em qualquer parte. Não concordo em absoluto com a leitura que fez desta poetisa mas, é a sua e respeito.

Beijo azul


Enviado por Tópico
Nanda
Publicado: 07/06/2010 15:39  Atualizado: 07/06/2010 15:44
Membro de honra
Usuário desde: 14/08/2007
Localidade: Setúbal
Mensagens: 11076
 Re: Leituras 7 – Vóny Ferreira
Xavier,
"As Sombras da Infância" foi o primeiro livro que li de autores da Luso Poemas.
Embrenhei-me na leitura deste romance quase biográfico e fiquei a conhecer a sua autora através das páginas deste livro.
Também através dele aprendi a compreender e apreciar a poesia da Vony Ferreira.
Um beijo aos dois que muito aprecio
Nanda


Enviado por Tópico
VónyFerreira
Publicado: 07/06/2010 17:15  Atualizado: 07/06/2010 17:26
Membro de honra
Usuário desde: 14/05/2008
Localidade: Leiria
Mensagens: 10301
 Re: Leituras 7 – Vóny Ferreira Resp. ao Xavier Zarco
Seria uma indelicadeza não agradecer-lhe esta referência à minha pessoa, embora discordando categoricamente do que afirma nalguns parágrafos, tenho antes demais que frisar que escrevendo como escrevo “compulsivamente”, trabalhando muito pouco aquilo que escrevo, terei certamente um longo caminho para percorrer, e com toda a certeza
tudo para aprender em termos de escrita. Absurdo seria não ter essa consciência desse factor primordial, porque isso reduz necessariamente qualquer um à estagnação. E eu recuso-me a estagnar!!!
Lembra-se do que me disse por e- mail quando lhe pedi que analisasse os meus poemas, para possível edição do meu livro Cascata de Sílabas”?
A sua opinião foi a melhor possível!!!
Pois… pois…
Se na altura a minha opção foi editar por outra editora deveu-se exclusivamente aos preços que me foram indicados pela sua editora e aos direitos de autor. Entrando em termos de comparação optei pela que me proporcionava melhores condições. Tudo normal, como é óbvio!
Mas... lembro-me que de si, recebi e li os maiores elogios, como provavelmente se lembrará.
Eu quando escrevo não penso (nunca) nas leituras, está equivocado.
Escrevo sobre o que sinto e penso. Se é light ou não, não sei… mas esse é um ponto que gostaria de frisar porque não tem qualquer cabimento fazer tal dedução. É naturalmente a sua opinião. Respeito-a. Mas não corresponde minimamente à verdade. A sua e a minha verdade serão, como sabe sempre subjectivas.
A maior parte dos textos que postei neste site e outros, já os tinha escrito há anos, logo não faz o menor sentido sugerir que uso determinado método
para obter leituras. Quando é que definitivamente se convencem que sou de facto indiferente às leituras? Por mais que uma vez solicitei ao responsável deste site que apagasse todas as minhas estatísticas. Sabia?
Se fico ou não para a posteridade nem eu nem o Pedro o saberão. Mas creia que isso é o que
menos relevância tem. Apenas escrevo porque gosto. Porque preciso. Entende?
Obrigada por tanta generosidade. Mas eu dispensava-a, acredite! Seja como for... repito, obrigada!
Um grande abraço,
Vóny Ferreira




Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 13/06/2010 09:37  Atualizado: 13/06/2010 10:31
 Re: Leituras 7 – Vóny Ferreira para Xavier Zarco
Incontornável a sua forma de escrever e com a qual eu me identifico.
Sente o que escreve e escreve com a alma e com o coração. Assim como eu. Se traz ou não valor à literatura é a opinião de cada um. Para mim o valor que me traz um poema, um texto ou whatever é mesmo o gosto que sinto ao ler, tudo o resto é mesmo estatística

Abraço!