Crónicas : 

NO PAÍS DO FUTEBOL

 
"Brasil está vazio na tarde de domingo, né?/Olha o sambão, aqui é o país do futebol./No fundo desse país/ao longo das avenidas/nos campos de terra e grama,/Brasil é só futebol/nesses noventa minutos de emoção e alegria,/esqueço a casa e o trabalho e a vida fica fora." (Aqui é o país do Futebol, canção de Milton Nascimento com letra de Fernando Brant)


Claro, o assunto no Brasil, nesses dias que antecedem a Copa do Mundo, não é outro senão futebol. O futebol, ao lado do Carnaval, é a maior paixão do brasileiro - a pizza, principalmente em São Paulo, corre por fora. Mesmo quem não entende da matéria, acaba entendendo. Queiram ou não, ainda temos o melhor futebol do mundo. E digo mais: mesmo sem os atletas que atuam fora do Brasil, teríamos tranquilamente condições de montar duas seleções de alto nível com o que há por aqui.
Não estou sendo bairrista, não. E confesso que torço muito mais pelo Corínthians do que pela própria Seleção Brasileira. Não morro de amores por Dunga, um jogador medíocre, hoje um técnico - embora eu desconheça que tenha treinado algum clube antes de chegar ao escrete brasileiro - teimoso, que desprezou pelo menos três jogadores que caberiam em qualquer seleção de alto nível do mundo: Ronaldinho Gaúcho, que voltou a jogar seu verdadeiro futebol, Paulo Henrique Ganso, verdadeira revelação, e talvez o menino Neymar. Que Dunga trate de ganhar a Copa, do contrário não sei como irá se justificar com a nação que exigiu esses três atletas no grupo.
Não tenho bola de cristal. Mas o Brasil é, como sempre foi,o mais sério candidato à taça Não esperem, no entanto, um futebol vistoso, cheio de toques mágicos. Dunga não gosta, porque, quando jogava, não tinha habilidade para isso. Foi um mero volante de contenção, mais nada. Kaká não está em sua melhor forma. Parece que tem uma lesão séria no púbis. Robinho talvez aconteça, vontade não lhe falta. E Luís Fabiano tem faro de gol. Atrás, contamos com o goleiro Júlio César, apontado o melhor do mundo na posição, além da dupla de zagueiros Lúcio e Juan. Até aí, porém, se vamos sair da África do Sul hexacampeões, são outros quinhentos.
Copa do Mundo é uma competição ingrata. Apenas sete jogos, e o melhor nem sempre vence. Em 1982, o Brasil teve com Zico, Sócrates, Falcão e companhia uma seleção que encantou o mundo, dirigida por Telê Santana. Voltou sem nada.
Desta primeira fase, o Brasil passa tranquilo. A outra vaga ficará entre Portugal e Costa do Marfim. A Coreia do Norte, a menos que seu ditador resolva mandar tudo pelos ares e acabar com a competição, não oferece qualquer perigo.É uma equipe fraquíssima, de pura correria - mais nada.
A Costa do Marfim ou " Os Elefantes", como é chamada,tem sido a sensação da África. Mas por muito pouco não perdeu sua maior estrela, o atacante Didier Drogma, que sofreu uma fratura no braço, em partida amistosa contra o Japão. Ele não deve jogar na estreia de sua equipe contra Portugal. Sorte de Cristiano Ronaldo e companheiros.
Já Portugal conta, além do madeirense Cristiano Ronaldo, com os brasileiros Deco, Liedson e Pepe - no Brasil, dificilmente teriam chance na Seleção, assim como o atacante Cacau, que defende a Alemanha. Deco e Pepe não tiveram tempo de exibir seu futebol por aqui. Foram embora muito cedo. Liedson jogou no meu Corínthians e é um atacante perigosíssimo. Assim, Portugal que eliminou o Brasil da Copa de 1966,na Inglaterra, com treinador brasileiro, Otto Glória, e o meia atacante moçambicano Eusébio, de quem tenho uma camiseta do Benfica assinada, parte para a sua quarta edição da Copa do Mundo, de um total de dezoito já realizadas.
O Brasil, o único país que esteve em todos os mundiais, tentará o hexa. Não sei o que isso pode mudar na vida da gente desse outro lado do Atântico. Estamos em ano eleitoral. Mas até aí a conquista de mais um mundial, para a sofrida população, é muito mais importante do que o novo ou nova presidente. Se ganharmos a Copa, qualquer coisa serve. Fica tudo na base da alegria. Já ganhamos na América do Sul, em 1958, no Chile (perdemos no Maracanã em 1950 para o Uruguai); ganhamos na Europa, nas Américas Central e do Norte. E na Ásia também. Falta a África. Vamos lá. De preferência numa final com los hermanos argentinos.Só há a possibilidade dessas duas seleções se encontrarem: em jogos finais. Uma decisão entre os dois páises vizinhos seria histórica. Que venga Maradona e seus comandados. Ou quem mais vier. O país do futebol não escolhe adversário. Apesar do Dunga, a amarelinha sempre impos respeito.


______________

júlio






Júlio Saraiva

 
Autor
Julio Saraiva
 
Texto
Data
Leituras
5661
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
22 pontos
22
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
arfemo
Publicado: 08/06/2010 09:58  Atualizado: 08/06/2010 09:58
Colaborador
Usuário desde: 19/04/2009
Localidade:
Mensagens: 4812
 Re: NO PAÍS DO FUTEBOL
cuidado, amigo Júlio, que Portugal joga na manha, idiossincrático da tradição rural portuguesa, e embora também não tenha lá muita simpatia pelo treinador, pode causar surpresa...

mas festa é festa, e nisso me rendo: futebol e samba tem marca registada, o que não significa que sempre ganhe...

boa sorte, que isto de crises congeminadas no intereses de alguns, deprime e enfurece os mais tranquilos...

abraço fraterno
arlindo


Enviado por Tópico
AnaMartins
Publicado: 08/06/2010 11:41  Atualizado: 08/06/2010 11:43
Colaborador
Usuário desde: 25/05/2009
Localidade: Porto
Mensagens: 2220
 Re: NO PAÍS DO FUTEBOL
Júlio, Saudades de te ler!

Embora para mim seja questionável a capacidade do Dunga ser o treinador da vossa selecção, uma vez que lhe fui perdendo o rasto, discordo da tua opinião porque sempre o achei um excelente jogador e decisivo em algumas ocasiões quer pelo talento quer pela força e brio que impõe nos colegas de equipa. Claro que cometo o erro de estar errada porque me remeto fundamentalmente para o mundial de 94 nos States.

Gostaria de me sentir tranquila em relação à Coreia, sabes, mas lembro imensas vezes a derrota de Portugal em 96 frente aos Estados Unidos, uma equipa praticamente estreante e altamente desvalorizada por todos nós, o que não os impediu de nos vencer e abalar-nos o ego quando nos achávamos o máximo por termos um Figo!
E francamente também não sou muito fã do nosso seleccionador, mas vamos ver no que dá! Se não for para cá (hehehe) que seja para aí!

Beijo!


Enviado por Tópico
Henricabilio
Publicado: 08/06/2010 12:38  Atualizado: 08/06/2010 12:39
Colaborador
Usuário desde: 02/04/2009
Localidade: Caldas da Rainha - Portugal
Mensagens: 6963
 Re: NO PAÍS DO FUTEBOL
Olá Júlio!

Vejo que está bem documentado, mas no futebol e na política "cada cabeça, sua sentença"... rss.
Normalmente acompanho de uma forma avulsa e não tomo nota dos resultados e acabo por me perder um pouco...

Quanto à seleção brasileiro o amigo pode ter ou não toda a razão pois não acompanho por dentro, embora o meu Benfica tenha ali dois jogadores (Luisão e Ramires)...

Quanto à seleção portuguesa, não tenho muitas espectativas - embora tenha alguns bons jogadores.

Entretanto acaba de sair a notícia que um dos mais importantes atletas (Nani) está lesionado e irá ser substituido pelo benfiquista Ruben Amorim - ganha-se em consistência defensiva mas perde-se em genialidade atacante.

Além do mais, na equipa portuguesa apenas foram convocados dois avançados (acredita numa coisa destas???) pelo que o selecionador deve estar a preparar alguma tatica de acabar os jogos em Zero a Zero (rss), ou então que os adversários façam autogolo ou cometam penalties.

De qualquer modo a defesa é boa, os médios também e ofensivamente depende muito da inspiração de Ronaldo e Liedson que na verdade têm estado mal.
Ironicamente acredito que o poder ofensivo seja reforçado pelo defesa esquerdo (Coentrão) que poderá ser uma das revelações deste Mundial.

Pessoalmente aposto para os melhores lugares, nas seleções de Brasil, Argentina (ponha os olhos em Di MARIA que joga também no Benfica), Alemanha, Espanha e Holanda - e será uma surpresa se uma delas não vencer.

Felicidades para Portugal e o Brasil!

Um grande abraçooo!
Abilio.


Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 08/06/2010 14:41  Atualizado: 08/06/2010 14:41
 Re: NO PAÍS DO FUTEBOL
Eu também não queria brasileiros na minha selecção. É mais uma prova da submissão parola a que este país se dá.
Há jogadores em Portugal bem melhores.
Quanto à selecção portuguesa, estou-me marimbando para o que faça em África, desde que ganhe ao Brasil com golos dos adoptados, se possível.






Enviado por Tópico
Alexis
Publicado: 08/06/2010 22:27  Atualizado: 08/06/2010 22:27
Colaborador
Usuário desde: 29/10/2008
Localidade: guimarães
Mensagens: 7238
 Re: NO PAÍS DO FUTEBOL?
bem...eu com estas e com outras já aprendi um montão de coisas sobre... futebol.



Enviado por Tópico
eduardas
Publicado: 08/06/2010 22:50  Atualizado: 08/06/2010 22:50
Colaborador
Usuário desde: 19/10/2008
Localidade: Lisboa
Mensagens: 3731
 Re: NO PAÍS DO FUTEBOL p/Júlio
costumo dizer que nasci no futebol e na politica, e empolga-me as discussões saudaveis sobre o tema que hoje lançaste.
Grande Otto, que bem miúda mas me lembro bem. quando à nossa selecção pois admiro muito o Deco e o Liedson. mas acima de tudo se saibam todos cpomportar como adultos e que ganhe o melhor, de preferência nós.caso contrário que sejam vocês poisa festa vai ser a mesma.

bj
Eduarda


Enviado por Tópico
Vania Lopez
Publicado: 09/06/2010 02:51  Atualizado: 09/06/2010 02:52
Membro de honra
Usuário desde: 25/01/2009
Localidade: Pouso Alegre - MG
Mensagens: 17966
 Re: NO PAÍS DO FUTEBOL
Me corrija se estiver errada, depois de 26 anos preso, Mandela, saiu da prisão pronto a perdoar os que lhe prenderam. Fico pensando nisso, e nesse longo tempo ele estudou seus inimigos, até a lingua! Para poder vence-los. Ele disse: "Se eu não posso mudar com as circunstâncias, como posso esperar isso dos outros?" Ele acreditou, e fez um povo voltar a ter orgulho de um hino esquecido, no futebol! Uniu um povo, brancos e negros, com o futebol. Então falar de futebol, me lembra Nelson Mandela, é um momento para mim, em quê, todos estão sem armas na mão. E vale a paz que não foi minha. bj