Textos -> Esperança : 

Chamo-me sonho

 
Tags:  sonho    homem  
 
Assim se conta uma história, digo eu que aconteceu, há muitos, muitos anos atrás.

Aconteceu numa esbelta vila rodeada de montanhas, onde se via a neve acariciando os picos engrumes. que quase tocavam o azul celeste.

Lá... no silêncio das árvores centenárias, havia uma fonte de água pura e límpida, como as lágrimas inocentes de uma criança

A água deslizava do cume dos montes e corria num riacho por entre as pedras, desaguando na fonte que hidratava a vila.

Todos os dias, ouvia-se o murmurar cantante da água a embater suavemente nas pedras arqueadas, que formavam um dique.

Havia uma criança que brincava nas redondezas, com o seu cão fiel o Booby. Era um cão de olhos meigos, pêlo comprido. brilhante, da cor da terra que pisava. Um brincalhão que gostava de lamber, as maças do rosto do petiz.

O menino de olhos azuis e rosto ingénuo como o de todas as crianças, cantarolava nesses dias soalheiros, dos poucos que havia por essas bandas.
Nas suas vestes costuradas com restos dos tecidos que agasalhava o corpo de sua mãe, saltitava pela terra coberta de folhas e ervas verdejantes.

Divertia-se a perseguir o esvoaçar das borboletas multicolores, tagarelando pelo bosque, encantando-o. Nunca sentia medo de rodopiar ao redor das árvores que pareciam querer abraça-lo. Sentia-se uma fada espelhando o seu sorriso e a sua inocência por onde passava.

Um dia, encontrou um veado ferido à entrada do bosque, uma bala penetrava-lhe o costado.
Arrepiou-se e olhou assustado para o que o rodeava. Quem seria os malvados que tinham atirado num veado tão lindo? Dos seus olhos inocentes, deslizaram duas grandes gotas de água cristalinas, com sabor a sal e do seu peito a dor assaltou-o bruscamente, sentiu-se minúsculo quando fixou o olhar sofredor do veado.

Fechou os olhos e acreditou…acreditou muito fortemente que o seu anjo protector desceria dos céus e com a sua magia, retiraria a dor daquele animalzinho indefeso. Ficou ali de olhos fechados… crente que algo iria acontecer. Passou-se o dia, a noite, três dias e três noites.

Ao quarto dia, já enfraquecido, abriu os olhos e qual foi o seu espanto quando se deu conta, de que o veado não mais ali se encontrava. Procurou-o incessantemente e lá ao longe onde a sua vista quase não alcançava, descortinou-o feliz rodeado de outros veados cavalgando pelo bosque. Uma onda de ternura impregnou-lhe o peito vaidoso. Sentiu-se dono do mundo.

Então o bosque falou-lhe em voz doce e autoritária
Vai, sê dono dos homens, sê a ancora dos barcos que se perdem nas brumas escondidas, sê a luz que ilumina os rostos cansados de tentarem, sê aquele que vagueia pelo cosmos, enchendo as mãos dos que acreditam. Sê o comandante da vida, aquele que transforma a sobrevivência em vivência.

Vai e se te perguntarem o teu nome, respondes-lhe simplesmente, chamo-me sonho

E o sonho espalhou-se pelo coração dos homens. È ele que hoje comanda a vida, sem o sonho o homem morre, mesmo vivendo.

Escrito a 14/12/10
 
Autor
Liliana Jardim
 
Texto
Data
Leituras
1174
Favoritos
1
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
12 pontos
4
0
1
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
Alique
Publicado: 15/03/2011 02:20  Atualizado: 15/03/2011 02:20
Colaborador
Usuário desde: 02/08/2010
Localidade: Jundiai/SP - Brasil
Mensagens: 674
 Re: Chamo-me sonho
Olá Poetisa,

Este teu texto está lindo. Emocionante e verdadeiro. São sonhos que nos movem pra frente, que nos fazem acreditar que tudo é possível mesmo que muitos possam ser dificeis. Sem eles... Pra onde iríamos e o que seríamos!

Bjs.
Alipio

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 15/03/2011 09:13  Atualizado: 15/03/2011 09:13
 Re: Chamo-me sonho
*Exuberância na forma e no sentimento.
Tocaste-me!
Beijinhos da karinna*

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 15/03/2011 10:37  Atualizado: 15/03/2011 10:37
 Re: Chamo-me sonho
Tu és uma poetisa versatil. Escreves belos textos com sabor a poesia. A falta que me fazias aqui; o teu lugar! O teu Nome.

O sonho comanda a vida!

Beijo azul

Enviado por Tópico
Liliana Jardim
Publicado: 15/03/2011 19:50  Atualizado: 15/03/2011 19:50
Usuário desde: 08/10/2007
Localidade: Caniço-Madeira
Mensagens: 4412
 Re: Chamo-me sonhop/todos
Obrigado Alipio, Karinna e Fatima pelos vossos comentário

O sonho comanda a vida, há um amanha que desconhecemos e que nos ofereçe novas oportunidades de sermos realmente gente que vive....

Beijinhos