Crónicas : 

Incrivel, Fantástico, Extraordinário

 
Tags:  mistérios    pavor    almas de outro mundo  
 
Open in new window


HISTÓRIAS DO BRASIL

INCRÍVEL! FANTÁSTICO! EXTRAORDINÁRIO!


"Foi em 1947 que Henrique Foreis Domingues, o Almirante, um gigante do rádio brasileiro e pesquisador fundamental da nossa música, iniciou a série de programas radiofônicos de maior sucesso da história do rádio tupiniquim: Incrível ! Fantástico ! Extraordinário!

Durante onze anos - até, portanto, 1958 - Almirante seduziu, pelas ondas da rádio Tupi, milhões de brasileiros com relatos de casos sobrenaturais enviados por ouvintes do país inteiro, ou, como anunciava o comunicador, de casos verídicos de terror e assombração. Tinha de tudo - operação espiritual, morto cumprindo ameaça , milhar sinistra no jogo do bicho, violino do além, caminhão fantasma, entrevista fúnebre, fenômenos de levitação, agradecimento da noiva morta, urubu aziago e o escambau.

O programa sempre começava com a voz de Almirante anunciando o teor da história macabra. Alguns relatos eram tão assombrosos que causavam crises histéricas em ouvintes mais impressionáveis. Imaginem a cena. A família está reunida em volta do rádio; é a hora do programa do Almirante. Após a vinheta, o comunicador anuncia a síntese da história que será contada. Dou exemplos:

- Alguns espíritos podem aparecer para os vivos sob a forma de animais apavorantes. Mas isso não é regra, e a prova está no relato que segue...

- Alguns médicos continuam a exercer sua profissão...mesmo depois de mortos.

- Terão as aves misteriosas simpatias por certas pessoas, ou serão elas, às vezes, portadoras de mensagens divinas?

- O que você faria de alguém lhe pedisse carona na porta de um cemitério?

- Na capelinha abandonada, todas as velas estavam acesas e uma missa estava sendo rezada...

-Depois de fazer um pedido ao escoteiro, a moça de branco desapareceu, como que diluída no ar...

E toda a família escuta, impressionadíssima, a história aterrorizante que Almirante descreve.

Nos onze anos em que o programa esteve no ar foram registrados três casos de suicídios cometidos por ouvintes após as narrações fantasmagóricas. Crianças não dormiam mais no escuro; estudantes não iam sozinhos aos banheiros dos colégios com medo da morta de vestido branco; taxistas tinham receio de conduzir o passageiro que saltava no cemitério, pulava o muro e sumia entre as sepulturas. Um presidente da República, Café Filho, confessou que tinha medo de escutar o programa do Almirante quando estava sozinho.

A televisão brasileira tentou, inúmeras vezes, criar atrações baseadas em episódios sobrenaturais. Nunca deu certo. Almirante dizia que suas histórias só funcionavam porque o rádio estimulava a imaginação do ouvinte, enquanto a representação televisiva já vinha pronta. Não discuto, já que o homem sabia das coisas.

Quem, como eu, não era nascido na época do programa, pode recorrer ao livro que a editora Francisco Alves lançou com as histórias de maior sucesso (Incrível! Fantástico! Extraordinário! Casos verídicos de terror e assombração) . É diversão garantida, sobretudo para quem conhece a voz cavernosa de Almirante e imagina as entonações que o mestre fazia para relatar os casos mais escabrosos. Só não é conveniente ler antes de dormir".

Abraços.

Obs. Com idade de oito anos cheguei a ouvir os últimos episódios desta série pela RADIO TUPY do Rio de Janeiro.


verde

 
Autor
João Marino Delize
 
Texto
Data
Leituras
1920
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
0 pontos
0
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.