Crónicas : 

CINOMOSE (O terror dos cães)

 
NÃO VACILE, VACINE!




CINOMOSE (O terror dos cães)

Cino (Cão) – Mose (Doença) – Cinomose é uma virose altamente contagiosa dos canídeos, provocada por vírus da família (Paramyxoviridae). Acomete principalmente animais jovens podendo vez e outra acometer cães adultos.

Como na maioria das viroses, a cinomose aparece com mais frequência nos meses de frio. Nestes meses há uma formação maior de nuvens mais baixas, dificultando a dissipação dos micros organismos na atmosfera deixando-os mais próximos das plantas, animais e pessoas, portanto, é nessa época que os animais costumam se encontrarem mais facilmente com esses que são, propagadores de inúmeras enfermidades, algumas fatais.

A cinomose decerto é a enfermidade que mais preocupa a classe médica veterinária especializada na clínica médica de pequenos animais, visto que é nessa virose que acontece o maior número de óbitos entre os pacientes acometidos por doenças infectocontagiosas.

Os sintomas dessa patologia são bastantes variáveis e por vezes, pode enganar até os mais experientes médicos veterinários. Pois, alguns animais apresentam a forma sub clínica onde poucos sintomas possam ser observados no inicio da enfermidade com apenas, queixas da diminuição do apetite relatada por seus proprietários.

Nesses casos, ao persistirem os sintomas sem causa aparente, os exames laboratoriais complementares são imprescindíveis para o diagnóstico precoce. Dos exames, o hemograma completo e o sorológico para (Cinomose) devem ser processados logo que
O médico veterinário avalie o histórico do paciente com os possíveis atrasos nas vacinações de reforço.

Os proprietários devem ficar atentos, para as datas vacinais dos seus (Pets), pois disso, dependerá a saúde dos seus animais de estimação.
Alguns pacientes conseguem resistir à doença, depois de terapia intensiva e persistente. A evolução do quadro clínico é considerado prolongado uma vez que, o vírus pode ser encontrado no organismo canino até seis semanas do início dos sintomas. Esse período de doença extenso vai extinguindo os reforços imunológicos assim como, as condições orgânicas gerais do animal enfermo.

Por fim, para os que possuem um amigo (Cão) em sua residência uma dica. O médico veterinário é o único profissional habilitado para indicar a melhor forma de imunização dos seus animais de estimação.

Paulo Coelho - Médico Veterinário
www.paulocoelhoveterinario.blogspot.com

 
Autor
PCoelho
Autor
 
Texto
Data
Leituras
1155
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
0 pontos
0
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.