Crónicas : 

Aprendi no CASAMENTO

 
Ah, o casamento!
Quantas coisas a gente aprende com ele!
Eu, por exemplo, aprendi a assistir novelas, a ver filmes românticos, a fazer xixi sentado pra evitar emporcalhar o vaso, a não deixar a toalha molhada em cima da cama (Deus
me livre, isso dá problema), a me trocar no aperto do banheiro, já que minhas filhas não saem do meu quarto. A gente aprende a dividir as coisas, se bem que de uma forma bem diferente: O guarda-roupa, por exemplo, você compra logo um de seis portas pra ficar com uma só pra você. Ainda, também, não é muito sua não. Experimenta deixar um lugarzinho vazio pra você ver... São tantos sapatos que às vezes acho que casei com uma centopeia.
Quando você casa, logo de cara, percebe que não vai rolar sexo todo o dia. O bom é que depois de um tempo, não muito, você mesmo começa achar que duas vezes por semana tá de bom tamanho. Um tempo depois já é muito e até a gente começa a fingir nossas dores de cabeça... É isso ai! Aprendemos a fingir algumas coisas. Como balançar a cabeça afirmativamente quando ela está falando e você não quer prestar atenção, não tá entendendo nada. Funciona... Brincadeira, não acredite nisso não. Temos que admitir: elas são muito mais espertas que a gente. Essa é a hora que ela vai perguntar se pode comprar alguma coisa que você havia negado. E lá se foi todo aquele seu discurso sobre gastos e planejamento!
Por falar em gastos. Logo de cara, descobre que o supermercado, açougue, padaria, farmácia..., vão levar todo mês uma parcela grande do seu orçamento (e eu que achava que gastava muito quando era solteiro). Fico pensando: Dizem que o rei Salomão tinha mais de setecentas mulheres. Acho que naquele tempo talvez não era tão difícil, queria ver se ele ia dar conta nos dias de hoje. Só o gasto com absorventes, xampus, condicionadores... E no salão de beleza! Queria ver!
Quando você casa aprende a ser um bom ouvinte, já que não consegue falar muito. Elas não deixam! Como elas falam! Uma história que você contaria em cinco minutos, elas conseguem estender por mais de uma hora! A conta de telefone... E elas adoram dar palpite em tudo! Chega ao ponto de você perder o poder de decisão sobre suas próprias roupas. Até suas cuecas elas querem escolher. E é em tudo mesmo, até no que elas fazem de pior. Dirigir, por exemplo, você casa e ela vira copiloto. É o controle mais chato de velocidade que existe. Não tem como desligar.
Fora outras tantas descobertas! Descobre que a sogra não gosta tanto assim de você, que o cunhado é mais "mão de vaca" do que você imaginava, que TPM existe mesmo, que ela ronca, enfim... Descobre que algumas coisas não são tão boas assim, como você imaginava que era iludido nos seus sonhos românticos, exemplo: Poder dormir abraçadinhos a noite toda. A primeira noite já termina com um de bunda pro outro. Pior é que duas semanas depois, você olha aquela cama de casal enorme imaginando o quanto seria gostoso dormir nela sozinho.
Uma coisa boa é que a tosse do sogro sara. Ele sempre tossia antes de chegar na sala, tipo: Tira a mão daí, que tó vindo... Hoje, com duas filhas, percebo que sou eu que vou ter que tossir muito ainda!
E os filhos! Bom lembrar. São tantas outras descobertas, aprendizados e sustos! Você aprende a trocar fraldas, preparar mamadeiras; até a dar banho. Logo aprende a fingir que não sentiu o cheiro, que não escutou o choro, a empurrar pra avós... Mesmo porque descobre uma bursite que dificulta ficar com a criança no colo (sara quando elas crescem).
Ah, o casamento!
Quantas coisas a gente aprende com ele!
Mas não se assuste não. Tudo vale a pena quando você está ao lado da mulher que ama, quando vê o sorriso estampado na cara de seus filhos, quando percebe que por eles sua vida ganhou um novo e maravilhoso sentido.
Eu passaria de novo por cada uma dessas lições.


[::]
| |
( O )
( ___ )
GELComposições


 
Autor
GELComposicoes
 
Texto
Data
Leituras
1821
Favoritos
1
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
14 pontos
6
0
1
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
carolcarolina
Publicado: 12/02/2013 20:56  Atualizado: 12/02/2013 20:56
Colaborador
Usuário desde: 24/01/2010
Localidade: RS/Brasil
Mensagens: 9299
 Re: Aprendi no CASAMENTO
Poeta Gel

É mesmo o casamento é um grade aprendizado...ou para melhor ou para pior...mas como diz seu texto...tudo vale a pena!!!
Parabéns e obrigada pela partilha
Bjus
Carol

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 12/02/2013 21:56  Atualizado: 12/02/2013 21:56
 Re: Aprendi no CASAMENTO
Casamento é assim mesmo Gel, mesmo com briguinha daqui, briguinha dali, tudo valeu, vale e valerá a pena com toda a certeza...como delirei essa crónica que vc partilhou.
Grata pelo momento.
Abraços
Luzia

Enviado por Tópico
Jmattos
Publicado: 12/02/2013 23:29  Atualizado: 12/02/2013 23:29
Usuário desde: 03/09/2012
Localidade:
Mensagens: 18165
 Re: Aprendi no CASAMENTO
Poeta Gel
Casamento é assim mesmo, um grande e gostoso aprendizado!
Adorei seu texto até me emocionei! Parabéns! Beijos!
Janna

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 12/02/2013 23:58  Atualizado: 12/02/2013 23:58
 Re: Aprendi no CASAMENTO
Boa noite Gel.
O casamento é um conjunto de lições na vida que adquirimos em massa para nos fazer crescer, mudar as nossas atitudes, comportamentos e valores para como estar em família.

Cumprimentos,


Frank_Mike

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 13/02/2013 01:18  Atualizado: 13/02/2013 01:18
 Re: Aprendi no CASAMENTO
Parabéns! Você acaba de prender a atenção de uma garota hiperativa até o fim do seu longo texto!
hahahahaha
As pessoas dizem que casamento é algo pela qual não passariam mais na vida, que não tem nada de tão maravilhoso! Você, no entanto, é a primeira pessoa que vejo falar tão bem do casamento.
Cá entre nós, prefiro sua opinião do que a das outras pessoas sobre isso.
Abraço.

Enviado por Tópico
lfracalossi
Publicado: 13/02/2013 03:04  Atualizado: 13/02/2013 03:04
Da casa!
Usuário desde: 03/05/2009
Localidade: Campo Grande -MS -Brasil
Mensagens: 447
 Re: Aprendi no CASAMENTO
Eu A D O R E I!!!
Até pq, como vc, aprendi tudo isso também.E aprendi
ainda que não passamos por tudo isso sozinhos, temos um
ombro pra chorar, palavras que nos abraçam, braços
que nos apertam, calor que nos conforta...
E sabe o que mais? Tb passaria por tudo outra vez.
Pq tudo vale a pena quando ao nosso lado continua
firme e forte o amor da gente.

Magnífico seu texto!

Beijos
Lou