Poemas : 

O GOSTO DA FELICIDADE

 
O GOSTO DA FELICIDADE
 


Diz o ditado que a dor, o sofrimento, a tristeza existem para fazer com que conheçamos os dois lados da moeda, ou seja, se existisse só o estado da alegria, da felicidade, do prazer, seria a felicidade tão comum que se tornaria monótona; para quem vive ou já viveu a dor e o sofrimento acerbos, a primeira reação é dizer que prefere viver a monotonia da felicidade permanente a sentir um minuto de sofrimento; interessante observar que são as próprias pessoas que desfrutam do estado de felicidade (que têm dinheiro, saúde, beleza, juventude, conhecimento) que confirmam a tese de que para ser feliz tem de conhecer o sofrimento, a dor, porque é só observar quantos jovens cheios de saúde, beleza, vivendo no conforto e segurança partem para arriscadas aventuras de escalar montanhas, voltam dessas empreita machucados, ralados e... felizes. Eu conheço garotas lindas, de família bem estruturada que têm e podem ter um futuro tranquilo e sem riscos, mas que não aceitam essa “monotonia” e deixam suas famílias para as mais loucas aventuras mundo afora.
Quem já foi cerceado da liberdade por algum motivo, por um mês que seja, sabe o quanto é bom ser livre. Digo isso por experiência própria, nas muitas vezes que tive internado num hospital, eu ficava pensado como seria bom se eu estivesse lá fora, no meio do movimento, dirigindo meu carro naquelas avenidas movimentadas, correndo risco de acidente! Hoje me ocorreu um fato que me reportou a essa experiência. Eu estava dirigindo meu carro numa dessas avenidas movimentadas quando uma senhora me de uma fechada inexplicável, simplesmente saiu da pista dela e invadiu a minha. Eu meti o pé no freio, chegou a cantar os pneus. A senhora ficou apavorada e eu de repente me lembrei, com tanta nitidez, que cheguei a me ver num quarto da Santa Casa quando fiz meu transplante renal quando tive de ficar durante vinte e nove dias internado e isolado! Eu olhava pela janela e pensava no meu carro, e me via dirigindo naquela avenida, no meio do movimento: para mim era a felicidade desejada. Então, enquanto a pobre senhora ficou nervosa sem saber que fazer, eu comecei a rir, mas rir com prazer, com gosto de felicidade, e fui tomado de um desejo de ir lá dar um beijo e agradecer àquela senhora por estar me proporcionando aquele “momento de felicidade”! Sim, eu senti o gosto de ser livre, de ser feliz.
Aquela ocorrência, que outrora me deixaria nervoso, me pareceu tão pequena ante a felicidade de estar livre e dirigindo. Por isso, acho que para tudo há os “dois lados da moeda”. Felicidade, tristeza, liberdade, dor,... tudo tem razão de ser.



Manoel De almeida

 
Autor
ManoelDeAlmeida
 
Texto
Data
Leituras
1063
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
7 pontos
5
1
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 03/10/2014 14:49  Atualizado: 03/10/2014 14:49
 Re: O GOSTO DA FELICIDADE
é como uma clarividência em um nível mais elevado, q vc consegue reverter o que seria para destruir para construir,fortalecer,e ao invés da derrocada imprudente, o alcance de uma alegria mais constante q trespassa do intuitivo, geralmente pelo menos em minhas experiências pessoais, acontece isso qd vivenciamos ocasiões onde nossa capacidade humanista é testada ao limite n so do racional,mas do emocional e sobretudo espiritual. achei muito bacana saber q vc vivenciou um momento desses q é especial, e vejo como um presente da vida, em acontecimentos desses no trivial realmente é um barraco,porrada pra tudo q é lado e isso se n acontecer realmente uma tragédia sem volta, a sensação de gratidão é única, um dos melhores sentimentos nascidos no peito do ser humano, qd surge é como se agente tocasse a ponta do dedo de deus. curto muito ler vc, pela casualidade que vai seguindo profundamente uma análise humanista dos semelhantes, valeu!


Enviado por Tópico
MarySSantos
Publicado: 03/10/2014 15:25  Atualizado: 03/10/2014 15:25
Usuário desde: 06/06/2012
Localidade: Macapá/Amapá - Brasil
Mensagens: 5735
 Re: O GOSTO DA FELICIDADE
alguém, que não lembro agora do nome, certa vez escreveu que "o amargo existe para quebrar o gosto enjoativo do doce".

bjos

Enviado por Tópico
Manufernandes
Publicado: 04/10/2014 09:34  Atualizado: 04/10/2014 09:34
Colaborador
Usuário desde: 09/12/2013
Localidade: Lisboa
Mensagens: 3827
 Re: O GOSTO DA FELICIDADE
a experiência de vida, hoje muito desvalorizada
foram o maior contributo nesta história.
O "savoir faire/être/vivre..." passa pela experiência de vida
própria ou de outros se a soubermos captar/estudar.

29 dias... uff!
Não fiz transplante, portanto sem tantos riscos ou isolamento
mas já conto quase 3 semanas de cama. Farto!!! Imagino...
Gostei do resultado moral deste seu texto
Obgd