Textos : 

é muito fácil ser esse deus

 
...............
...............
...............
...............
...............
...............

- antes de qualquer coisa, não sou ateu. não sou cristão, tampouco. nada contra o cristianismo, mas contra a hipocrisia de muitos que o pregam -


é muito fácil ser esse deus, com as características que o tornam quem o é. onipresença - ele está em tudo que é canto; onisciência - ele sabe de um tudo; onipotência - ele pode fazer dar cachorro em oitenta.

quando algo de bom acontece, foi ele que fez acontecer. não cai uma folha sem a vontade divina... se não cai uma folha, imagina a parcela de bomba suja que esse camarada não tem nas costas.

quando é coisa ruim, aí o bicho pega... ou não. foi deus quem quis assim e pronto, acabou-se. mas o que me lasca o tino mesmo é quando dizem que os desígnios de deus são impenetráveis... mas que fácil essa, hein!

o macho não pode ser criticado porque nós, mortais, não podemos penetrar em seus desígnios! ora, vá... e outra: diz a sabedoria popular que deus escreve certo por linhas tortas. qual o quê! assim é dose pra elefante!

e dizem que o sujeito é bom. tá certo. câncer, ebola, aids, barata, muriçoca, mosca, dor de dente, gente que não presta, artrose, artrite, vício, abstinência, germes, bactérias, escorpião, fruto proibido, tentação, vergonha e mais o diabo.

temos ainda por cima o negócio da perfeição, pondo mais adjetivo em elohim. são quantos até agora? ah, onisciente, onipresente, onipotente, bom e perfeito.

perfeição... ora, um círculo perfeito, de acordo com o mundo das idéias, é um conjunto de pontos cuja distância até o centro é a mesma. é uma coisa toda curva, sem esquinas, como diria o outro lá. perfeição é imutável, até onde vai meu conhecimento. se algo é perfeito não pode mudar, pela própria definição da palavra. o perfeito não erra... erra?

pois erra, afinal, quer desmanchar o que fez e põe literalmente por água abaixo. e depois quer consertar. uma hora é um camarada extremamente violento e vingativo, outra é só amor, como se tivesse entrado de cabeça nos anos setenta.

aí vai a listinha: é onisciente, onipresente, onipotente, perfeito e bom. seus desígnios são impenetráveis, escreve certo por linhas tortas, etc. etc.

e não existe falha? claro que sim: de continuidade.

sempre acho que esqueci de comentar alguma coisa, mas fazer o quê... errar é humano.



alguns anos de solidão - blogue

"ah, meu deus do céu, vá ser sério assim no inferno!"
- Tom Zé


 
Autor
Caio
Autor
 
Texto
Data
Leituras
940
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
5 pontos
5
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
RoqueSilveira
Publicado: 06/10/2016 09:38  Atualizado: 06/10/2016 09:38
Membro de honra
Usuário desde: 31/03/2008
Localidade: Braga
Mensagens: 8104
 Re: é muito fácil ser esse deus
até parece, mas só assim visto desde ângulo pequenino que é a nossa visão; não que acredite em deus, mas a natureza está muito bem feita, só nós é que estragamos tudo pensando ser donos da terra, quando é a terra que nos tem, mas também pode descartar-nos; nisso a filosofia dos índios é bem mais avançada que a nossa.


Enviado por Tópico
Alluconi
Publicado: 06/10/2016 14:02  Atualizado: 06/10/2016 14:02
Da casa!
Usuário desde: 23/08/2016
Localidade: Rio de Janeiro
Mensagens: 269
 Re: é muito fácil ser esse deus


Gostei do teu texto.

Parece que quando o homem começou a pensar / entender para/por se diferenciar dos outros animais tornou-se religioso ( espiritual), animais não têm religião. E, em Deus afirmou tudo que não consegue ser ou nega ser... onipresente, onisciente, eterno, imutável... perfeito e absoluto.
Mas, qualquer maneira que se pensar Deus, o saber racional fica de fora, é a fé , sentimento interior/subjetivo , que o afirma... e toda ‘crença’ independe de objetividade e racionalidade ... é a certeza do espirito.


Bj

Enviado por Tópico
GabrielaSal
Publicado: 06/10/2016 23:46  Atualizado: 06/10/2016 23:47
Colaborador
Usuário desde: 19/01/2013
Localidade:
Mensagens: 790
 Re: é muito fácil ser esse deus
também não
sou cristã.
e não acredito em castigo
de Deus.


.•´¸.•*´¨) ¸.•*¨)
(¸.•´ (¸.•`*´ Gabi.♥

Enviado por Tópico
MaryFioratti
Publicado: 07/10/2016 02:06  Atualizado: 07/10/2016 02:06
Membro de honra
Usuário desde: 09/02/2014
Localidade:
Mensagens: 2420
 Re: é muito fácil ser esse deus
Penso assim Caio: acho tambem que as pessoas culpam Deus pelos seus atos. Porque a vida tambem sao escolhas.
Mas de uma certa forma eu acredito que estamos nesse mundo por um proposito, e que Deus nos colocou. Ele nao eh responsavel por tudo, mas pela criacao, que eh um tudo.
Para mim, Deus planejou nossa vida. Acredito que ate as pessoas que conhecemos sao colocadas em nosso destino. Mas acredito que o que voce faz com essas pessoas, e com esses planos tracados, eh outra historia.
Eu acredito que Deus escreve direito por linhas tortas. Really. Muitas vezes vamos por caminhos que nem entendemos porque estamos indo, e mais tarde vamos saber porque: eis as linhas tortas.
Para mim Deus nao eh vingativo. Nao tenho medo de Deus. O meu relacionamento com Ele eh de amor, no matter what.

Abracos,


*Mary Fioratti*