https://www.poetris.com/
Crónicas : 

LEMBRANDO DE NOSSAS RAÍZES

 
Tags:  amor    vida    guerra    educação    valor    ideologias  
 
Jamais, nos meus 60 anos de vida, dei valor às ideologias. Sempre primei em escrever sobre a paz, a educação e ao amor. Porque não sei viver sem essas condições. E também porque foram essas condições que marcaram toda a minha vida, trazendo alegria e serenidade ao meu coração. Conheci tudo isso no seio da minha família.

Porém, depois de ler e ouvir muitas opiniões de algumas ideologias, compreendi que, de certa forma, estamos voltando a um passado não muito distante, onde estas mesmas opiniões causaram guerras e mortes de milhões de inocentes ao redor do Planeta.

Foi assim que, pela primeira vez, decidi fazer um contraponto, escrevendo e contando também as minhas opiniões, sem ideologia, mas a partir de experiências reais vividas e sentidas.

Meu pai, quando voltou da Guerra, veio com muitos traumas, mas também com um grande amor por todos os seres humanos, incondicionalmente. Viu morrer pessoas de todas as classes, religiões, culturas e opiniões, numa guerra sem limites de atrocidades de "seres humanos" cometidas por outros "seres humanos". Esse amor, ele os ensinou aos seus filhos. E nós compreendemos os seus porquês.

Posso dizer que sou também filha da guerra, e por isso, aprendi o amor... amor... amor. Quando escrevo minhas opiniões que parecem de cunho ideológico, é apenas uma forma de tentar combater aquilo que já doeu na Humanidade, aquilo que pode voltar a trazer a verdadeira DOR para a nossa sociedade HUMANA.

Quem pensa que sofre, mas não sofre, e ainda assim sente ódio por outras pessoas que não pensam igual, está promovendo novas formas de violência e está roubando de si próprio, o grande privilégio de sentir a grandiosidade da vida e do sentimento fraterno do amor, que é o grande fator que nos governa e que proporciona vivenciarmos um progresso positivo na direção de uma paz duradoura e que alcance as novas gerações que estão nascendo, hoje, nas nossas casas, cheias de sonhos, cheias de ternura e repletas de VIDA!!!

Pensemos muito, antes de exalarmos nosso ódio gratuito em qualquer direção.

Lembremos sempre das nossas raízes, tanto familiares quanto como Nação: a violência e a guerra jamais foram bússolas para tantas gerações que forjaram a sociedade e esse país até aqui. Façamos do trabalho e da nobreza de sentimentos, o nosso Caminho diário, mesmo contra tudo o que se mostra ao contrário de nossa luta particular.

Ainda acredito que nascemos do AMOR para o AMOR!!!!

Saleti Hartmann
Professora e Poeta
Cândido Godói-RS

 
Autor
SALETI HARTMANN
 
Texto
Data
Leituras
72
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
0 pontos
0
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.