Sonetos : 

DOIS MIL ANOS DEPOIS DE CRISTO

 
Tags:  SONETOS 2000  
 
DOIS MIL ANOS DEPOIS DE CRISTO

Não houve Natal quando ele nasceu.
Tampouco no solstício de outro inverno
O mundo parou para olhar o eterno
E receber aquele que Deus deu.

Não sabem se de facto aconteceu:
Anjo, virgem, massacre, luz, governo...
Todavia, o que há entre o céu e o inferno,
Em outro sonho humano se perdeu.

Contaram dois mil anos -- vai saber!... --
O tempo que calhou de acontecer
Aquele nascimento obscurecido.

De tudo, a única coisa que nos resta
É essa mui ruidosa e estranha festa,
Que inventaram para um recém-nascido.

Ubatuba - 28 12 2000


Ubi caritas est vera
Deus ibi est.


 
Autor
RicardoC
Autor
 
Texto
Data
Leituras
392
Favoritos
1
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
19 pontos
7
2
1
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
SoniaNogueira
Publicado: 14/12/2020 14:14  Atualizado: 14/12/2020 14:14
Membro de honra
Usuário desde: 31/10/2007
Localidade: Brasil
Mensagens: 624
 Re: DOIS MIL ANOS DEPOIS DE CRISTO
Você pensa assim? Há registros da nossa história antes de cristo, comprovados com material deixado. E o ano 1 marca o nascimento da vinda Jesus aqui na terra. 2020 anos só? Comprovadamente existe, Daqui a alguns anos , as novas gerações vão dizer que esse negócio de computador e tecnologia é mentira nunca existiu. Imagina que mentira apertar um botão e se comunicar com o mundo todo?


Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 14/12/2020 22:39  Atualizado: 14/12/2020 22:39
 Re: DOIS MIL ANOS DEPOIS DE CRISTO
Desculpas por entrar nessa conversa. Não estou aqui para defender um lado , até porquê não tenho esse poder de decisão. Concordo que Natal é um comércio mais discordo que tirar o Natal seja solução. Estamos em uma democracia e cada um vive da maneira que desejar. E quando reflito eu penso posso questionar sempre. Mas será quê tirando o natal o que ocuparia o lugar dele, seria o dia das bruxas.


Enviado por Tópico
Sergius Dizioli
Publicado: 15/12/2020 04:16  Atualizado: 15/12/2020 04:16
Administrador
Usuário desde: 14/08/2018
Localidade: काठमाडौं (Nepal)
Mensagens: 2221
 Re: DOIS MIL ANOS DEPOIS DE CRISTO
Se me permitem, com todo respeito às opiniões divergentes que já tenham sido colocadas ou que vierem após, a data de 25 de dezembro não é a data do nascimento do Cristo. Também o ano há um erro e esse é facilmente documentável.
Sabe-se hoje que Jesus nasceu entre 8 e 6 a.C. Pode-se afirmar isso graças a uma passagem muito precisa do evangelho de Lucas. Segundo ele, o fato aconteceu na época do recenseamento ordenado pelo imperador romano César Augusto. Esse censo, o primeiro realizado na Palestina, tinha por objetivo regularizar a cobrança de impostos. E os historiadores estão de acordo em situá-lo no período que vai de 8 e 6 a.C.
Nesse triênio, o ano mais provável é 7 a.C, já que nele se deu um evento astronômico que poderia explicar uma outra passagem da narrativa evangélica: a “estrela” natalina mencionada por Mateus. Trata-se da conjunção dos planetas Júpiter e Saturno, que produziu no céu um ponto de brilho excepcional.
Então estamos em 2027.
Já quanto ao dia e mês, em algum momento do século 4, a Igreja fixou a comemoração no dia 25 de dezembro com a intenção de suplantar o antigo – e muito popular – festival pagão do Sol Invicto, que ocorria mais ou menos na mesma época do ano e era pretexto para comilanças homéricas.
As principais evidências que indicam que o dia 25 de dezembro é uma fraude, além de não existirem registros disso, se referem às temperaturas e mudanças climáticas que ocorrem nessa época do ano na região que é apontada como o local do nascimento. Dezembro é época do rigoroso inverno Palestino, mas a narrativa deixa ver que a temperatura era de primavera ou seja em torno do final de março. Alguns sugerem dia 25, mas isso não pode ser confirmado e deve ter sido influenciado por ser o mesmo dia do "Natal"
Apesar de não ser a data correta do nascimento, o que importa na realidade é que nesta oportunidade aproveitemos e façamos uma reflexão sobre os ensinamentos do Cristo, que é de tudo o que mais importa.

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 16/12/2020 13:32  Atualizado: 16/12/2020 13:32
 Re: DOIS MIL ANOS DEPOIS DE CRISTO
Fantástico! Parabéns!