Textos : 

Legan

 



Como um pássaro que voa…


Muitos já me perguntaram o significado de Legan, eu simplesmente digo que está na palavra Legan…
Para mim, significa mais que uma palavra ou uma alcunha e talvez sem ela não estaria aqui.
Mais ou menos vinte anos atras, depois de uma situação complicada, fui acolhido por um grupo de amigos, todos tinham uma alcunha e a minha era Legan.
Nesse grupo tinha dois grandes amigos. Um deles escrevia poesia e foi ele que me deu a conhecer a arte da poesia. Lembro-me que me disse que não sabia escrever com métrica, mas disse também que não se importava se o poema tivesse métrica ou rima, pois o mais importante era a mensagem. Enquanto à outra viria a ser a minha fã número um…
Passado uns tempos, havia um concurso de poemas para o dia de S. Valentim. O meu amigo entregou um poema para o concurso, mas eu não estava com intenções nenhumas de concorrer, mas ai é que entra a minha grande amiga que me pediu para escrever um poema para o concurso e eu prontamente disse que não, mas ela insistiu e eu lá tive que ceder, peguei num papel e numa caneta e escrevi o tal poema para o concurso em meia hora. Foi o primeiro poema que escrevi, não me lembro do conteúdo, mas sei que era um poema de amor um pouco sombrio mais virado para o gótico e assinei com o pseudónimo de “Polter”, talvez para não passar vergonha…
Apesar de ter sido o meu primeiro poema, não tenho registo dele pois escrevi o poema e entreguei logo para o concurso, sendo assim o meu primeiro poema oficial é “A sala redonda”. Nome que dei mais tarde ao meu blogue.
Entretanto chegou o dia de S. Valentim e com ele o resultado do concurso. O meu amigo ganhou o concurso, mas para minha surpresa o meu poema tinha ficado em segundo.
A minha alegria naquele dia não foi ter ficado em segundo, foi de ver as pessoas a lerem e a comentarem entre elas, o poema que escrevi à mão.
A minha grande amiga quando leu o poema chegou ao pé de mim e disse-me que tinha gostado muito e que ficou fã. Disse também para começar a escrever poesia para mais tarde editar um livro, pois tinha talento (palavras dela).
E foi assim que comecei a escrever, primeiro com o pseudónimo de “Polter”, depois “Joseft Rixer” e agora como “José Coimbra”…
Por ter entrado num grupo de amigos, ganhei a alcunha de “Legan”, nesse grupo ganhei dois grandes amigos, por causa desses dois eu comecei a escrever, por ter começado a escrever poesia, estou aqui rodeado por amigos e grandes poetas…

Desse grupo todos emigraram, raramente os vejo ou falo com eles. Sei das novidades por uma amiga que vem aqui mais vezes e me mete ao corrente de todos do grupo…

No dia vinte e quatro de Dezembro eram 17 horas da tarde, fiz uma pausa do trabalho e fui fumar um cigarro (fumar mata), e apareceu um rosto conhecido na minha frente.
- Oi Legan! Tudo bem? – Perguntou ela a sorrir.
- Olá T… Tudo mais ou menos e contigo?
- Tudo bem! Cheguei no outro dia a Portugal, mas sabes, ontem encontrei e li os teus poemas, já escreveste o livro?
- Não, nem deverei escrever…
- Tens que escrever pois tu tens talento.
- Olha que não tenho e tu só tens uma dúzia dos meus poemas, agora devo ter mais de quinhentos.
- Por isso mesmo…
- Desculpa tenho que ir, prazer em ver-te e bom Natal!
- Bom Natal, Legan.
E assim voltei ao meu posto de trabalho com as lágrimas a quererem sair dos meus olhos…

(…)

Muitos anos antes:
- Sabe o que significa Legan?
- Sei que Legan condiz contigo…


Meu muito obrigado:
Para a T### e o R###.
Para a P###, o S###, o S### e o T###.

Para a ###[sei que a tua vida não tem sido fácil, força].
Para a ###[amo-te].


E para todos que me acompanharam durante a minha jornada por este mundo da poesia…


Legan

 
Autor
Legan
Autor
 
Texto
Data
Leituras
1180
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
9 pontos
5
2
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 20/02/2022 03:08  Atualizado: 20/02/2022 03:08
 Re: Legan
*nossa! Li em um ímpeto, sem parar, presa nesse desfiar da tua história.
Muito interessante e bonito teu depoimento.
Um compartilhar rico e me deu sensação plena de estar no teu grupo de Amigos, que amam Poesia.
Abraços
S.k*

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 21/02/2022 19:27  Atualizado: 21/02/2022 19:27
 Re: Legan
Simplesmente Legan

Feita numa introspeção de vida
entre o amor, saudade e a escrita
fica a amizade feita em poesia


um abraço poeta José (Legan)

Enviado por Tópico
Sergius Dizioli
Publicado: 21/02/2022 20:39  Atualizado: 21/02/2022 20:39
Administrador
Usuário desde: 14/08/2018
Localidade: काठमाडौं (Nepal)
Mensagens: 2221
 Re: Legan
Muito boa história, uma boa abertura para teu livro... sim, aquele que não pretendes editar... como eu. Certos nomes que nos aderem, para nós apelidos, para vocês alcunhas [por aqui alcunhas são de bandidos] e passam a fazer parte de nossa vida. Assim como o Sergius, que decorre de Sergio [sem acento, please]. Tínhamos um amigo que se chamava Augusto e tinha uma locadora de filmes e bar. Aos sábados ele passava um filme num telão, sempre as 22 horas. Cobrava um pequeno couvert e assistíamos um filme entre cervejas e petiscos. Naquela semana o filme era sobre o Império Romano e o imperador Caesar Augustus... O Augusto foi o alvo da noite e ele passou a ser Augustus... Como resposta a quem o chamava assim ele também levava à forma romana todos os nomes... Claudius, Lucius, Marcus e é claro Sergius. Uma vez fui lá com um grupos de amigos [uma namorada entre eles] e daí tendo cumprimentado Augusto como passou a ser hábito, claro que ele respondeu: Ave Augustus.... Ave Sergius. E pegou. Meus amigos todos passaram a me chamar de Sergius... Eu adotei. Gostei de seu texto. Saudações.

Enviado por Tópico
ZeSilveiraDoBrasil
Publicado: 22/02/2022 11:19  Atualizado: 22/02/2022 13:33
Administrador
Usuário desde: 22/11/2018
Localidade: RIO - Brasil
Mensagens: 1908
 Re: Legan
Interessante as trajetórias de como os apelidos surgem...
Quando meninote me chamavam de Silveirinha, meu pai era o Silveira... Passado o tempo, eu adulto, nome de guerra foi Ten. Silveira, artilharia, bom de mira.rs. Seguiu o nome profissional; Silveira, depois artístico; ZéSilveira. Lá pelos idos de 2008, aqui no Luso, fui batizado pelo querido e saudoso 'amiguirmão' Júlio Saraiva de; ZéSilveiradoBrasil, pegou, o que se tornou minha marca nos eventos poéticos e musicais até hoje. Sem te pedir licença, acabei contando a minha história, mas, gostei muito de vir saber da sua trajetória pessoal e poética.
Sucesso sempre!
Grande abraço caRIOca!

Enviado por Tópico
Keithrichards
Publicado: 23/02/2022 10:53  Atualizado: 23/02/2022 10:53
Membro de honra
Usuário desde: 17/03/2014
Localidade:
Mensagens: 2690
 Re: Legan
Legal amigo, construíste na vida uma bela história, abençoada pela amada mãe poesia, sucesso, continue... grande abraço!