Textos : 

Maturidade

 
Pensava eu que maturidade tinha a ver com idade, mas percebi que não tem nada a ver. Pode-se ser alguém novo e ser bem maduro, pode-se ser alguém mais velho e ser imaturo.
Maturidade tem muito a ver com o que aprendemos ao longo da vida. Com o sofrimento, com as lutas, com os erros.
Embora já vi muitos que passam por perengues, e continuarem imaturos na vida, em seus conceitos, em suas opiniões, seus julgamentos.
Maturidade é saber qual o seu lugar. Saber respeitar o espaço do outro. Suas escolhas.
Maturidade é tolerar o que para nós não é o viável, o certo, o que é diferente.
Maturidade é ter empatia com o outro que não está em um bom momento, está sofrendo, está no fundo do poço e ir lá estender a mão, se colocar no lugar, e se não for pra ajudar, que pelo menos não o julgue, o condene, o critique.
Maturidade é ter responsabilidade pelas suas coisas, seus atos, seus erros, sua opinião, escolhas e acima de tudo com a sua vida.
Saber o que quer, ir lá e conquistar. Fazer acontecer. Viver da melhor forma que puder.
Cuidar de quem precisa e depende de você. Ser feliz e tentar fazer o mundo de quem te cerca, feliz também! Amar...
Maturidade é coragem, de ser melhor a cada dia, de mudar, de abrir mão, de correr atrás de seus ideais. É saber que apesar dos altos e baixos, você consegue chegar. Que vai haver fracassos, mas também vai ter vitória. E que tudo que alcançamos precisa de sacrifícios. Que nem tudo na vida, ou quase nada, vem de mão beijada.
Maturidade é aceitar suas dores, seus limites, que o sofrimento faz parte da vida, e que nem por isso você vai parar de lutar, de tentar, de vencer a dor, a tristeza, e que ela não pode ser maior do que os planos que Deus tem na sua vida.
Maturidade é ter noção, consciência de que não é porque algo é diferente, que é errado.
Que não existe o certo e o errado, mas como cada um sente em ser. Que nem tudo é como vemos ou ouvimos, que precisamos primeiro saber a verdade dos fatos. E mesmo assim
compreender que cada um é como é...
Maturidade é a capacidade que temos de saber refletir sobre tudo e interpretar, não deixar que o emocional, a raiva ou seu ponto de vista te faça ser cruel e desumano com o outro. Ser sábio no falar e saber a hora de se calar.
Maturidade é ser humilde. Todos somos especiais e únicos, ninguém é melhor do que ninguém. Alguns conseguem se sair melhor, outros nem tanto, mas isso não quer dizer que é o maioral.
Maturidade é ser justo. Que na vida tudo tem dois pesos e duas medidas. Que temos nosso teto de vidro. Nossos erros. E que devemos olhar além do nosso umbigo antes de abrir a boca para julgar alguém.
Maturidade é ter sabedoria, equilíbrio pra entender e colocar tudo isso em prática. Talvez você pense que pra ser maduro é muita coisa. Não é...tudo isso faz parte da nossa vida, da nossa criação, educação. São coisas que devem fazer parte do nosso cotidiano. Embora ninguém é perfeito, nem somos anjos. Estamos sujeitos a erros e falhas.
Então há muito o que aprender e a amadurecer.

Bora começar?!



Simone Henrique 🌹

 
Autor
Loba.Solitária
 
Texto
Data
Leituras
271
Favoritos
4
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
42 pontos
0
5
4
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.