Textos -> Outros : 

Reflexão: Reciprocidade

 
Na vida sempre vamos dar e automaticamente gostar de receber...nem é questão de querer receber ou obrigar o outro a te dar só porque você está se dando......dando amor, dando carinho, se doando. Até mesmo porque ninguém faz e dá na mesma medida do outro. Uns são intensos no que faz ou nos sentimentos, outros são mais comedido. Então por isso mesmo, raramente vai existir dois que façam igual, na mesma intensidade. Fala sério, não é bom quando procuramos fazer tudo para um alguém, para o ver feliz, e não só por fazer, mas sim porque amamos, e por amor queremos agradar, dar carinho...e recebemos de volta? Mas quando isso não acontece, ficamos meio que frustrados, decepcionados. Tristes.Não tem nem como culpar um só lado... Um por dar demais o outro de menos. Pois cada um é o que é... e tem seu modo de expressar seus sentimentos...Mas poxa, por que algumas pessoas não conseguem enxergar e valorizar o que o outro faz? É tão difícil retribuir? Ser recíproco? Eu acredito que não é difícil...mas infelizmente tem pessoas que não o fazem por puro desleixo ou por não gostar tanto assim quanto a gente pensa e o mesmo diz que gosta, que você é importante na vida dele...São coisas tão bobas, que nem deveriam ser cobradas, mas espontâneas.Fora que faz um bem danado para a relação. Seja ela de amor ou amizade.Preste mais atenção em quem faz tanto por você, reconheça, valorize... é muito bom quando alguém gosta e cuida da gente.

Cuide também de quem cuida de você!

Fica a dica!



Simone Henrique 🌹

 
Autor
Loba.Solitária
 
Texto
Data
Leituras
281
Favoritos
3
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
46 pontos
12
5
3
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
Sergius Dizioli
Publicado: 14/06/2023 01:46  Atualizado: 14/06/2023 01:48
Administrador
Usuário desde: 14/08/2018
Localidade: काठमाडौं (Nepal)
Mensagens: 2221
 Re: Reflexão: Reciprocidade
Cara Simone, escolhestes bem o tema que não passaria despercebido em qualquer grupo, quanto mais num grupo de poetas. O que não deve dizer num ambiente social, aqui certamente nós, artesãos da palavra, mais que poder, devemos dizer: "sempre a verdade". Nossa poesia pode ter todas as diferenças, mas seja como for deve ser verdadeira. Após esta longa preleção devo confessar: sim eu gosto da reciprocidade nos meus relacionamentos. Sejam amores ou amizades. Posso eventualmente fazer que não me aborreço se só eu ligo aos amigos, se só eu tomo todas iniciativas no amor, mas aqui não vou fazer de conta: sim eu ligo e você está coberta de razão em tudo que disse. Agradeço que nos disponha de forma lúcida esse tema. Servirá de boa inspiração a um poema futuro. Saudações.


Enviado por Tópico
rosafogo
Publicado: 14/06/2023 11:25  Atualizado: 14/06/2023 11:25
Usuário desde: 28/07/2009
Localidade:
Mensagens: 10497
 Re: Reflexão: Reciprocidade
Sem dúvida estou de acordo com o que diz no seu texto, é uma decepção queiramos ou não darmo-nos em amizade, em amor, querermos reciprocidade, e não haver uma palavra, um gesto da outra parte é triste e decepcionante, gratidão devia ser tão natural como qualquer outro sentimento, e estou de acordo, tudo deveria mesmo ser espontâneo.
Gostei do tema.


Enviado por Tópico
RicardoC
Publicado: 14/06/2023 11:57  Atualizado: 14/06/2023 11:57
Usuário desde: 29/01/2015
Localidade: Betim - Minas Gerais - Brasil
Mensagens: 4865
 Re: Reflexão: Reciprocidade
Penso, cara Simone Henrique, que esse aspecto do ser humano sempre causará perplexidade: não somos seres necessariamente recíprocos. Se fôssemos, bastaria amar para ser amado; bastaria fazer o bem ao outro para receber o bem. Então, n'uma perfeita corrente de causa-e-efeito, o mundo conheceria a paz e viveríamos todos em harmonia como pessoas boas que esperam bondade ao fazer o bem. Sem embargo, o mundo não é assim. As pessoas, tampouco.

Lembro-me d'uma frase d'um psicanalista que conheci... Após bombardeá-lo com considerações pessimistas sobre como as pessoas são superficiais e arbitrárias com seus sentimentos e, sobretudo, como a vida é injusta em todos os sentidos, ele apenas me respondeu: "Sim, você tem razão em tudo o que disse. É isso mesmo! As pessoas deixam de amar mesmo quando são amadas e vivemos ansiosos diante das tragédias da vida. Tudo é muito incerto. É d'esse jeito mesmo! Eu só não entendo por que você precisa sofrer por isso..."

Esperar que o outro seja recíproco ao bem que lhe fazemos é razoável, mas não é algo com que se deve contar sempre. O que não devemos mais é sofrer quando o outro não nos dá amor ou carinho na medida em que damos. É preciso saber enxergar nas limitações do outro limitações semelhantes que possamos ter, a despeito de nos entendermos amorosos ou carinhosos n'um nível maior.

De tudo, tenho comigo que viver é perigoso e confuso e que amar é imprevisível.

Obrigado por partilhar tua escrita!

Abraços, RicardoC.


Enviado por Tópico
MarySSantos
Publicado: 14/06/2023 16:45  Atualizado: 14/06/2023 16:45
Usuário desde: 06/06/2012
Localidade: Macapá/Amapá - Brasil
Mensagens: 5735
 Re: Reflexão: Reciprocidade
prezada,

poderia aqui dizer que infelizmente a vida é assim, sem reciprocidades, porém vejo de outra forma, já que o universo gira e nestes giros o que a gente doou de bom grado, lá atrás, termina por nos alcançar algum tempo depois, muitas vezes não pelas mãos de quem foi beneficiado por nós, mas pelas mãos de terceiros. é aquela tal ciranda que canta:

Pedro ama Maria que ama João que ama Laura que ama Antônio que ama Clotilde... que ama Pedro!

Sempre aprecio o que escreves!

Bjos

Maria


Enviado por Tópico
GabrielaMaria
Publicado: 14/06/2023 18:46  Atualizado: 14/06/2023 18:46
Membro de honra
Usuário desde: 04/09/2022
Localidade:
Mensagens: 1051
 Re: Reflexão: Reciprocidade
.

É da minha natureza ser uma pessoa fria e as vezes nem percebo, não é que eu não ame, mas seria fácil perceber meu amor porque eu não agrido ninguém e então o porque dizer, é uma dificuldade muito grande para mim demonstrar sentimentos e mesmo quando tento parece ser falso e no poema da poeta Rosangela eu li algo assim, em que o amor deveria passar de eros para ágape, eu até concordo que é bom receber amor, mas não gosto de ficar esperando por ele, abraços .


Enviado por Tópico
ZeSilveiraDoBrasil
Publicado: 15/06/2023 14:53  Atualizado: 15/06/2023 14:53
Administrador
Usuário desde: 22/11/2018
Localidade: RIO - Brasil
Mensagens: 1917
 Re: Reflexão: Reciprocidade
.
.
.
Ah...cara poeta, pudéssemos nós fazermos todos entenderem que se houvesse reciprocidade o mundo seria o éden imaginado. Inda bem que há pessoas como você para reavivar pensares perdidos no tempo, afogados na individualidade de ser... e tanto mais que fora dito nos demais comentários e respostas... Um texto de cabeceira para se entremear às orações...
Meu abraço caRIOca!