Crónicas : 

Adeus menino de Sampa

 
Um aglomerado de gente aquela hora da manhã, não era normal, tampouco a viatura policial estacionada próxima...aproximei-me, afastei as pessoas á frente para saciar minha curiosidade. Para ver maltrapilho e maltratado, um corpo inerte, exangue, anoitecido. Como se o sono o houvesse apanhado em meio aquela poça de sangue, que já não circula em suas veias, força esvaída, delatando sua pobreza eloqüente, e nossa miserável condição humana. Na camisa aberta ao peito, a feia ferida por onde sua vida se esvaira...era um jovem de rua, um homem sem passado, cujo futuro se expunha no chão. Diziam as pessoas, que fora briga por drogas, domínios que o estado oculta mas não justifica, um golpe único e fatal . Lembrei do menino de Sampa que vira anos antes dormindo, num sofá abandonado na rua, e agora naquele ser que havia morrido sem viver, um jovem homem que jamais fora menino. Ruía minha cidade aos pés do jovem, haveriam de lhe dar uma cova rasa, sem nome ou identificação, era a paga por nascer condenado a vida, negado lhe fora carinho e educação, amor e compaixão. Sepultado será sob os escombros desta cidade, e nem lembrança terá, se não de um incidente rotineiro na manhã desta quinta feira de Sampa. Os sinos do relógio da Igreja da Consolação, toca a meia hora que vai compor oito horas desta manhã...sigo minha rotina...deixando no caminho o cadáver do jovem que havia sido ... um dia o menino de Sampa.
Carlos Said


 
Autor
Carlos Said
 
Texto
Data
Leituras
896
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
2 pontos
2
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 09/05/2008 01:11  Atualizado: 09/05/2008 01:47
 Re: Adeus menino de Sampa
Poeta Carlos, emocionante o teu texto, fiquei sem palavras, me permita comentá-lo com trecho de um poema meu.
Forte abraço.

O menino de Sampa é como os meninos largados do Brasil;

"O filho do Rio, do medo, da rua, um filho do frio, do fio cortante, do traficante, da sua carne nua, um filho da sorte, da puta que o abandou. Na rua"

na íntegra: MENINO DO RIO http://www.luso-poemas.net/modules/news/index.php

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 09/05/2008 05:20  Atualizado: 09/05/2008 05:20
 Re: Adeus menino de Sampa
Infelizmente a nossa sociedade "forma" milhares de jovens assim,sem quaisquer problemas de consciência.E o seu texto retrata-nos isso muito bem.
beijinhos