Crónicas : 

Em Sesimbra

 
Estou de férias. Em Sesimbra. Quase todos os anos, e desde que me lembro, que as minhas férias são passadas nesta maravilhosa terra de pescadores.
Existem diversas lendas relacionadas com a origem de Sesimbra. Uma delas diz que a vila foi fundada por Zimbra, um pescador que fugiu, com a noiva, a um tirano que exigia dormir com as donzelas na noite anterior ao casamento. Junto com eles, fugiram diversos casais a quem, sempre que se perguntava alguma coisa, respondiam “Se Zimbra quiser...”. Donde terá nascido o nome de Sesimbra.
São muitas as lendas relacionadas, quer com Sesimbra, quer com o castelo (onde, ao que parece, viviam umas mouras lindíssimas e extremamente cruéis).
Independentemente das razões da sua fundação, Sesimbra é uma vila piscatória, que tem crescido lentamente ao longo dos séculos. O crescimento estará sempre limitado pela serra, uma vez que Sesimbra está situada numa baia protegida e escondida pela Serra da Arrábida.
A praia de Sesimbra, apesar das suas águas geladas, é bastante procurada pelos veraneantes. O problema é que a praia tem diminuído de tamanho, na inversa razão da procura dos veraneantes. Pensam que estou a exagerar? Infelizmente não.
Ontem, quando saímos para dar um passeio, a seguir ao almoço, fomos até à muralha que separa a praia da vila. E, qual não foi o nosso espanto quando reparamos que o mar tinha tomado, quase de assalto, toda a praia. Em muitas zonas não havia areal, apenas mar. Quem queria estar ao sol, estava na muralha. Ou nas esplanadas da avenida da praia. Quem queria estar a banhos podia estar em qualquer sítio da praia. Afinal, o mar também estava em todos os sítios da praia.
Esta situação é perfeitamente normal... no Inverno. Ou em Setembro, quando são as marés vivas. Nunca em Julho.
Todos os anos se vai buscar areia ao mar para compor a praia. Para a aumentar de modo a permitir que os banhistas tenham espaço para estar ao sol. Só que a subida do nível do mar e as alterações climatéricas fizeram com que, este ano, esse esforço fosse inglório. O que me leva a pensar que, um dia, não muito distante, também a praia de Sesimbra fará parte das lendas.
E, se assim for... se a praia de Sesimbra desaparecer, com certeza que o mesmo vai acontecer, mais tarde ou mais cedo, a outras praias portuguesas. Portuguesas e não só.
Com o tempo é muito provável que nasçam várias lendas... e que irão começar com “dizem os antigos que havia aqui um areal onde as pessoas podiam estender as suas toalhas e tomar banhos de sol...”


Stone
***********

Pedra Filosofal
O sonho comanda a vida...


http://stoneartportugal.blogs.sapo.pt/

 
Autor
Pedra Filosofal
 
Texto
Data
Leituras
3036
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
8 pontos
8
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 21/07/2008 23:33  Atualizado: 21/07/2008 23:33
 Re: Em Sesimbra
Minha amiga.
Saio de um lado e logo te descubro noutro. Num texto que és tu, de férias, com a tua alma grande sempre atenta.
Sesimbra é um dos meus locais de eleição. Estive há dois ou três anos uns dias aí, e já se notava realmente o problema de que falas.
Andamos a dormir, tenho medo que quando acordarmos seja tarde, aliás a mesma preocupação que tens e se expressa no texto.
Gostei imenso de te ler minha amiga.

Enviado por Tópico
Karla Bardanza
Publicado: 21/07/2008 23:48  Atualizado: 21/07/2008 23:48
Colaborador
Usuário desde: 24/06/2007
Localidade:
Mensagens: 3263
 Re: Em Sesimbra
Alguns lugares aqui no Brasil também estão ficando assim.Eu lamento profundamente.Acho que a natureza está ficando cansada e cobrando o que é dela.

Beijinho!

Karla Bardanza

Enviado por Tópico
Carolina
Publicado: 22/07/2008 00:33  Atualizado: 22/07/2008 00:33
Membro de honra
Usuário desde: 04/07/2007
Localidade: Porto
Mensagens: 3422
 Re: Em Sesimbra
Esta crónica fala de um grave problema que se vive a nível mundial. O aquecimento global não só acabará com as praias como porá em risco milhares de espécies devido ao aumento das temperaturas e mudanças no habitat dessas espécies.
Infelizmente todos sabemos disso mas continuamos a não querer ver o óbvio, a destruição do nosso planeta devido à ganância do Homem.
Parabéns pelo belo e pertinente escrito.

beijo

Enviado por Tópico
Vera Sousa Silva
Publicado: 22/07/2008 11:28  Atualizado: 22/07/2008 11:28
Membro de honra
Usuário desde: 04/10/2006
Localidade: Amadora
Mensagens: 4098
 Re: Em Sesimbra
Infelizmente tenho medo que daqui a uns tempos (talvez pouco) se contem lendas e histórias de um passado não muito distante do tempo em que as pessoas íam à praia sem muito medo do sol e onde podiam estender a toalha e brincar na areia...
Sempre actual e sempre muito bem Pedrinha!
Gostei muito. Uma crónica e um alerta a todos nós que matamos o mundo em que vivemos.

Beijo grande

Enviado por Tópico
João Filipe Ferreira
Publicado: 22/07/2008 11:46  Atualizado: 22/07/2008 11:46
Colaborador
Usuário desde: 08/10/2006
Localidade: Lavra-Matosinhos
Mensagens: 1046
 Re: Em Sesimbra
Olá Pedra Filosofal

eu a sesimbra só fui uma vez e já lá vai o tempo...2000(penso eu), no entanto foi um local que adorei e que ainda espero um dia voltar. As prais como fundo de uma paisagem lindissíma...

De facto o mundo em geral, porque neste caso não é apenas defeito nosso, tem abusado do que o mundo tem, usa e abusa e nem sequer pensa em compensar...como se diz aqui " é chupar até ao tutano"
Um dia será tarde, ou será "remendada" uma situação que provavelmente antecipadamente teria solução.
no entanto é esperar e desejar que essa como muitas situações sejam vistas por quem deve, não por quem pode fazer, mas por quem deve e sejam vistas com olhos de ver..
no entanto a lenda que se pode contar é que infelizmente o Homem destroi o próprio Homem...exemplos? o homem cria os computadores, as televisões e por causa delas surgem problemas de visão, cansaço, fadiga, destruição de convivio...o homem cria a comida rapida, ganhando assim tempo e sabor, por outro lado destroi a saude, cria obesidade e outras doenças....cria o automvel a combustivel, destroi o ambiente, polui, etc etc.. um sem numero de razões para perceber que no fim de contas...quem perde é o mundo e perdendo o mundo, perde o Homem.


beijinhos e gostei muito desta crónica alarmante e importante...

Enviado por Tópico
Paulo Afonso Ramos
Publicado: 22/07/2008 20:43  Atualizado: 22/07/2008 20:43
Colaborador
Usuário desde: 14/06/2007
Localidade: Lisboa
Mensagens: 2080
 Re: Em Sesimbra
Mais uma crónica com a tua marca! É caso para dizer que de todo oportuna, bem conseguida e com um valor que o tempo certamente reconhecerá.
Beijinho

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 23/07/2008 19:43  Atualizado: 23/07/2008 19:43
 Re: Em Sesimbra
Olá moça!!...não sabia nem que existia Sesimbra, e lendo seu texto, pude ter uma noção do local onde está. Acredito que muitas lendas surgirão com o aquecimento global, ilhas desaparecerão, praias ficarão na lembrança e tudo mais que esteja contornando as aguas litorâneas. É uma pena! Mas é a realidade. Desejo que esteja aproveitando suas férias e não estrague o "verniz" das tuas unhas...rs.rs...Professora Lusitana...hehehehe

Enviado por Tópico
RaimundoSturaro
Publicado: 26/07/2008 11:07  Atualizado: 26/07/2008 11:07
Da casa!
Usuário desde: 11/04/2008
Localidade:
Mensagens: 205
 Re: Em Sesimbra
Bela crônica esta,infelizmente o final alarmante torna-se a cada minuto mais próximo da realidade e realmente,mais breve do que se pensa lendas a respeito de praias e paisagens paradisíacas serão contadas para crianças incrédulas diante do que restará de nosso planeta.

De qualquer forma boas férias,gostei do texto e quem dera mais pessoas dessem a devida importância ao que se passa no nosso mundo.

Abraços!