Textos : 

o meu coração é um iglô

 
cresci depressa e cedo me habituei às tuas partidas, no meio da noite lá saías pela porta dos fundos com o saco na mão, os olhos baços e alguma tristeza, ainda que superficialmente irreconhecível. às vezes o teu regresso demorava mais de duas semanas mas tu, por fim, lá voltavas entre gritos e palavras ditas tão depressa que eu não entendia. e o frio instalava-se na casa, habituada já ao inverno. ficavas alguns dias, sempre menos do que eu esperava e depois lá ias, de novo o saco seguro pela palma da mão de onde nunca vi sair outro gesto que não fosse um estalo. devo confessar-te que a tua ausência era menos bravia, doía menos, os dias seguiam-se uns atrás dos outros, imaturos, fiéis à pouca idade que tinha até tu voltares e parares o tempo no relógio contra a parede. alguma coisa estava a morrer e eu sentia. aos poucos calejei-me de dores, deixei que as traças me ocupassem o lugar do peito e comessem tudo o que ainda restava. a vida é um beco. desejei muitas vezes que fosses embora, saísses pela porta dos fundos com os móveis às costas e desaparecesses noite adentro sem deixar rasto, sonhei até algumas noites que era isso que acontecia e fui feliz confundindo a realidade com o sonho. ao contrário do que julgas perdoei-te todas as partidas, todas, inclusive aquela que chegou depois de me teres atirado pelas escadas abaixo, o que não posso perdoar-te e o que sempre me doeu foram os teus regressos, quando voltavas com a geada nas mãos e a neve nos olhos pronto a congelar a casa e os corpos que a habitavam, pronto a gelar as minhas lágrimas e a fazer de mim icebergue. hoje caem-me estalactites dos olhos e o meu corpo é como a primavera em moscovo. é isto que eu não posso perdoar-te pai, nem nunca penso conseguir fazê-lo.


. façam de conta que eu não estive cá .

 
Autor
Margarete
Autor
 
Texto
Data
Leituras
874
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
4 pontos
4
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 15/10/2008 19:39  Atualizado: 15/10/2008 19:39
 Re: o meu coração é um iglô
Maega,
Sua escrita é de uma complexidade e sentido difíceis de se encontrar. É um bloco inteiro, sem furos. Emoção maciça, emoção e dor em estado sólido.Assim te leio.
Beijo da margem de cá.
Sandra.


Enviado por Tópico
luísfilipepereira
Publicado: 16/10/2008 11:08  Atualizado: 16/10/2008 11:08
Participativo
Usuário desde: 12/10/2008
Localidade: Lisboa
Mensagens: 15
 Re: o meu coração é um iglô
Mar outra fascinante construção, à beira dor, rasgando as feridas até que expostas fiquem as partidas como fracturas irreparáveis."A vida é um beco", assim a literatura, encruzilhada de sentidos e de escolhas improváveis. Admiro o teu caminho literário e entro a esmo pelas esquinas esafaceladas da tua escrita. No texto, a matéria ficcional transporta, se freud ainda faz sentido nos divãs do comentário literário, para uma dramatização, sem artifícios ou concessões, do "complexo de Electra", a filha que vai matando o pai ao correr de todas as mortes em que ele a mata, partida a partida, regresso a regresso.
luís filipe pereira
www.lippepereira.blogspot.com