Textos : 

CARIMBÓ - CULTURA BRASILEIRA

 
O CARIMBÓ foi criado primordialmente por um dos povos mais primitivos do Basil, os Tupinambá. Segundo alguns historiadores de renome o povo Tupinambá era dotado de um senso criativo e crítico invulgares.
A dança do CARIMBÓ era apresentada num andamento monótono como a maioria das danças indígenas. Era tocado por um tambor grande de madeira escavada o qual deu o nome à dança. Foram, entretanto, os escravos africanos que aperfeiçoaram o ritmo, revolucionando o andamento, tornando-o mais vibrante. Os portugueses, a partir do início da colonização brasileira, animados com o resultado positivo que a dança podia proporcionar a seus serviçais e observando a sensibilidade dos negros e dos indígenas, incentivaram a dança, introduzindo nela alguns elementos de origem européia. Destarte, O CARIMBÓ passou a ser uma criação das três principais etnias formadoras do povo brasileiro. E é provável que seja a única dança concebida por três raças.
A coreografia do CARIMBÓ é apresentada em pares de duas fileiras de homens e mulheres com a frente voltada para o centro. Iniciada a música, os homens vão ao encontro das mulheres batendo palmas: é uma espécie de convite para o cortejo.
Há na dança uma indumentária específica. Os foliões dançam descalços. As mulheres usam saias longas, rodadas e coloridas, cabelos ornados com folhas e flores. Os homens usam calças de mescla ou jeans enroladas até a canela, camisas claras amarradas à altura do umbigo e um lenço cingindo o pescoço.
O CARIMBÓ surgiu inicialmente no norte do estado do Pará e teve sua irradiação mais consistente na Ilha de Marajó onde atualmente é um dos folguedos mais presentes na cultura local.
No entanto, há uma modernização marcante do CARIMBÓ. Ao ritmo tocado, outrora apenas com instrumentos de percussão, foram anexados guitarras elétricas, instrumentos de sopro como o clarinete e o sax. Foi o CARIMBÓ que deu origem à lambada, ao souk e mais recentemente ao calipso.

JOEL DE SÁ
20/05/2009.

 
Autor
Joel Pereira de Sá
 
Texto
Data
Leituras
15430
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
1 pontos
1
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
MALUBARNI
Publicado: 20/05/2009 16:18  Atualizado: 20/05/2009 16:18
Da casa!
Usuário desde: 09/05/2009
Localidade: Viila Nova de Gaia
Mensagens: 294
 Re: CARIMBÓ - CULTURA BRASILEIRA
Joel, aprendi algo novo, já tinha ouvido falar, mas não uma explicação tão rica e detalhada.Parabéns pelo belo texto.bjs.Malu