Textos -> Outros : 

O baile de máscaras

 
 
 
Há um estranho misterioso, sentado naquela poltrona de veludo grená, ao canto, junto da janela de vidraças foscas, que lhe reflectem a sombra.

Chegou com pézinhos de lã sem que ninguém desse por isso e após um breve olhar em seu redor, logo se acomodou no melhor lugar que encontrou vago no salão onde desfilam todas as vedetas do momento. Silencioso, de olhos semi-cerrados, observa-as sem ser notado graças à pouca luminosidade existente naquele canto obscuro da sala...

É vê-las nas suas bizarras fatiotas. Todas elas muito produzidas em espampanantes figuras de arrasar qualquer rival que ousasse atravessar-se no seu passeio de fama. Elas não sabem ainda, mas é tão efémero quanto fatal, aquele jogo de sedução e competição em que entraram a partir do primeiro passo que deram ao transpor a porta para o lado de dentro do salão. Agora são as peças de um jogo viciado e ao mesmo tempo viciante, mas que dura apenas o tempo que os jogadores conseguirem aguentar as máscaras que ostentam no rosto e que lhes oculta a verdadeira face.

Algumas, são mais sabidas, pois que já são por demais batidas naquele soalho do velho salão de festas, que as conhece de gingeira. Trazem indumentárias antigas, de épocas já passadas. Conheço-lhes o cheiro de naftalina entranhado nos fios do tecido envelhecido, ainda que esteja bem dissimulado com o famoso channel nº 5, quase tão antigo quanto elas.
Acotovelam-se as damas de olhares invejosos que se adivinham por detrás das máscaras. Pisam-se as caudas dos vestidos...

E o vulto daquele homem misterioso e silencioso, permanece sentado na velha poltrona de veludo grená. De perna traçada e de charuto que segura entre os dedos de uma das mãos, lá vai largando de vez em quando algumas baforadas de fumo em argolas que se dissipam no ar saturado de outros cheiros que se vão misturando com a música saída das mãos de um tocador que pisa com genica as teclas de um cravo antigo.
Segura também, um sorriso malicioso nuns lábios bem desenhados, mas que ninguém vê, pois que o jogo prossegue animado no centro da sala onde tudo vale, onde tudo acontece...

Os risinhos das meninas efusivas e estreantes destas andanças, os cochichos das comadres, as estridentes gargalhadas dos cavalheiros que embora ligeiramente afastados em pequenos grupos, lá vão deitando o olho de soslaio em direcção ao das jovens damas esganiçadas, que se arrepelam por uma dança...

E tudo isto é observado daquele canto estratégico e obscuro da sala, tão discretamente como o é a presença do estranho que ninguém viu entrar, mas que fuma um charuto e vai bebericando de um balão, um gin que leva à boca de quando em vez. Descontraído, aquela estranho misterioso que parece invisível, dissimulado na sua própria sombra, diverte-se com todo aquele teatro do reinado do faz de conta.


*... vivo na renovação dos sentidos, junto da antiguidade das lembranças, em frente das emoções...»

Impulsos

https://socalcosdamemoria.blogspot.com/?

https://www.amazon.es/-/pt/dp/1678059781?fbc...

 
Autor
cleo
Autor
 
Texto
Data
Leituras
2489
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
6 pontos
6
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
Antónia Ruivo
Publicado: 18/06/2009 22:34  Atualizado: 18/06/2009 22:34
Membro de honra
Usuário desde: 08/12/2008
Localidade: Vila Viçosa
Mensagens: 3855
 Re: O baile de máscaras
Li de uma assentada e achei-me enfiada nesse baile de máscaras,mascarada de madrasta má,rsss, adorei,beijinhos


Enviado por Tópico
RoqueSilveira
Publicado: 18/06/2009 22:45  Atualizado: 18/06/2009 22:45
Membro de honra
Usuário desde: 31/03/2008
Localidade: Braga
Mensagens: 8102
 Re: O baile de máscaras
Gostei de espreitar este baile aqui do meu cantinho...Fui num pé e vim no outro... Beijinho Cleo


Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 18/06/2009 22:48  Atualizado: 18/06/2009 22:48
 Re: O baile de máscaras
Gosto do papel do vilão... só o charuto é que não me ficava muito bem, (ex fumador)mas local do cadeirão está como eu gosto, discreto mas com vistas amplas.

Um beijo

JLL