Textos : 

Educação desportiva

 
Não tendo nada contra os professores que são uma das classes que muito admiro e convivo,mas devido aos factos não posso deixar passar este testemunho aos pais deste país. Vou contar uma história real, que se passou o ano passado por várias vezes. O meu filho joga num clube, onde normalmente os pais acompanham os filhos aos jogos ou não, como vulgarmente acontece em qualquer clube. Fui assistir a diversos jogos e, defrontei-me com situações de superior má educação por parte de professores. Sempre pensei que deveriam ser os primeiros a dar o exemplo e o respeito e a educação. Assisti estupefacta mesmo a actos de violência, vou falar de um professor de Educação física e treinador do Estoril e de um pai de um adepto nosso, também professor. Onde consecutivamente nos jogos, o treinador usava palavras menos próprias com os adolescentes e um ar ameaçador terrível e, embate corporal violento com os miúdos, já não falando no mau perder e ganhar, onde dava a sensação que descarregava as frustrações todas nos adolescentes ensinando e transmitindo. Estou a falar de adolescentes de doze e treze anos, ao qual chamam escola de formação desportiva e entregam panfletos aos pais para lerem, com regras de saúde, cooperação, respeito, amizade, justiça, o valor da multi- culturalidade, valor de empenho e valor de derrota. Estive presente numa ocorrência em que o pai de um adepto de outra equipa disse que o filho do professor, teria feito uma má jogada (claro, sem saber de quem se tratava), qual é o meu espanto quando o dito professor se vira e dá um murro, partindo a cana do nariz ao outro senhor, que simplesmente deu a sua opinião. Partilhei vários momentos parecidos com este que me deixaram a pensar, se por este País a fora acontece assim com tanta frequência no nosso desporto e provavelmente noutros campos de ensino. Estamos neste país para educar e ensinar ou descarregar tantas frustrações nos adolescentes?


Cristina Pinheiro Moita /Mim/

 
Autor
mim
Autor
 
Texto
Data
Leituras
2368
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
2 pontos
2
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
jaber
Publicado: 09/09/2009 00:26  Atualizado: 09/09/2009 00:26
Membro de honra
Usuário desde: 24/07/2008
Localidade: Braga
Mensagens: 2780
 Re: Educação desportiva
eu acho que o individuo devia ser irradiado, os pais deviam pugnar por isto. mas não sendo professor, o meu filho também pretica nste caso hóquei em patins, e nada tenho que dizer dos professores dele, antes pelo contrário. mas que energumenos assim é verdade.

beijo em Ti

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 09/09/2009 00:55  Atualizado: 09/09/2009 00:55
 Re: Educação desportiva
Existem maus profissionais em todas as áreas. Este "Sr" envergonha a classe que representa. Creio que os pais têm meio de combater a situação.

Conheço vários professores que usam um vocabulário improprio, sendo que pela profissão que ocupam deveriam ser o exemplo.

Beijo azul