Textos : 

trinta e 9

 


. façam de conta que eu não estive cá .

muitas vezes me apeteceu perguntar-lhe se me amava, se também por mim chorava quando chovia, se eram os meus gestos que lhe aqueciam as entranhas. e muitas vezes estive certo que sim, à maneira dela, de um modo que eu, confesso, nunca me acostumaria. certo é que quando me falava de amor era a sua pele que tremia, inteira, desde os ossos à superfície do corpo. nunca foi expressiva o suficiente para que me permitisse amá-la do mesmo jeito que ela me amava, nunca mo soube ensinar. muitas vezes me falava de outras coisas quando lhe apetecia falar de amor, falava do azul do céu quando não há nuvens, da suave brisa que atirava contra o chão as ervas daninhas nos campos, nos canteiros, junto à raiz das árvores ou do coração. todas as noites se sentava a embalar a solidão, cabeça tombada sobre o colo, pernas cruzadas no chão da sala, as mãos, como poderei eu falar das mãos, sempre geladas, pendiam-lhe dos braços como mortas. não sabia o que fazer enquanto tudo à minha volta se transformava, amargas eram as horas e o tempo que as comia nos relógios, nas paredes, no chão, nos móveis, nos espelhos, no telhado, daquela casa abandonada a desencontros de duas pessoas que se amam tanto. não sabia o que fazer. dizia-lhe de como me doíam as palavras quando as não dizia, dizia-lhe do espaço entre os nossos braços, de como me atrapalhava o não jeito para grandes conversas, como me magoavam os silêncios, as faltas, as constantes mudanças. dizia-lhe tudo quando a noite vinha porque era à noite que tudo me doía mais. a ela só lhe ficava um adeus entre os lábios, preso no caco da boca, à espera de ser pronunciado antes do corpo abrir a porta e escapar. escapar do mundo, eu sei, que a matava, escapar de mim e do amor que não soube dar-lhe. voltava de madrugada, corpo gelado, deitava-se de costas para mim e ficava de olhos escancarados a ver amanhecer na fronha do lençol. costumava ouvir-lhe algumas lágrimas mas calava-as nas minhas.
 
Autor
Margarete
Autor
 
Texto
Data
Leituras
742
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
4 pontos
4
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
RoqueSilveira
Publicado: 30/10/2009 21:36  Atualizado: 30/10/2009 21:36
Membro de honra
Usuário desde: 31/03/2008
Localidade: Braga
Mensagens: 8104
 Re: trinta e 9
Margarete, tu sabes que amo os teus textos. Falam de amor com uma dureza que constrói vidas de forma séria no papel, com um realismo que nos marca. E é na dureza dessa construção do eu que o amor, mesmo que velado, produz os maiores efeitos e deles surgem homens e mulheres de fibra, como adivinho em ti. Porque a escrita mostra quem escreve. Beijinho

Enviado por Tópico
arfemo
Publicado: 30/10/2009 22:21  Atualizado: 30/10/2009 22:21
Colaborador
Usuário desde: 19/04/2009
Localidade:
Mensagens: 4812
 Re: trinta e 9
...o que fica por dizer, o que fica por fazer, tanto afecto para dar e não o fazer; e, neste desencontro, a vida...excepcionalmente construída neste magnífico texto.

bj
arfemo

Enviado por Tópico
Alexis
Publicado: 30/10/2009 22:33  Atualizado: 30/10/2009 22:33
Colaborador
Usuário desde: 29/10/2008
Localidade: guimarães
Mensagens: 7238
 Re: trinta e 9 para mar
para ti o meu silêncio,em forma de encontro.aquele que só um leitor consegue ter com alguém que escreve,quando os dois sentem.

alex

Enviado por Tópico
VónyFerreira
Publicado: 31/10/2009 14:55  Atualizado: 31/10/2009 14:55
Membro de honra
Usuário desde: 14/05/2008
Localidade: Leiria
Mensagens: 10301
 Re: trinta e 9
Falas das emoções, Margarete, como só os
grandes génios conseguem fazer.
Muitas vezes limito-me absrover as tuas palavras em silêncio e sem saber como dizer-te o quanto gosto de te ler.
Hoje... apeteceu-me dizer-te pouco mais do que nada e acrescentar a esse nada que os teus textos têm a particularidade de me emocionar.
Um beijo
Vóny Ferreira