Crónicas : 

A INCOERÊNCIA E O INCOERENTE

 


A incoerência de gestos e de palavras pode levar a discrepâncias de monta. A incoerência é contraditória e inconsequente, não deve ser levada em conta. A pessoa incoerente não sabe o que quer e é mal informada e dissonante. É desconexa e não sabe diferenciar a verdade da mentira, pois é atrapalhada e não se sabe exprimir e tem falta de nexo. Está em inconformidade entre factos e ideias. No entanto a pessoa incoerente muitas das vezes nem se dá conta dessa desconexão e mistura tudo no mesmo saco, para ela está a expressar-se correctamente e de maneira inteligível.

A incoerência é má informação e atrapalha o incoerente, que é visado pelas outras pessoas, com cenho carregado. Indagar o incoerente é indagar o vazio. Mas a pessoa incoerente acredita piamente no que diz, mesmo que seja fundado no boato. O incoerente é de ideias fixas e apesar de às vezes se aperceber de sua incoerência ninguém fala tanto a verdade como ele próprio. É falho de memória e não gosta de ser corrigido, tomando tal como ofensivo e achando estúpido que o queiram emendar. Acha que o estão a censurar e a reprimir, o que não deixa de ser verdade, pois ninguém se sustenta com a incoerência.

A incoerência desdramatiza o seu estado de incoerência, com um olhar de soslaio.
Para ela os outros é que são dissonantes e prestam maus esclarecimentos, quando indagados. Fala com um à vontade que assusta, não se apercebendo de seu estado incoerente, enquanto se comunica com as outras pessoas. A incoerência compensa o seu erro, com o erro dos outros. E sorri ao que considera estupidez, com um sorriso malévolo (ou para ser mais brando, traquinas). A incoerência é a total falta de bom senso, pois mesmo que censurada, por estar a incorrer em erro, os outros é que estão sempre sem a razão consigo.

O incoerente mente e engana sem propósito de tal, é a sua verdade e dela não abdica. Entretanto alguns gostam que os chamem à atenção e lhes digam que estão a ser incoerentes nas suas palavras, emendando a mão e aprendendo com isso. Mas muitos levam a sério a crítica como um mal entendido da parte dos outros. Por tal o incoerente é visto com maus olhos pelas outras pessoas, pois a incoerência não admite erros e leva as pessoas à inconsequência dos actos, por serem mal informadas. A incoerência pode ser conforme à mentira, pois o incoerente não destrinça a verdade da inverdade.

O incoerente não é nada esclarecido e retêm pouca informação fidedigna, ficando-se pelo que ouve sem pedir esclarecimentos. É desatento e cabeça no ar,
levando a vida como uma brincadeira de mau gosto, diga-se em abono da verdade. Faz da vida uma ilusão irrisória e tropeça nos seus próprios erros, tocando as mãos pelos pés. O incoerente é obscuro e duvidoso quando não torna claro a informação que proporciona aos outros. A incoerência revalida o que diz com uma firmeza incontornável, para ela a sua veemência é óbvia e esclarecedora, não havendo espaço para dúvidas, quanto ao que diz.

Jorge Humberto
23/08/10





 
Autor
jorgehumberto
 
Texto
Data
Leituras
5122
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
0 pontos
0
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.