Textos : 

A Física, a Metafísica e a Poesia

 
«A Metafísica procura tradicionalmente responder a questões perenes como: o que é o real? O que é o ser? O que são as coisas? O que é a mudança? Mas também procura responder à eterna questão: o que é Deus (no tempo de Aristóteles, era no plural: o que são os deuses)? E procura também, ao procurar saber tudo isso, saber como se pode saber. Hoje em dia a metafísica é uma parte fundamental da filosofia: trata a matéria e a mente, os objectos concretos e as suas propriedades, os objectos abstractos e a matemática, a identidade e a mudança, o espaço e o tempo, a necessidade e a possibilidade, o determinismo e o livre arbítrio, a cosmologia e a cosmogonia, além, evidentemente, das questões teológicas. A relação com a física é, como se pode ver pelos exemplos, múltipla e extensa. Pois não são, por exemplo, a matéria, o espaço e o tempo, a cosmologia assuntos da Física? Não foi o físico de origem alemã Albert Einstein quem juntou todos estes assuntos num só, mudando a nossa visão do mundo (a matéria curva o espaço e o tempo, permitindo explicar a cosmologia)? A distinção entre física e metafísica nem sempre é fácil, tendo, além de Einstein, vários físicos imitado Aristóteles ao tratar tanto uma como outra. Mas atente-se no “distinguo”: a metafísica vem depois da física e não antes.

E que tem um físico a dizer sobre a poética? Pois que gostou de ler esta “Metafísica [Poética]”. A “Poética” de Vicente Ferreira da Silva é Metafísica antes de ser Poética. Ou melhor é Metafísica-Poética. Reforçando essa ideia o autor invoca logo à porta do seu livro o poeta idealista alemão Novalis (1772-1801), o pseudónimo por que é conhecido Georg Philipp Friedrich, Freiherr (Barão) von Hardenberg: “A Filosofia é a teoria da poesia”. O idealismo da arte poética de Novalis é, evidentemente, uma posição metafísica: na já referida oposição mente-matéria, a escola do chamado “idealismo alemão”, onde pontificam os filósofos-poetas Johann Wolfgang von Goethe e Friedrich von Schiller, dão clara preferência à mente. Nessa escola entroncam os filósofos também alemães Friedrich von Schelling e Georg Hegel, contemporâneos de Novalis, a cujo patrocínio Vicente Ferreira da Silva se alberga na portaria de dois dos seus poemas. Fica assim claro quais são as influências principais do autor destes poemas em verso branco, que são por vezes aforismos filosóficos. Os versos dele lêem-se quase como filosofia, embora o grafismo nos lembre que é poética.»

Extraído do Blog "De Rerum Natura", in
http://dererummundi.blogspot.com/search/label/poesia






 
Autor
Carlos Ricardo
 
Texto
Data
Leituras
4216
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
1 pontos
1
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
Bruno Sousa Villar
Publicado: 08/09/2008 11:44  Atualizado: 08/09/2008 11:44
Da casa!
Usuário desde: 09/03/2007
Localidade:
Mensagens: 429
 Re: A Física, a Metafísica e a Poesia
Texto denso,competente,mas nada palavroso ou aborrecido,sobre a filosofia da poesia e a poesia
da filosofia,presentes num autor que,confesso,leio pouco. Novalis defendeu na sua célebre máxima " a poesia é o Real Absoluto."

Abraço,Carlos,obrigado por me ofertar conhecimentos necessários para pensar a matéria do poema e a matéria do pensamento.O pensamento e a poesia são sinónimos do humano em nós.