Crónicas : 

FILOSOFIA CARNAVALESCA

 
Pensando aqui com meus botões, algo me veio à cabeça.Desde menino, lá nos carnavais da minha infância as fantasias, ainda são praticamente as mesmas.

Para os meninos, Piratas, Índios, Pierrôs e Palhaços. Para as meninas Columbinas, Odaliscas, Índias... Não mudou quase nada!

As músicas que nossos filhos cantam no agora cantávamos quando ainda éramos crianças. Não se faz novas marchinhas, talvez por que esteja morrendo o carnaval de rua.

Saudades de um tempo ingênuo onde as Lanças Perfumes serviam apenas, para perfumar as moças, aquelas que achávamos as mais bonitas e por nossa frente passavam. Era uma forma delicada de dizer... Você está linda! Vamos sair por aí a brincar o carnaval à vontade...

Saudade do tempo em que vestíamos as fantasias de Pierrô ou de Palhaço para entrar nas casas dos visinhos e dos amigos. Mascarados, tentávamos de todas as maneiras e formas se passar por pessoa desconhecida.

Era maravilhoso, era possível! Hoje ninguém mais, ousaria deixar entrar em sua casa, uma pessoa mascarada, fantasiada imperceptível às nossas câmeras de segurança. Lamentável!

 
Autor
PCoelho
Autor
 
Texto
Data
Leituras
1532
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
1 pontos
1
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
Doriana
Publicado: 04/02/2010 18:00  Atualizado: 04/02/2010 18:00
Da casa!
Usuário desde: 05/01/2008
Localidade: Rio de Janeiro
Mensagens: 350
 Re: FILOSOFIA CARNAVALESCA
Olá PCoelho,
realmente o carnaval mudou e não mudou ao mesmo tempo.Mas eu acredito que entre as duas hipóteses essa festa popular tenha sim se alterado.Os bailes de carnaval como havia antigamente com as marchinhas,fantasias,serpentinas e bandas hoje se restringem praticamente aos bailes destinados às crianças.Uma pena,pois pelo que me contam (infelizmente já peguei o carnaval dos novos tempos) parecia ser uma diversão inocente e agradável,sem os clássicos problemas com bebidas,drogas e violência que vemos nos blocos de rua e micaretas de hoje.
Mas é assim mesmo,fica a saudade dos carnavais antigos.

Forte abraço