Textos : 

Antologia da rigidez anunciada.

 
A força parece prevalecer ainda sobre a condescendencia, assim como a acção sobre a reflexão.
O sentido filosófico poderá induzir á clarividencia, mas é ainda o prático que fabrica as decisões.
Vem sendo inutil a busca de formulas regenerativas, que chocam frontalmente com atitudes em degeneração, e os objectivos gerais desprezam o empenho na qualidade aos níveis mais surpreendentes.
Num sistema onde não existe lugar para os que com ele não se identificam, torna-se previsível que a tendência seja para o abandono á hipocrisia, como metodo mais confortavel ou integrado, estampada a evidencia de que nenhuma causa tem peso suficiente para que se corram riscos desnecessarios.
Todos têm as suas suspeitas, como todos procuram colocar-se acima delas, neste jogo onde as regras vão ganhando contornos ancestrais, o regresso ás origens, á lei da selva.
Nestes fundamentos se baseia a historia de Alcides, figura ingenua, homem de calibre, rosto marcado pela vida, generoso quanto baste, foi julgado e expulso pela comunidade por alegada loucura.
Os seus habitos revelavam a tendencia para não concordar sempre, e em absoluto com as regras que lhe eram impostas, imprevisivel na sua disposição de ideias, flexivel na criação de novos conceitos, o nosso personagem pecava pela excentricidade dos seus atributos, provocando regularmente o tumulto, quebrando a determinada ordem das coisas. O seu espirito sem reservas não possuia o dom da resignação e as sua acções eram movidas pela espontaniedade. Sagrado para alguns, profano para os demais, herdara o portefolio de seus pais, e exprimia-se livremente pelas ruas, em animadas tertulias, gerava-se a confusão, ou ele proprio se confundia, comparando política com corrupção, religião com fanatismo, democracia com federalismo, chegando ao extremo de confundir o primeiro-ministro com uma marioneta. Expressava abertamente os seus pensamentos, julgando natural o livre arbitrio, perdia a noção do quanto poderia escandalizar os mais ortodoxos e por essa via foi convidado a ocupar o esgoto mais proximo. Jurema chorou, Gertrudes tremeu, Nestor balançou e Noé se perdeu,nas ruelas de horror, onde a razão se esqueceu. É martir Alcides, de cruel julgamento, mas venerado a seu tempo em posterior jubileu.

P.S.


A caminho da transcendencia...

 
Autor
P.S.
Autor
 
Texto
Data
Leituras
639
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
1 pontos
1
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
Alexis
Publicado: 11/02/2010 15:22  Atualizado: 11/02/2010 15:22
Colaborador
Usuário desde: 29/10/2008
Localidade: guimarães
Mensagens: 7238
 Re: Antologia da rigidez anunciada. para p.s.
muito interessante o teu texto.só não acho é que seja um poema.de resto,gostei muito de te ler...

abraço

alex