Textos -> Tristeza : 

Homem perdido no cais

 
Deslizava sobre o Tejo uma fragata autónoma. Tão diversos movimentos lhe conferiam um posto, sempre aportando na noite. Esta traz sempre novos tons em tons de prata, sempre que se esconde por detrás do cais e se abre a novos tempos modernos. Serão sempre novos tempos estes, se lhe adicionarmos um passado abrilhantado, guardado nas memórias de outros mais afortunados; sanguinários, que buscaram novos horizontes em nome de um povo, que desfrutou até à última gota de sangue, sangue novo e carne fresca para retalhar.

Um homem parado no meio do cais, responde em tom baixo, através do seu bafo esmiuçado e dos seus lábios secos pelo ar ressequido da noite.
Nada nem ninguém passeava naquele lugar em horas nocturnas, tal a ausência de luz para clarear a torre de vigília. Apagou-se a luz do farol e do outro lado do rio, já Alfama corria as cortinas das suas janelas e o Restelo batia as portadas das suas mansões.

Era agora o momento do homem, se fazer á embarcação. Os medalhões de prata reluziam a cada movimento das águas e os mendigos sem saberem que ali se escondia o melhor dos tesouros, que os levariam a ver mil sóis na noite. O homem, sofria de claustrofobia e não viu que mais além, outro barco atracava no cais, e os seus passos foram só pela última vez, o som nas pedras gastas do cais.
Caiu á água e o lodo engoliu-o de uma vez só.

Um grupo organizado, assaltou na calada da noite a fragata, e esta, deu por terminada a sua.
missão.

O Casal Ventoso ainda se veste de negro, por uma noite que selou um pacto com o que as correntes do Tejo transportam até ao último suspiro molhado, do homem perdido no cais.







Maria Al-Mar
Enquanto Mulher


- Ilusorium
- Mira(douros)
- Modus-Informe
- Uivam os Lobos
- Mulheres de Areia

Mira(douros)
 
Autor
Dakini
Autor
 
Texto
Data
Leituras
1136
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
2 pontos
2
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 17/08/2010 12:49  Atualizado: 17/08/2010 12:49
 Re: Homem perdido no cais p/ Dakini
Dakini -> textos/tristeza,mas a poesia que te corre nas veias duma forma tão natural e única possui no seu amâgo uma réstea de alegria, pois, "do homem perdido no cais." porque estar perdido pode muito bem ser diferente de agonia,pode mesmo ser o momento decisivo em prol do encontrar-se, daí a alegria subjacente !
Indiscutívelmen uma das melhoras autoras deste site.
Beijo