Textos : 

VOCACIONAL

 
Tags:  poema  
 
VOCACIONAL
 
VOCACIONAL
(Jairo Nunes Bezerra)



Dizem: “Escrever é uma arte...” Em parte, concordo. Realmente é difícil expressar nossos pensamentos, principalmente quando sabemos está implícito que pessoas de vários níveis terão acessos ao que escrevemos e que delas, mesmo inconscientemente, partirão críticas, para os que se arvoram de escritores, em cujo meio não me encontro, felizmente. Às vezes tento escrever passagens de momentos vividos, mas não consigo. Faltam-me àquelas expressões literárias figurantes nos grandes escritores. Eis o motivo por que nada escrevo e apenas tento compor poesias. Elas são espontâneas. Os meus dedos correm pelo teclado recebendo mensagens enviadas pelo cérebro, sem respeitar minha cerebrastenia causa de outros problemas diário. E as rimas se avolumam... E mensagens são expedidas à procura de receptores, alguns dos quais não as traduzem com a devida consideração que desejaria o poeta. E o tempo com seus matizes variados continua... E o poeta procura trilhar estrada alvissareira dos poemas até com arritmia ( No verso livre a sonoridade rítmica obedece a um padrão próprio, não sendo governado por regras externas derivadas da alternação uniforme de sílabas tônicas ou metrificação e rima, essa modalidade dá-se o nome de Arritmia). E o poeta justifica o seu modernismo acentuado com os comentários a seguir:
Rima

A rima é um dos elementos do verso, mas não é essencial ou obrigatório. É apenas uma opção do autor para criar um vínculo de “melodia” e acentuar o final de um verso. Este recurso passou a ser usado na Idade Média pelos trovadores. Atualmente, existem composições poéticas onde as rimas não são usadas, que recebem o nome de Poesia Branca ou Poesia Solta.
As rimas são classificadas quanto à disposição nas estrofes, e de acordo com as classes gramaticais que a compõem. Veja alguns exemplos.

1 - Quanto à posição:
Emparelhada (ligando versos seguidos).
A
A
B
B


Cruzada (versos rimados se alternam).
A A
B ou B
C A
B B


Abraçada (ligando dois versos iguais e dois diferentes)

A A C
B ou A e C
B A C
A B B






Interpolada (liga o primeiro e último verso, quando existem três ou mais entre as ligações).

A A
B B
B ou C
B D
A A

Seguida (liga dois ou mais versos sucessivos).

A B
B ou B
B A

 
Autor
Jairo Nunes Bezerra
 
Texto
Data
Leituras
2458
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
0 pontos
0
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.