Textos -> Esperança : 

Sobre o Conhecimento

 
E o Conhecimento? O que se sabe sobre o Conhecimento?! O verdadeiro conhecimento é essencialmente sobre a Consciência. É o conhecimento de nós mesmos, esse, que nos poderá levar um dia a assumir a responsabilidade pelas nossas Vidas. A primeira coisa que senti como necessidade neste imenso jogo de xadrez humano onde se cultiva o gosto pelo ser-se vítima das circunstâncias, foi descobrir a minha própria concepção da Vida, o meu próprio sistema de valores, o meu propósito de existir. Aquilo que mais ninguém poderia fazer por mim. A Astrologia foi o caminho,
Maria Flávia de Monsaraz a Mestra!

São muitos os percursos que se podem fazer, poucos os que verdadeiramente conduzem à Verdade, Verdade assente na Lei-do-Amor … Amor que Cristo Ensinou!
Quando já fazemos perguntas que mais ninguém faz e damos respostas que mais ninguém dá, encontrámos a nossa Alma.

Se na queda do Paraíso perdido a desobediência de Adão e Eva deu origem à experiência da mortalidade, pelo conhecimento da existência do mal, então, talvez, só o objecto dessa desobediência, a própria árvore do conhecimento, e por isso, uma nova maçã, nos possa fornecer o antídoto! Os antigos Mestres Chineses diziam, “conhece a Lei e sê Livre!” Quem se conhece profundamente sabe que Espiritualmente jamais morrerá! No Novo Testamento, a árvore do conhecimento renasce com a vinda de Cristo. O Amor ao próximo e a si mesmo, surge-nos, vindo do Céu, como uma Lei. Dá-se a queda dos velhos padrões do Antigo Testamento.

A árvore do conhecimento é a demanda de toda uma Vida. Somos nós, cada um, quem deve encontrar o seu próprio caminho para o Reino de Deus através da integração das experiências de cada dia vivido. É um caminho de auto-revelação, único para cada um de nós. Porque aos olhos-de-Deus cada um é um e Todos somos um …

A grande missão de Jesus Cristo foi na realidade revelar aos Homens o caminho para a procura da sua autêntica identidade. Seguir por essa longa e sinuosa estrada significa transformação, viagem de auto descoberta que sempre implica ter que harmonizar conflitos interiores. O caminho para o verdadeiro conhecimento não é fácil, na maioria das vezes provoca em nós um sentimento de solidão. Segundo os manuscritos do Mar Morto, no Evangelho de Tomé, Cristo apresenta-nos palavras que nos encaminham nesse sentido:

“Apareci ao mundo e revelei-me em carne e osso, mas já todos tinham bebido. Ninguém estava, sequer, sequioso … vieram ao mundo vazios, e desejavam deixar o mundo igualmente vazios … é uma verdadeira maravilha que o corpo exista graças ao Espírito, mas maravilha ainda maior que o Espírito permaneça neste mundo por causa do corpo. Mas muito me admiro que um tal tesouro (corpo), possa sentir-se em casa (este mundo de matéria) numa tal pobreza Espiritual. Felizes aqueles que estão sós mas são escolhidos!”

Para tudo há um momento e um tempo para cada coisa debaixo do Céu, dizem as Escrituras! O momento oportuno para cada coisa na Vida de cada um, requer, tanto conhecimento como discernimento. As nossas decisões, as nossas acções devem ser exercidas no momento certo, e isso, só a experiência do tempo nos dará (Saturno). É necessário um coração puro, lúcido para separar as trevas da Luz, o certo do errado. É preciso cultivar um conjunto de valores pessoais que reflictam, à maneira de cada um, as Leis eternas que regem este imenso Universo por Deus criado.

A carne e o Espírito podem parecer irremediavelmente opostos, mas o verdadeiro conhecimento torná-los-á um só. É aí que o homem pode encontrar a íntima harmonia sobre a Terra, a verdadeira Unidade entre todas as coisas, todos os Povos, todos os Credos, todas as Religiões … ver além das aparências exteriores! Somos Seres portadores de Luz. Luz ainda obscurecida pelos desejos materialistas deste mundo.

Cada pessoa tem em si o potencial de transformar a noite em dia. Nenhum de nós precisa procurar além de si. Coragem, força moral, inteligência e até Deus nos habitam. Aquilo que procuramos fora, já existe dentro de nós. Basta parar por breves instantes, fechar os olhos, pôr as mãos no coração, respirar fundo e aí estará Deus, dentro das nossas Almas. A Paz interior! As respostas estão dentro de nós, onde sempre estiveram, onde sempre estarão. O Conhecimento é a salvação, não a perdição! Se a queda foi provocada por tirar da arvore uma maçã, talvez se cada um de nós tirar outra maçã, possa recuperar agora a Glória primordial … o caminho de regresso à Casa do Pai, o Paraíso perdido…

Alguém afirmou um dia que Nós somos Deus esquecidos de Si! E que estamos neste mundo para recuperar essa memória do Divino em Nós. Deus está dentro de Nós e não fora de Nós, como sempre nos fizeram crer. Cada um de Nós é parte integrante desse Deus, e Todos, o corpo de Deus que se encontra dividido em busca de Unidade! Neste passo do caminho em que me encontro, acredito íntima e verdadeiramente em Deus, não no que os Homens dizem sobre Deus!

Que o Buda em mim reverencie o Buda em Vós

e que o Cristo nos Una!

Ricardo Louro


Ricardo Maria Louro

 
Autor
Ricky
Autor
 
Texto
Data
Leituras
782
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
-2 pontos
0
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.