Artigos : 

Sobre Olhos e Sorrisos

 
Tags:  olhos e sorrisos  
 
Open in new window


Sobre Olhos e Sorrisos
by Betha Mendonça

Não confio em sorrisos que não acompanham os olhos ou vice-versa. O sorriso é um conjunto de expressões que falam bastante sobre a pessoa. Observe fotos de pessoas sorrindo. Analise e saiba do que estou falando!

Nos sorrisos verdadeiros os olhos amiúdam um pouco e brilham como pérolas sob as pálpebras um pouco comprimidas a acompanhar lábios entreabertos. O rosto todo se ilumina com a luz que revela a aura do ser.

Suas variantes são os tímidos (diferem pela cabeça um pouco voltada para baixo e os lábios não entreabrem), os sapecas (pálpebras estão mais comprimidas, olhar lançado de baixo para cima e lábios podem ou não estar abertos) e os apaixonados. Ah, os apaixonados!Esses são inesquecíveis em brilho... Olhos que querem saltar das órbitas parecem focados a um único ser. Lábios úmidos com abertura que parece à espera de um beijo e o rosto resplandece uma ternura angelical.

Os sorrisos forçados são sofríveis. Olhos parados, sem brilho ou cor, tentam em vão amiudar-se e o sorriso abre-se de canto a canto da boca com os dentes expostos, como em comercial de pasta de dente. É o famoso sorriso de fora para dentro: a expressão facial demonstra uma coisa e o contorno dos lábios outra.

As variantes são os de álbum de família, em que todo mundo faz questão de mostrar que ali reina a paz. Se voltarmos antes da fotografia, a tia falava da saia curta da sobrinha, o pai acabara de dizer ao filho que ele é um folgado, a mulher brigara com o marido por causa da bebida... Ainda nesse grupo, tem o falso: a meia boca, com leve desvio dos lábios para um lado do rosto e olhos semelhantes ao da águia quando vê uma presa.O sarcástico, em que um olho fecha mais as pálpebras que o outro, a sobrancelha eleva-se ou desenha uma curva ascendente, enquanto os lábios entreabrem com deslocamento para o mesmo lado.

Sorrisos existem de estilos, cartografias e demonstrações interiores diferentes. Basta que você ao se deparar com um o analise... E quando você sorrir lembre-se de fazê-lo com o corpo todo e com o coração aberto!

* Desconheço autoria da imagem (Google)

 
Autor
Betha Mendonça
 
Texto
Data
Leituras
1646
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
10 pontos
10
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
gil de olive
Publicado: 23/08/2013 23:11  Atualizado: 23/08/2013 23:11
Colaborador
Usuário desde: 03/11/2007
Localidade: Campos do Jordão SP BR
Mensagens: 4838
 Re: Sobre Olhos e Sorrisos
Bonito, bem montado, inteligente! Adorei ler esse texto!Envio aplausos e desejo um lindo fim de semana!


Enviado por Tópico
GELComposicoes
Publicado: 24/08/2013 01:23  Atualizado: 24/08/2013 01:23
Membro de honra
Usuário desde: 04/02/2013
Localidade: Uberlândia - MG - Brasil
Mensagens: 2314
 Re: Sobre Olhos e Sorrisos
Os mais gostosos de ver são os de crianças.
Quanto menores, mais sinceros são.
Gostei.
Abração,


Enviado por Tópico
Migueljaco
Publicado: 24/08/2013 15:00  Atualizado: 24/08/2013 15:00
Colaborador
Usuário desde: 23/06/2011
Localidade: Taubaté SP
Mensagens: 10200
 Re: Sobre Olhos e Sorrisos
Bom dia Betha, esta sua analogia sobre o sorriso, e as suas significâncias, tem profunda pertinência, parabéns pelo seu eloquente poema, um grande abraço, MJ.


Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 24/08/2013 20:18  Atualizado: 24/08/2013 20:18
 Re: Sobre Olhos e Sorrisos
É verdade tudo que escreves aqui... o sorriso forçado (de retrato) aparece de cara, nas caras fingidas,rs.

Gosto da versatilidade da tua escrita, é bom vir ler-te... proveitoso tb.

Bjs,

ALICE


Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 24/08/2013 21:00  Atualizado: 24/08/2013 21:00
 Re: Sobre Olhos e Sorrisos
Betha,
Você sem saber descreveu o que representa a forma do sorriso e do olhar, quase como O Dr. Thomas A. Harris, psicoterapeuta americano o faz em seu livro “ EU ESTOU OK VOCÊ ESTA OK” (I’m ok you’re ok) Editora Artenova(+-1967). Trata-se de um tratado sobre análise transacional, que estuda e explica, as mudanças de nossas expressões faciais durante uma transação interpessoal . Eu li seu livro há muitos anos, nunca esqueci e até hoje utilizo o que ele ensina sobre análise comportamental. Ele também descreve a forma de olhar e de sorrir como reveladora e, baseado na observação, chega a conclusões incríveis e verdadeiras, só que gasta mais de trezentas páginas para demonstra-las(não só o sorriso e o olhar, mas também os gestos e o posicionamento do copo em geral).Li seu texto e fiquei imaginando o quanto observadora você é, pois em poucas linhas falou sobre o assunto com sabedoria, e embora faça referência só a dois itens, disse o bastante.
Meu respeito e admiração de sempre.
Jogon.