Textos : 

O grande caderno azul - XIV -Final

 
16;20 - Não achei nada de importante para ver,resolvi sintonizar no canal de musica clássica. Agora no Jazz,ouço a clássica voz de Ella Fitzgerald e a presença luxuosa de Louis Armstrong em "They Can't take that away". A bomba d'agua do vizinho funcionando,os gatinhos correndo a esmo de um lado para o outro, outros em cima do fogão, bisbilhotando as panelas. O gatinho mais novo, magro e rajado brinca com um pano de chão - Bill Evans e Stan Getz "Emilly" - lembrando-me aqueles filmes dos anos 50 com cenas noturnas - ruas mal-iluminadas e fumegantes. O sol dar o ar de sua graça. Minha cunhada no quintal, varrendo as folhas, ajeitando ou colocando as coisas no lugar. Antenor na escuridão do banheiro, dar a descarga e cantarola alguma de suas canções encabulosas. No quarto de Larissa, o educado Ruanzinho se diverte vendo uma comédia ao lado de sua amiga, a minha sobrinha Sara. Os cães no quintal entram em catarse quando veem algum gato passeando nos muros ou telhados nos quintais vizinhos.
- Entrou, Larissa? - Pergunta Antenor.
- Larissa, me dá uma saco aqui - Ordena minha cunhada por trás da grade improvisada de madeira que ela fez para aporta do quintal. Antenor vai para a sala do computador - A voz inconfundível da velha senhora dama do jazz Alberta Hunter "I've got a mind to ramble".
Larissinha vem varrer a sala e comenta sobre o relacionamento de Danielzinho e a doidinha da Kika. A voz metálica do sintetizador do computador.
As duas horas da tarde,o carteiro chamou minha atenção ao bater com os envelopes na mureta do terraço. Levantei-me meio-sonolento e fui em sua direção.Lançou-me um olhar e fulminou-me:
- Eusébio José Rodrigues?
- Sim.
- Antenor Pereira Gomes?
- Sim.
Então entregou-me os dois envelopes comerciais de cobrança e chispou-se na sua moto marela e eu entrei triste.. Jápensou se ele perguntasse:
- Raimundo Nonato Rodrigues?
- Sim.
Uma carta da Edilivre de Paris com um cheque de dez mil euros por conta dos meus direitos autorais - Iria as nuvens,pularia como um macaco. Gritaria.Deus meu, finalmente um milagre em minha entristecida vida - trinta mil reais que sanaria os problemas pendentes. Daria mil reias para Deline pelo affaire. Compraria um notebook. Construiria uma base de concreto para a caixa d'agua, forrava a casa. Botaria uma porta no meu quarto e faria dele a minha inexpugnável fortaleza.Portas e janelas novas. Cobriria a laje da oficina e a rebocava toda. Um sonho que nunca realizaria. Entregaria o portão de Dona Rose. Mandaria fazer uma estante no meu quarto e compraria os livros dos meus sonhos - as obras completas de Dostoiévski, Balzac, Dickens, Turguniev, Hemingway, Steinbeck, Faulkener, Twain e outros - uma confortável poltrona, uma caixa de som para ouvir Mozart, Beethoven, Bach e Tchaikovsky. Sintonizo no canal Disco e ouço uma velha canção de Patrick Hernandez, lembrando-me do meu velho amigo e irmão Tio Willi rodopiando nas discotecas nos domingos a noite. Tempos bons - morávamos no centro e tudo era divino e maravilhoso. Muita optalidons, caminhadas noturnas pelas ruas vazias, marcando na Avenida Dom Pedro II ou na Praça Sen. Benedito leite e as vezes a do Poeta Gonçalves Dias.

Começo da noite - Relendo algumas paginas do clássico dostoeivskiano "Crime e Castigo - são três estilos diferentes cada qual conduz com maestria e domínio perfeito a narrativa,o drama - a carpintaria - tudo é motivo de admiração,cada paragrafo por estes que releio constantemente. O odor proveniente da cozinha onde minha cunhada prepara o repasto da noite.Os mosquitos começaram a chateação de suas picadas. A batida peculiar de quem bate ovo ecoa por toda a casa até aqui no terraço.O PM vizinho da frente chega fardado,buzina e a portão de alumínio é aberta minuto depois. Ele manobra e entra de ré. As nuvens continuam carregadas, escrevo sobre a mureta debaixo da luz da lâmpada do poste.. Minha cunhada abre a porta e puxa o capacho com o nome Benvindo estampado nele para dentro da sala e a fecha novamente. As vizinhas conversam sentadas na calçada em frente residência delas. O jogo tradicional de Dominó na Casa dos Correias.Alguém janta provavelmente Professor. Um relâmpago surge no horizonte.
- Antenor tu não vem jantar, não? -pergunta minha cunhada para o genro que esta usando o computador.
Uma senhora chega do serviço. Bruce abusado late. Ultimamente estou muito recluso. de casa para oficina e vice e versa. e nada de pernadas atoas. Três dias sem álcool e sem dinheiro, mas graça a Deus tenho trabalho e esperança de ganhara uns trocados. Um grupo de pessoas conversam animadamente na calçada em frente a Casa dos Correias,um deles se afasta e vem apanhar o carro estacionado na porta do Salão do reino, entra manobra e vai embora. Os gatos passeiam tranquilamente na calçada com suas passadas silenciosas.Um rapaz me cumprimenta do meio da rua com ei. Preguinho continua na luta na sua serralheria da Praça, ele se considera um gênio da profissão, gosta de menosprezar o trabalho dos outros colegas, se acha o best dos best. Sempre me cruzamos quando vou para a oficina ele vem da padaria da esquina da rua 20 com seu primogênito no braço direito e sacola de pão. Agora esmerilha alguma coisa. A irmã de uma das minhas paixões não correspondidas mais atrás acompanhada pelo filho musculoso.Um vento mexe com as folhas do caderno. Um cão vadio no seu passo miúdo e desconfiado - minha cunhada janta na sala de estar vendo anovela e brigando com os gatos que a rodea. Entro e Antenor entoa suas canções que ninguém entende.
19;00 - Banhei-me, visto duas camisas,tiro os calções que lavei quando cheguei, mas tinha deixado-os de molho desde ontem. É a hora que mais gosto,quando deito-me no meu esfarrapado sofá e leio os meus adoráveis livros. Se fosse na época negra do vicio, estava indo para a oficina fumar maconha,uma rotina diária,todas os dias nesse mesmo horário.Mas graças a Deus,que abriu os meus olhos para o perigo que corria desnecessariamente para manter um vicio e fora as humilhações impingidas pelos traficantes.
22;40 - O quarto fedendo a urina de gato. A triste morte trágica por atropelamento do amigo de Raskolnikov, o alcoólatra Marmieladov companheiro de Catierina, pai da bela Sonia, magrinha bem bonita - emocionou-me com essa triste cena Uma das melhores, depois é lógico do assassinato da velha. Bravo. Cada releitura uma descoberta a mais. Noite fria.

 
Autor
r.n.rodrigues
 
Texto
Data
Leituras
429
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
0 pontos
0
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.