Crónicas : 

O tranco

 

Acabo de receber o maior tranco da vida. Há dois anos venho lutando e me preparando para submeter-me à cirurgia de catarata; como sou diabética o controle da glicemia dificultou manter atualizados todos os exames exigidos. Com a dieta forçada perdi uns bons quilos; se já não era gorda, sequei! Oh, céus!
Fiz a operação e voltei a enxergar. Agora estou me contendo para não meter o pé na porta do centro cirúrgico no Hospital dos Olhos e exigir do Dr. Mário Ursolino:
– Devolva já as cortinas da minha catarata! Não quero mais ver esta rugaiada. Mantenha aquele olhar abestado e inocente, descrente das dobras que me franzem as pálpebras, que me enrugam os lábios e descem pelo pescoço.
Cecília Meireles teria pena de mim ao ver o meu assombro, o meu cruel espanto quando, ao olhar-me pela primeira vez ao espelho, após a cirurgia, perguntei enlouquecida: “Onde deixei a minha outra face?”
E o distinto a jurar-me “Você é linda! Você é muito linda!” Mentiroso, enganador, aproveitador desta velhinha cegueta!
Se ao menos eu pudesse usar um véu de odalisca ou uma burca iraniana...
Contou-me a minha amiga Helena – que não tem catarata - que quando o marido chegou do hospital, depois de fazer a tal cirurgia, ao passar pela varanda do seu apartamento, exclamou, ao olhar para os telhados das casas abaixo:
– Credo! Quantas antenas de televisão!
Depois, ele entrou para o banheiro e ela ouviu um berro medonho:
– Meu Deus! Que caco velho eu estou!
Daí, disse a minha amiga que ela correu para o quarto fazer a maquiagem, tapar as rugas com base, creme e pó-compacto, antes que ele a visse e o impacto o fizesse atirá-la pela janela.
Não, eu não estou brincando não. Eu já usava óculos de lentes grossas para ler, ajudadas por valente lupa, mas estar cega assim, deste um tanto, a ponto de não me reconhecer depois de curada? Não posso acreditar!
Você vai fazer operação de catarata? Vai mesmo? Pois então prepare seu espírito: deixe de ter medo - a coisa é muito simples e rápida, não dói nada - mas, vá descrendo dos elogios maridais, das comparações que os filhos fizerem entre você e as velhinhas circunvizinhas. Deixe de se encabular por arrastar os pés e se queixar de dor nos quartos e diga, com os olhos bem abertos, como o amigo Ricardo Calmon:
– Viva a vida!



















 
Autor
Christina Cabral
 
Texto
Data
Leituras
1221
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
2 pontos
2
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
Cristina Miranda
Publicado: 06/04/2008 12:56  Atualizado: 06/04/2008 12:56
Novo Membro
Usuário desde: 24/01/2008
Localidade: Minho
Mensagens: 5
 Re: O tranco
Não é gratuito o que vou dizer, Christina.
Alguém que sempre foi belo não deixa de o ser nunca. Pense que cada sulco é um pedaço de história linda das tantas que tive o prazer de acompanhar. Dizia-lhe, na altura, naquele espaço onde tudo era um celebrar constante de Poesia, que deixava de a ler para ver imagens duma vida cheia, plena, como a sua tem sido!
Fico do lado do seu distinto, com todo o respeito, para lhe dizer que você é linda!
Aproveite, como sempre o fez, com tanta sabedoria, com tanta ternura, tudo de bom que a rodeia.
Olhe-se no espelho, e, vai ouvir dele, o maior dos elogios: "- Christina, você é, sem sombra de dúvidas, a Mulher de Olhos Grandes, mais bela! Não deixe de se olhar em mim, para que eu possa reflectir toda a beleza, para que me mantenha intacto, e, não perca o brilho!"

Qualquer pedra preciosa é ínfima, sem valor, junto dum "caquinho" doce.

Volte a perguntar ao seu distinto, querida. Aliás, nem precisa! É só deixar que ele a olhe e olhar a expressão dele, por dentro...

Nunca poderia ser feia, Amiga!
Há atributos que só alguns têm e você tem, sem precisar de qualquer pó, blush.
Lembre-se desse "Agá" maiúsculo que a distingue.
Lembre-se que a Patine do tempo só a melhora, só a torna mais bela

Beijo e quanto à sua forma de escrever, é, e, vai ser, sempre, única!

Parabéns!

Sua,
Cris