https://www.poetris.com/
 
Poemas : 

copo de três

 
Tags:  medidas    com os copos  
 
antes a pés do que a sapatos. porque doce, não azeda, alcooliza. no devido ponto de fermentação, esmagada, esfolada, do calcanhar ao quinto dedo, inicia a metamorfose, sorte de crisálida a borboleta. idade curta até uma boca cheia de sede. no lagar convém manter o espírito aceso. seja a uva que no cacho ganhou sol, mas também frio e chuva; ou o rio que ganhou chuva, mas também o calor do sol, o vento que seca, o silêncio. já nem falo do Homem. quanto ferro e fogo enterro no jogo de perder e perder. sorrisos, beijos, carícias, a canção de embalar da mãe, ou do pai. tempo. nos dias cinza a fome, a violência do chão, do soco sem mão. mas o ter ganha sempre. a mesa inclina. sem medo, sem batota com batoteiros acotovelados, de esperto armados. algures o amor e a ferida, é um ter mais e um menos ter. completa e complica a poda da videira. da simples, mas bela asneira que é a vida. a sapatos, nunca.


Sou fiel ao ardor,
amo esta espécie de verão
que de longe me vem morrer às mãos
e juro que ao fazer da palavra
morada do silêncio
não há outra razão.

Eugénio de Andrade

Saibam que agradeço todos os comentários.
Por regra não respondo.

 
Autor
Rogério Beça
 
Texto
Data
Leituras
757
Favoritos
2
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
28 pontos
6
3
2
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 07/12/2019 20:01  Atualizado: 07/12/2019 20:01
 Re: copo de três
.
Certamente um dos melhores textos que já escreveste, a todos os níveis: emocional, estrutural, imagético, prosódico...
Muita técnica e muita intensidade.
Parabéns, caro irmão de letras.

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 16/08/2021 20:06  Atualizado: 16/08/2021 20:06
 Re: copo de três
caro amigo, este é mais um texto à moda de fernando pessoa e eu, não entendo a natureza dos perdidos. pessoa não..., foi um perdido. o pior que o mundo humano pode alcançar. ainda hoje não entendo porque o mundo literário português decidiu enveredar pelo caminho do chico-esperto. por ser bonito! incompreensível aos olhos do vazio! o pessoa era um bêbado inútil. só mesmo os portugueses racistas é que olham para a sua obra. a humanidade precisa de mais muito mais. coitada da ofélia... enfim.
olhe, ponha os olhos herberto.
este país devia mudar os olhos porque, nós sabemos que embora haja pior, isto é uma desgraça. pessoa! froda-se. tocou ao bicho a vida toda. se a natureza precisa-se dele para se reproduzir... já tinha acabado há muito. um autentico... inútil que continua a fazer inúteis.

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 16/08/2021 20:21  Atualizado: 16/08/2021 20:21
 Re: copo de três
ah... esqueço-me... arranjava sempre desculpa para não viver. e não era espelho para; foi mesmo assim, um desgraçado. pediu pediu pediu bebeu bebeu bebeu, mas, o que é que fez de bom! nada, absolutamente nada. os portugueses também são racistas e ao elegerem um chico-esperto para os representarem... baixinhos. chega de chico espertice. o pessoa tinha tanta alma que copiava o que lhe chegava e acabou pior que eu. que grande homem! génio! um zé-ninguém. mas nós temos grandes poetas. nem todos são zés ninguéns. claro que a merda apenas gosta de merda


Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 16/08/2021 20:48  Atualizado: 16/08/2021 20:48
 Re: copo de três
ó rogério, você hoje vai levar comigo. o modernismo foi das piores coisas que o mundo pode ver. eu não sou bonito, mas o modernismo está completamente fora de uso. habituamo-nos a ser um terra de chicos-espertos e eu até certo ponto fui convencido... a primeira vez que saí desta terra de merda, ... a primeira vez... fui à suíça, enfim... ó meu caro, todos os escritores querem ser fernando pessoa. o homem mais atrasado do mundo. não entendo porquê. ou antes, entendo que se queira fazer do mundo uma merda. mas, diga-me uma coisa, será que não podemos fazer melhor! uma vez um grande pintor da minha terra. o júlio, disse-me, andava como ainda ando a aprender...: olha, o eugénio vem cá amanhã, aparece às tantas horas... ó... eu fui. o eugénio sim... só que... ide todos à merda, com o devido respeito claro. tem uma boa noite. um abraço

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 16/08/2021 21:23  Atualizado: 16/08/2021 21:23
 Re: copo de três
ainda cá estava, ainda... tem uma boa noite. um abraço. tudo de bom meu caro.