Contos : 

Acordei o Galo

 
Acordei o Galo
 
Acordei o Galo Sempre foi fácil acordar com o canto do galo. Temos humores e rumores, vidas e vidas. Nós temos tempos diferentes… Eu acordo sempre cedo. Na velhice, dormimos menos e pretendemos alcançar sempre mais. A mais-valia já existe desde sempre em nosso país! É! Faz tempo. Mas agora são tantos roubos e desmandos que fico envergonhada. Sou brasileira e daí! Salários miseráveis e políticos corruptos, unindo na caixa de pandora, bancos e juízes. Pena, de quem> O povo brasileiro é Índio, somos dóceis e aceitamos tudo sem cessar, redescobriram o Brasil mil vezes e daqui sai o ouro, as pedras preciosas, os metais, madeiras, informações sobre nossas plantas e suas curas, e tanto mais! _ Somos ricos! _Sim! Somos! Multiculturas, pluralidades, diferenças e muitas riquezas naturais, além do que a terra nos oferece, alimentos e cultivos diversos, devido ao clima tropical, que sempre é bom. Senão fossem os gananciosos, as megas indústrias poluidoras, os agrotóxicos e as empresas tóxicas como Odebrecht da vida afora… a Vale do Rio Doce, Belo Monte, entre outros tantos doces que viraram: lamas, mortes, falcatruas, roubos, etc. A alegria de nosso folclore e culturas não são o suficiente, o povo esquece sempre de tudo, prefere acreditar num homem que se diz Deus, numa fé que arrecada dinheiro, ou no vil metal. Esse que nos consome no dia a dia, e nos leva a uma falência dos órgãos vitais. O Coração, a esperança e o desanimo. Bom dia, a Lua cheia que clareia nossa manhã, e as nuvens já estão a cobrir o céu carioca de vergonha e águas sujas… O Rio está quase morto, é um plano de morte, penso que começou, faz tempo…
Cada um com sua ideia de vida diferente para a Cidade.
Vivi os ensinamentos de esquerda das favelas na ditadura; o acordo com os morros de Brizola; o descaso de muitos. As pesquisas com verbas de Washington junto ao Governo, num projeto de despoluição da Bahia de Guanabara, que simplesmente, de nada adiantou ou foi realizado. Vivi a maquiagem dos bairros de César, a política do faz de conta que aqui é Europa de Paes, e os roubos seguidos de Cabral, Pezão, entre outros, então, o que se espera de um Prefeito que só faz suas Igrejas… Enquanto teremos um mês de carnaval e todos sem receber nos teatros da Prefeitura, na Saúde e as Escolas sem aulas… Uma água que ninguém pode beber, e a cidade segue como nunca! Tão abandonada e isolada a uma sorte inexistente… Tenho coragem de dizer: Somos todos omissos e tolos, e acreditamos que “a mais-valia vai acabar Seu Edgar!”
Continuamos acordando cedo para assim em coro, apoiarmos os que nos vendem a um vintém para alguém que revende por milhões.
Acorda! O galo já cantou faz tempo!


Diana Balis

 
Autor
DianaBalis
 
Texto
Data
Leituras
526
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
0 pontos
0
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.