Frases e Pensamentos : 

Medo e conflito

 
“1. Ficar com medo parece ser involuntário; algo além do teu próprio controle. Entretanto, só os atos construtivos devem ser involuntários. A presença do medo mostra que fizeste com que pensamentos corporais subissem ao nível da mente. Essa é uma confusão óbvia de níveis.

2. Não desculparias um comportamento insano da tua parte dizendo que não pudeste evitá-lo. Por que serias condescendente com pensamentos insanos? Há uma confusão aqui que farias bem em olhar com clareza. Tu podes acreditar que és responsável pelo que fazes, mas não pelo que pensas. A verdade é que és responsável pelo que pensas, porque é só nesse nível que podes exercitar a escolha. O que fazes vem do que pensas. Tu não podes separar-te da verdade “dando” autonomia ao comportamento. Sempre que sentes medo, é um sinal seguro de que permitiste que a tua mente criasse de forma equivocada.

3. Não faz sentido acreditar que controlar o resultado de um pensamento equivocado pode resultar na cura. Quando estás amedrontado, escolheste errado. Essa é a razão de te sentires responsável por isso. Tens que mudar a tua mente, não teu comportamento, e isso é uma questão de disponibilidade. Tu não precisas de orientação exceto ao nível da mente. O único lugar da correção é o nível onde a mudança é possível. A mudança nada significa ao nível dos sintomas, onde não pode funcionar.

4. A correção do medo é tua responsabilidade. Quando pedes a libertação do medo, deduzes que não é. Deverias pedir, ao invés disso, ajuda nas condições que trouxeram o medo. Essas condições sempre acarretam uma disponibilidade para estar separado. Nesse nível podes evitar isso. Tu és por demais tolerante em relação às divagações da mente e condescendes com passividade às criações equivocadas da tua mente. O resultado particular não importa, mas o erro fundamental sim. A correção é sempre a mesma. Antes de escolheres fazer qualquer coisa, pergunta se a tua escolha está de acordo com a verdade e com o amor. Se estás seguro disso, não haverá medo.

5. O medo é sempre um sinal de tensão, surgindo todas as vezes em que o que queres entra em conflito com o que fazes. Essa situação surge de duas maneiras: primeiro, podes escolher fazer coisas conflituosas, seja simultaneamente ou sucessivamente. Isso produz um comportamento conflituoso que te é intolerável, porque a parte da mente que quer fazer uma outra coisa é ultrajada. Segundo, podes comportar-te como pensas que deverias, mas sem quereres inteiramente fazê-lo. Isso produz um comportamento consistente, mas acarreta grande tensão. Nos dois casos, a mente e o comportamento estão em desacordo, resultando em uma situação na qual tu fazes o que não queres fazer totalmente. Isso faz surgir um senso de coerção que usualmente produz fúria e a projeção está propensa a vir em seguida. Sempre que há medo, é porque ainda não escolheste em tua mente. Portanto, a tua mente está dividida e o teu comportamento inevitavelmente vem a ser errático. A correção ao nível do comportamento pode deslocar o erro do primeiro para o segundo tipo, mas não obliterará o medo.

6. A lição aqui é bastante simples, mas particularmente propensa a não ser vista. Portanto, vou repeti-la. Apenas a tua mente pode produzir medo. Ela faz isso sempre que está em conflito em relação ao que quer e produz tensão inevitável, porque o querer e o fazer estão em discordância. Isso pode ser corrigido só através da aceitação de uma meta unificada.

7. O primeiro passo corretivo para desfazer o erro é saber antes de tudo que o conflito é uma expressão de medo. Diz a ti mesmo que de alguma forma tens que ter escolhido não amar, ou o medo não poderia ter surgido. O medo surge da falta de amor.

8. É óbvio, então, que quando tens medo, te colocaste em uma posição em que necessitas de correção. Fizeste alguma coisa sem amor, tendo escolhido sem amor.

9. Todos experimentam medo. No entanto, seria preciso um pequeno pensamento certo para reconhecerem porque o medo ocorre. Poucos apreciam o poder real da mente e ninguém permanece plenamente ciente dele o tempo todo. Porém, se esperas poupar-te do medo, existem certas coisas que tens que reconhecer e reconhecer plenamente. A mente é muito poderosa e nunca perde a sua força criativa. Ela nunca dorme. Ela cria a cada instante. É duro reconhecer que o pensamento e a crença se combinam em uma onda de poder que pode literalmente mover montanhas. À primeira vista parece que acreditar em tal poder acerca de ti mesmo é arrogância, mas não é essa a razão real pela qual não acreditas nisso. Preferes acreditar que os teus pensamentos não podem exercer influência real porque, de fato, tens medo deles. Isso pode diminuir a tua consciência em relação à culpa, mas a custo de perceberes a mente como impotente. Se acreditas que o que pensas não tem efeito, podes deixar de ter medo do que pensas, mas dificilmente estás propenso a respeitar teu pensamento. Não existem pensamentos vãos. Todo pensamento produz forma em algum nível.”


Do livro ACIM – Foundation for Inner Peace


Viver é sair para a rua de manhã, aprender a amar e à noite voltar para casa.

 
Autor
silva.d.c
Autor
 
Texto
Data
Leituras
756
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
4 pontos
2
1
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 13/07/2021 14:09  Atualizado: 13/07/2021 14:10
 Re: Medo e conflito
Como sempre muito bom ler seus pensamentos é generoso em compartilhar seus conhecimentos, já que de outra maneira não poderia ter o prazer dessa leitura, que vai ser relida várias vezes.
Eu sei que conheci um pouco de mim assim como existe reciprocidade.
O livro que todos têm acesso é a Bíblia ( um livro ou qualquer livro deveria ser respeitado ) mas ainda assim precisa ser traduzido, e as vezes é explicado por pessoas cegas.
Existe muitas pessoas inteligentes que não consegui chegar a sua mensagem ao ouvido de todos, pessoas inteligentes que prefere discutir , buscar argumentos contra religião mas enquanto fazem isso pessoas aproveitadores que não tem piedade das pessoas toma o lugar de pessoas inteligentes.
Eu digo isso porque eu poderia encaixar os seus pensamentos na Bíblia assim como encaixar a Bíblia em seus pensamentos.

Mas novamente eu digo que gostei e muito ajudou na formação de minha opinião. Um pensamento riquíssimo e totalmente aceito por mim.
Bem eu poderia tirar várias partes do texto para um diálogo.

Obrigada