Poemas : 

Desde...

 
Desde o olho dividido
Pelas três irmãs satânicas
Que enganaram em vaticínios
A falsa coroa britânica;

Desde o primata primitivo
Na sua primeira infância
Do primeiro papiro egípcio
Até a Dieta Germânica;

Desde os tempos que são idos
Desde os templos dos romanos
Da queda fatal de Ílion
Da dispersão dos ciganos;

Desde a hebraica diáspora
Do Grande Cisma do Oriente
Dos filósofos pela Ágora
De uma Grécia decadente;

Desde o Concilio de Nicéia,
De Éfeso ou de Trento
Dos grandes moinhos de vento
Na busca por Dulcineia;

Desde tempos imemoriais
Da Hégira mulçumana
Das Cabalas ancestrais
Da Thelema em hexagrama;

Dos chineses ideogramas
Dos labirintos de Cnossos
Do Homo Naledi e seus ossos
Desde os primeiros pentagramas;

Desde os avanços dos vândalos
Da queda de Constantinopla
(Que foi um dia Bizâncio)
DesdeTebas das cem portas;

Desde o avanço de Átila
Da morte de Gengis Kan
Desde a conquista da Ática
Desde a aurora dos escoceses clãs;

Desde as conquistas ibéricas
Das desavenças sunitas
Da descoberta da América
Da epopeia na Costa da Mina;

Dos sacrifícios maias
Das atrocidades astecas
Das assírias bibliotecas
Do nascimento de Gaia...

Selene percorre o céu
E Apolo o percorre com seu carro
Mas o Homem que se fez de Deus
Nunca deixou de ser... barro!










Gyl Ferrys

Glossário:

As Greias: Greias (em grego Γραῖαι, as "anciãs", as "cinzentas") são personagens da mitologia greco-romana. Eram três irmãs que desde o nascimento tinham cabelos grisalhos. [1] Eram as irmãs Dino (Δεινώ, "temor"), Ênio (Ἐνυώ, "horror") e Pênfredo (Πεμφρηδώ, "alarme"), filhas de Fórcis e Ceto e irmãs das Górgonas, com as quais eram frequentemente confundidas. Todas as três, em conjunto, possuíam um só dente e um só olho, dos quais se serviam alternadamente.

As três bruxas de Macbeth: O primeiro ato da peça abre entre trovões e relâmpagos, com as Três Bruxas decidindo que seu próximo encontro será com Macbeth. Na cena seguinte, um sargento ferido apresenta-se ao rei Duncan da Escócia, relatando que seus generais Banquo e Macbeth, que é tano (barão) de Glamis, acabaram de derrotar as forças aliadas da Noruega e da Irlanda, lideradas pelo rebelde Macdonwald. Macbeth, parente do rei, é louvado por sua bravura e habilidade na batalha.

A Dieta Germânica: A Dieta Germânica era o órgão representativo da Confederação Germânica (1815-1866), que se reunia em Frankfurt-am-Main, da qual os Habsburgos detinham a liderança. O principal objetivo da Dieta era assegurar o princípio da legitimidade monárquica e opor-se às forças favoráveis à unidade alemã.

Ílion: Troia (em grego antigo Τροία, transl. Troia, ou Ίλιον, transl. Ílion; em latim Troia ou Ilium; em hitita Wilusa ou Truwisa; em turco Truva[1]) é uma cidade lendária, onde ocorreu a célebre Guerra de Troia, descrita na Ilíada, um dos poemas atribuídos a Homero.

Dispersão dos Ciganos: Este povo espalhou-se pela Ásia e Norte da Europa num surto de migração que deu origem à denominação povo Rom. Um outro fluxo de migração passou pelo Egito, daí o nome de gypsy, tsigane, gitano e cigano, e veio a espalhar-se pelo Norte de África, Península Ibérica e Sul da Europa.

Diáspora Hebraica: Diáspora judaica (no hebraico tefutzah, "dispersado", ou גלות galut "exílio") refere-se a diversas expulsões forçadas dos judeus pelo mundo e da consequente formação das comunidades judaicas fora do que hoje é conhecido como Israel, partes do Líbano e Jordânia (por dois mil anos).

O Grande Cisma : O Grande Cisma foi o evento que causou a ruptura da Igreja Cristã, separando-a em duas: Igreja Católica Apostólica Romana e Igreja Católica Apostólica Ortodoxa, a partir do ano 1054,[1][2] quando os líderes da Igreja de Constantinopla e da Igreja de Roma se excomungaram mutuamente.

Ágora: Ágora (ἀγορά; "assembleia", "lugar de reunião", derivada de ἀγείρω, "reunir") é um termo grego que significa a reunião de qualquer natureza, geralmente empregada por Homero como uma reunião geral de pessoas. A ágora parece ter sido uma parte essencial da constituição dos primeiros estados gregos.

Concílio de Niceia: O Primeiro Concílio de Niceia foi um concílio de bispos cristãos, reunidos na cidade de Niceia da Bitínia (atual İznik, província de Bursa, Turquia) pelo Imperador Romano Constantino I em 325. Constantino I organizou o concílio nos moldes do senado romano e o presidiu, mas não votou oficialmente.

Concílio de Éfeso: O Primeiro Concílio de Éfeso foi um concílio de bispos cristãos convocado em Éfeso (perto do atual Selçuk na Turquia), na Ásia Menor, realizado em 431 pelo imperador romano Teodósio II. Este terceiro Concílio Ecumênico, um esforço para alcançar consenso na igreja através de uma assembleia representando toda a cristandade,[1] debateu sobre os ensinamentos cristológicos e mariológicos de Nestório, patriarca de Constantinopla.

Concilio de Trento: O Concílio de Trento foi uma reunião do clero católico, que aconteceu entre 1545 e 1563, que reafirmou os dogmas da Igreja questionados pela Reforma Protestante, bem como estabeleceu ações para conter o avanço do protestantismo e possibilitar a expansão da fé católica pelo mundo.

Os Moinhos de Ventos: O episódio dos moinhos de vento se tornou a própria metáfora da loucura, o resumo da ópera de Dom Quixote. Nele, um louco cavaleiro investe sua lança contra as imensas pás rodantes de um moinho, tendo como testemunha o atônito e fiel escudeiro Sancho Pança que tentara em vão dissuadi-lo.

Dulcineia: Dulcineia de Toboso é uma personagem fictícia do romance Dom Quixote,[1] escrito por Miguel de Cervantes. Mulher imaginária e perfeita, corporizada noutras personagens e inspirada na camponesa Aldonza Lorenzo, encarnação da «Beleza e da Virtude»

Hégira: Hégira (em árabe: هجرة; romaniz.: Hijraʰ; lit: "exílio", "separação") foi a fuga de Maomé de Meca para Medina, que marca o ano inicial do calendário islâmico.

Cabala: termo cabala vem do hebraico Qabbalah, que literalmente significa “receber” ou “algo recebido”, referindo-se ao processo inicial no qual a transmissão era oral. Para o judeu, esse termo também possui o significado de “tradição”, ou seja, significa a tradição mística em Israel.

Thelema: Thelema ( /θəˈliːmə/) é uma filosofia religiosa baseada em um postulado de mesmo nome, adotado como princípio fundamental por algumas organizações ocultistas, desenvolvida no início de 1900 por Aleister Crowley, um escritor inglês e mago cerimonial.

Ideogramas: Os caracteres chineses ou caracteres Han são logogramas utilizados como sistema de escrita do chinês, japonês, coreano e outros idiomas, como por exemplo o dong. Foram usados na Coreia do Norte até 1949 e no Vietname até o século XVII.

Labirinto de Cnossos: A maior atração arqueológica de Creta é o Palácio de Knossos, lugar onde teria sido construído o labirinto do minotauro da mitologia grega.

Homo Naledi: Homo naledi é uma espécie extinta da tribo Hominini, uma nova espécie de hominídeo, anunciada em 2015, que tem características do pré-humano Australopithecus e poderia ser a espécie mais antiga do gênero Homo.

Pentagrama: O pentagrama é uma figura que pode ser construída por uma linha única, linha fechada entrelaçada sendo considerado símbolo da perfeição.

Os Vândalos : Os vândalos eram uma tribo germânica oriental que penetrou no Império Romano durante o século V, entrando na Gália, atravessando a Ibéria e conquistando o norte da África, onde criaram um Estado, estabelecendo a sua capital em Cartago, uma antiga cidade fenícia que fora ocupada pelos romanos desde o fim das Guerras Púnicas

Queda de Constantinopla: Queda de Constantinopla (em grego medieval: Ἅλωσις τῆς Κωνσταντινουπόλεως; romaniz.: Halōsis tēs Kōnstantinoupoleōs; em turco: İstanbul'un Fethi) foi a captura da capital do Império Bizantino pelo exército invasor otomano no domingo de Pentecostes, 29 de maio de 1453, dando início à Idade Moderna.

Tebas De Cem Portas: Tebas (Uaset em antigo egípcio) foi uma cidade do Antigo Egito. Localizada a 800 km do delta do Nilo a sul de Alexandria. Foi capital do reino durante o Império Novo (c. 1550 a.C. - 1070 a.C.). Foi, posteriormente, a capital das províncias romanas de Tebaida e da Tebaida Superior.

Átila: Átila (em latim: Attila, em grego clássico: Ἀττίλα; Panônia, c. 400 – março de 453) frequentemente referido como Átila, o Huno, foi rei dos hunos e chefe de uma confederação tribal de hunos e povos germânicos e iranianos, que governou o maior império europeu de seu tempo, cujo território se estendia do sul da atual Alemanha, no oeste, até o rio Ural, no leste; e do mar Báltico, no norte, até o mar Negro, no sul. Durante seu reinado, levou a cabo uma política agressiva de cobrança de tributos e eventualmente de intervenção militar em reinos vizinhos, que viria a torná-lo um dos inimigos mais temidos dos impérios romanos Ocidental e Bizantino.

Gengis Kan: Gengis Khan, também grafado como Gengis Cã, Gêngis Cã ou Gengiscão, foi o primeiro grão-cã e o fundador do Império Mongol.

Ática: Ática (em grego: Ἀττική; romaniz.: Attikḗ ou Attikī́) é uma região administrativa e histórica que engloba a cidade de Atenas, capital da Grécia.

Clãs Escoses: A sociedade tradicional escocesa funciona em modo de clã. Os membros de um clã são sinalizados através do nome e das cores do tartan, isto é, do motivo encontrado no kilt. Mas esse método de identificação é relativamente recente e remonta ao século XVIII.
 
Autor
Gyl
Autor
 
Texto
Data
Leituras
256
Favoritos
3
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
30 pontos
0
3
3
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.