Textos -> Outros : 

A... CASCA!

 
Tags:  www.luso-poemas.net  
 
Tudo que é Animal, Vegetal e, até Mineral (este, com raras incidências), tem uma camada exterior a lhe compor e proteger das intempéries e dos assédios de matérias estranhas, que se aproximam Deles, de forma benéfica e/ou maliciosa! Com o fito de lhes causar algum Bem ou, Mal!

Os Cristais, Pedras preciosas ou, Semipreciosas, têm as Jaças em seus conteúdos, retirando, em parte, os seus resplendores.

As árvores têm as Cascas ou, Cascão, a lhes protegerem o tronco, juntamente com as folhas e espinhos, amparando das intempéries e dos Homens não munidos de ferramentas de corte, todavia, essa mesma casca, prejudica os arvoredos no caso de incêndios, quando, acumulam brasas a lhes ceifarem a vida.

Os Ovos, Pães, Bananas etc. têm a proteção externa, em forma de Casca, que lhes protegem o conteúdo contra o desvanecimento da sua matéria interior.

Só o Homem, este eterno insatisfeito e predador insaciável de Tudo ao seu derredor em proveito próprio, não dá o devido valor a sua Casca, cujo nome é amenizado para... Pele! Com a missão de proteger o seu corpo. Quando o faz, está apenas e, tão somente, procurando se embelezar a vista dos demais!

Se não tivéssemos uma Pele a nos proteger diuturnamente, não conseguiríamos viver mais do que alguns meses, por sermos massacrados pelos insetos, intempérie, calor e frios elevados e, pressões das mais variadas a nos encolher, desidratando, em direção da nossa arcada óssea que, também, pela falta da Pele, se desintegraria totalmente.

Quando o Ser Humano adoece, procura tratamento médico ou, natural, para se livrar dos males interiores, todavia, pouco dando importância aos avisos vindo da sua pele, aos quais, apenas, os ameniza com algumas pomadas e ungüentos oleosos. Fica, a sol descoberto, na maior parte do dia, recebendo, em cheio, os raios solares não benéficos e, quando fica mais moreno, se vangloria dessa circunstância. No frio intenso, pouco se importa com os reclames da sua Pele, cobrindo-a com cobertores que não protegem e, sim, apenas, não deixa sair o calor do seu corpo.

Como já disse, a nossa Pele, para nós, é muito mais valiosa do que as jóias e adereços, com os quais, os sobrepomos a Ela.

A pele humana é tão potente, ao ponto de, quando estamos decrépitos, Ela nos acompanha cheia de rugas, porém... Funcionando na nossa constante proteção!

Resumindo: Não olhem a sua Pele como um envoltório complementar da sua beleza (ou feiúra) corporal! Ela é a razão de ser e, de estar, do seu físico, atuando como um seguimento de células acondicionadas, perimetralmente, ao redor dos seus órgãos internos, os protegendo de todos os assaltos maléficos vindos do exterior.

Sem a Pele! Será a consumação total de todo o seu organismo. Proteja-a! E, estará amparando Você, na totalidade da sua existência terrena!

Sebastião Antônio Baracho.
conanbaracho@uol.com.br

 
Autor
S.A.Baracho
 
Texto
Data
Leituras
768
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
0 pontos
0
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.