Poemas : 

Escrever ao som de... 2020

 
Open in new window

Na semana passada, tivemos mais um conjunto muito diversificado de participações, com textos surpreendentes que vale a pena reler no nosso ebook, que já foi atualizado. Obrigado à colaboração dos poetas Alemtagus, MarySSantos, Luxena, Benjamin Pó, AlexandreCosta, Aline Lima, agniceu, Alpha e DCM_78. Ficamos à espera dos textos de quem ainda não colaborou. Este livro também é seu se o desejarem.

Nesta semana, vamos dar atenção ao ano de 2020.

A primeira canção é “Ninguém” e junta duas vozes de heranças musicais bem brasileiras: Fran é Francisco Gil, filho de Preta Gil e neto de Gilberto Gil; Chico Chico é filho de Cássia Eller. A canção integra o álbum “Onde?” e foi a única faixa inédita do disco, escrita pelos dois na véspera das gravações, ao lado de releituras de temas de Itamar Assumpção, Luiz Melodia e do próprio Gilberto Gil. Trata-se de uma canção aparentemente muito simples, mas cheia de subtilezas a descobrir, nomeadamente na letra.

A segunda canção tem como título “Quase Dança” e é interpretada por Cláudia Pascoal, fazendo parte do seu álbum de estreia, que tem o sugestivo título de "!". A melodia e a letra mostram bem o lado criativo e descontraído desta cantora, que se deu a conhecer ao grande público após representar Portugal no Festival Eurovisão da Canção de 2018. O videoclipe desta canção foi idealizado e realizado pela própria artista com a ajuda da família, brincando com elementos tradicionais da música e da cultura portuguesa.

fran & chico chico – "ninguém"


Cláudia Pascoal – "Quase Dança"


O som está lançado. O poema, agora, é seu.

Nota: Caso não se identifique com nenhuma das canções sugeridas, pode inspirar-se numa outra, desde que seja do ano a que se refere o post.


 
Autor
Luso-Poemas
 
Texto
Data
Leituras
278
Favoritos
2
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
33 pontos
11
3
2
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
Alemtagus
Publicado: 18/05/2026 19:34  Atualizado: 18/05/2026 19:34
Moderador
Usuário desde: 24/12/2006
Localidade: Montemor-o-Novo
Mensagens: 4258
 Re: Escrever ao som de... 2020
Menina, olha ali no por-do-sol
Os pés descalços na água fria
Doce e só em brilho diamante
Um corpo onde meu se enrole
Também por aqui o teu trazia
Feito de seda macia e vibrante

E os braços loucos em rodopio
Trocam um beijo por um passo
Gritam e ecoam amor e paixão
O vento livr'e belo num arrepio
Corre-nos mundo num pedaço
E noutro e outro até mais não

Abraça-te nestes meus abraços
Beija-me com todos teus beijos
Faz dos teus olhos espelho meu
E os pés na água fria descalços
E as folhas que contam desejos
E as estrelas a brilhar lá no céu

Enviado por Tópico
agniceu
Publicado: 18/05/2026 23:39  Atualizado: 18/05/2026 23:39
Colaborador
Usuário desde: 08/07/2010
Localidade:
Mensagens: 808
 Re: Escrever ao som de... 2020 de fran & chico chico – "ninguém"
Perdidos na idade do tempo

Não sei ao certo a idade do teu coração.
Desconfio que tem a idade do meu,
no dia em que ambos acertaram
os batimentos e
ritmaram velozmente
os tambores
dos seios.

É tão bonito dizer a idade
incerta do nosso coração
aos nossos medos!

Nascemos
naquela tarde.

O nosso olhar
replicou
o beijo
do sol
na face
do mar.

O calor da nossa pele
aconchegou a ansiedade
de apressar os gestos
mais singulares.

Desde essas horas, já
se somaram milhares
de outras
manhãs,
noites
e tardes.

Aparentemente,
o bandido tempo
deveria ter envelhecido
o sentimento
que nos une,
turvado as imagens
desses momentos,
desligado o encantamento
precoce
de um mágico
instante.

No entanto,
rejuvenesce
a cada
partícula de luz
lançada
no universo
uma
vontade
de sermos
completos
em qualquer
parte.

Enviado por Tópico
AlexandreCosta
Publicado: 19/05/2026 22:51  Atualizado: 19/05/2026 23:01
Administrador
Usuário desde: 06/05/2024
Localidade: Braga
Mensagens: 1633
 Re: Escrever ao som de... 2020
.
"Ninguém" - Fran & Chico Chico


Destempo

não temo esse monstro insolente
todo rodas dentadas sem atrito
que giram sobre eixo não prescrito
um bicho incansável sem presente

parece no universo o mais aflito
vindo de um passado sem nascente
a correr pro futuro eternamente
como se fosse a todos o proscrito

nada me importa a carne que devore
pra saciar-lhe a fome de apressado
jamais me comerá no lado inverso

e quanto mais em mim eu me demore
deitado em folhas brancas descansado
mais vivo me verá em cada verso


19-05-2026

Enviado por Tópico
Liliana Jardim
Publicado: 20/05/2026 10:15  Atualizado: 20/05/2026 10:15
Colaborador
Usuário desde: 08/10/2007
Localidade: Caniço-Madeira
Mensagens: 4527
 Re: Escrever ao som de... 2020
O Desenho das Horas

Sem saber de mim, vejo os dias passarem
pétalas sem aroma perdidas na calçada
enquanto os relógios do mundo conspiram

Corro no silêncio de meus passos
à procura do amanhã desconhecido
perco-me nas entranhas de mil pensamentos,
como se a vida fosse uma eterna luta.

O teu olhar distante, que outrora me aquecia,
é agora um brilho baço, névoa vazia
de tudo o que passa na estrada da vida
e amanhã nascerá mais um dia
com os sons do teu silêncio a rasgar o vazio,
dar-me-ei inteira às vontades do vento,
imaginando o calor da tua voz quente

Enviado por Tópico
Alpha
Publicado: 20/05/2026 17:41  Atualizado: 20/05/2026 18:03
Membro de honra
Usuário desde: 14/04/2015
Localidade:
Mensagens: 2337
 Re: Escrever ao som de... 2020
Fingir

Fingir gostar de alguém
é permanecer sem estar.
É dizer fica suavemente
quando tudo por dentro
já se despediu.

Há um cansaço cruel
nos afetos ensaiados
conversas sem desejo
abraços sem abrigo
ternuras que morrem
antes do toque.

Quem finge
carrega uma culpa muda
porque às vezes tenta sentir
mas o peito permanece fechado
como luzes acesas
numa casa vazia.

E o outro acredita.
Sorri, floresce, entrega-se.
Enquanto alguém sustenta o amor
com a delicadeza cansada
de quem permanece
onde já não existe.

Até que chega a noite
em que fingir pesa mais que existir.
E amar por mentira torna-se isto:
deitar ao lado de alguém
enquanto o coração ausente
permanece noutro lugar!

Enviado por Tópico
Benjamin Pó
Publicado: 21/05/2026 15:45  Atualizado: 21/05/2026 17:17
Administrador
Usuário desde: 02/10/2021
Localidade:
Mensagens: 956
 Re: Escrever ao som de... 2020
.
coreografia

este arbusto
que dançava nas dunas
insinuando-se com a brisa
meneando-se com a nortada
parou
quando a gaivota escolheu
a sua sombra
para deixar uma gota de sal
entre as raízes
antes de mais um voo

se voltar
a ouvir a sua voz
talvez responda
já me esqueci
de como se dança
estão secos
a gota a sombra o vento

(inspirado em "Quase Dança", de Cláudia Pascoal)

Enviado por Tópico
AlexandreCosta
Publicado: 21/05/2026 22:47  Atualizado: 21/05/2026 22:47
Administrador
Usuário desde: 06/05/2024
Localidade: Braga
Mensagens: 1633
 Re: Escrever ao som de... 2020
.
"Quase Dança" - Cláudia Pascoal


Patinagem de costas

não malhou no malhão
nem virou no vira
queria canapé no ballet
frango no tango
gamba no samba
e vinho no corridinho
turvaram-se-lhe os pés
embrulhou-se no hula
tresmalhou-se na chula
e em apuro no Kuduro
levou chapada na lambada
e a bomba da kizomba
nunca mais lhe deu a pomba
só patins e mais nada


21-05-2026

Enviado por Tópico
Luxena
Publicado: 22/05/2026 17:57  Atualizado: 22/05/2026 17:57
Da casa!
Usuário desde: 07/03/2025
Localidade: Brasília
Mensagens: 245
 Re: Escrever ao som de... 2020
Arranhando Paredes

e toda essa angústia, então?
são preocupações evidentes (óbvias)
você nem liga para aquele peixe
que se afoga no oriente

amarelo e preto é tudo o que vejo
e mais alguns toques de vermelho
vermelho, como o azul do teu heme
quando o matou no leito

o céu parece inspirar
qualquer tipo de atitude
isso também reacendeu o fogo
da tua tão citada solitude

que causou a explosão
daquela dita revolução

Enviado por Tópico
Aline Lima
Publicado: 24/05/2026 00:53  Atualizado: 24/05/2026 00:54
Administrador
Usuário desde: 02/04/2012
Localidade: Brasília- Brasil
Mensagens: 1193
 Re: Escrever ao som de... 2020
.
meio centímetro de mundo

às vezes danço
mas o giro não fecha
sobra um atraso de voo
perco o passo, o corpo desarma
feito bicho saindo do alcance da lanterna

há uma versão minha
que só encosta no mundo
sem testemunha

ela não fala
escuta o ar
e recua

tudo continua no lugar:
copos suados,
faróis no vermelho,
gente atravessando a rua

mas a realidade afunda
meio centímetro
e eu escapo junto

nessa hora
meu nome fica longe
de qualquer firmeza

feito roupa esquecida
num banheiro de festa

e o silêncio,
pela primeira vez,
não parece falta

parece retorno

Enviado por Tópico
DCM_78
Publicado: 24/05/2026 23:17  Atualizado: 24/05/2026 23:17
Super Participativo
Usuário desde: 05/01/2026
Localidade: Lisboa
Mensagens: 126
 Re: Escrever ao som de... 2020 fran & chico chico "ninguém"
Tempo

Tudo o que temos é tempo
A contagem começou
E não abranda

O tempo marca-nos
E deixa marcas
Neste ciclo da natureza

Vivemos o passado
Estamos no presente
E almejamos o futuro

Na dádiva que é a vida
Viagem alucinante e sofrida
Aprecia cada segundo

Tempo é sorte
E ainda que ninguém controle nada
Foi bom, tive sorte.

Enviado por Tópico
Liliana Jardim
Publicado: 25/05/2026 16:59  Atualizado: 25/05/2026 16:59
Colaborador
Usuário desde: 08/10/2007
Localidade: Caniço-Madeira
Mensagens: 4527
 Re: Escrever ao som de... 2020
Há sombras que dançam no meu peito

Há sombras que dançam no meu peito,
fantasmas de um tempo que já lá vai,
embalam as dores que trago quando me deito,
numa insónia calada que nunca se esvai

Alucino-me nas sombras que me atormentam
onde a insânia de outrora se faz presente,
são memórias antigas que em mim choram,
rasgando o silêncio de um peito dormente.

Sinto o perfume do tempo suspenso,
onde as mãos que se abrem procuram abrigo.
a ausência do som, é a verdade que arde,
no silêncio do mundo que sempre viaja comigo.

Links patrocinados