Crónicas : 

Exaltação da leitura

 

Há talvez em nós a vontade de ser melhor que os outros, há sempre em nós a exaltação do ego, e eu digo, preocupante seria se fosse ao contrário. Não acredito em falsas modéstias, quando alguém se refere ao que faz como “gatafunhos”, quando alguém classifica o que escreve como pueris actos de falso escriba. Todos sem excepção temos a noção que escrevemos “umas merdas” e gostamos de partilhar essas coisas com os outros e gostamos de reconhecimento, e gostamos em última análise de ser lidos. E se gostamos disso não temos que nos armar nos mais modestos do planeta, não temos que nos misturar com quem faz letras para as canções do Emanuel ou do Toy, com todo o respeito que tenho pelos visados. Tenho para mim que nos devemos exaltar nos gostos que cultivamos… Mas… E há sempre um “mas”… Que nenhum poeta (ou quem se ache como tal) desta casa pense que vai longe sem a noção de leitura. Sou acima de tudo leitor, refiro-o muitas vezes, não escrevo por ter especial inclinação ou por ser tocado pelo golpe de génio, escrevo por muita leitura e sentir que posso escrever as tais “merdas” sem dever nada a quem se sente tocado pela mão de génio. Sinto que neste site anda muita, mas mesmo muita, gente sem noção de leitura. John Steinbeck dizia que o seu segredo era ler, ler, ler e escrever, escrever deitar fora, voltar a escrever, deitar fora, voltar a escrever e até que por milagre estava ali o texto que ele queria. Noto nos “luso-poetas” uma falta imensa de leitura e isso faz-me temer pelo futuro do site. Vejo alguns poetas e/ou poetisas que escrevem quase por atacado sem darem por ela, que repetem até à exaustão conceitos pré-concebidos, ideias e metáforas que dá vontade de meter os dedos à boca para provocar o vómito perante gente que se acha o máximo e pratica um auto-plágio constante. Eu recomendo a leitura como anti-alérgico a essas maleitas, recomendo até a leitura dos seus próprios textos de uma forma distanciada como se fosse outro a escrevê-lo. Recomendo uma paragem profiláctica na busca de novas ideias e novos conceitos. Como encontrá-los? Lendo, lendo, e lendo mais… romances, poesias e até jornais… sim, jornais, porque também noto que a fasquia cultural da actualidade está nivelada muito por baixo e ninguém que se ufane de bom escritor pode ignorar a actualidade que o envolve. Nota-se pouco intervencionismo e muita poesia romântico-decadente que pisa e repisa conceitos já de si gastos nas brumas da memória. Será que um amor não pode ser feliz? Será que tem que ter sempre aquela seta ridícula a atravessar o coração? Vá lá… sejam poetas. A poesia é o autêntico real absoluto. Quem o disse estende-o á escrita em geral com toda a certeza… Sejam poetas…
 
Autor
jaber
Autor
 
Texto
Data
Leituras
1645
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
8 pontos
8
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
(re)velata
Publicado: 27/05/2009 17:11  Atualizado: 27/05/2009 17:11
Membro de honra
Usuário desde: 23/02/2009
Localidade: Lagos
Mensagens: 2214
 Re: Exaltação da leitura
Jaber:
Como sempre, gostei de te ler (desculpa a rima, é do hábito!)! Concordo contigo em duas coisas, não concordo tanto num outro aspecto. Que todos os que aqui publicam gostam de ser lidos? Lógico, senão não publicavam, guardavam os textos para si. Que a leitura é fundamental? Sem dúvida! Sou professora, não poderia pensar de outra forma, e creio que é da leitura (e das leituras/interpretações pessoais dos textos) que brotam metáforas/imagens inovadoras que fogem do lugar-comum e do autoplágio. Que se nota «pouco intervencionismo e muita poesia romântico-decadente»? Sim, é um facto. Mas aí creio que se trata mais de uma preferência temática do que de falta de qualidade poética. Já percebi que gostas da poesia de intervenção, mas na nossa literatura tanto há lugar para uma Florbela Espanca (cujas temáticas não aprecio especialmente, "by the way") como para um Cesário Verde.
É só uma opinião!
Beijo e boas leituras


Enviado por Tópico
OlemaCorreia
Publicado: 27/05/2009 17:43  Atualizado: 27/05/2009 17:43
Da casa!
Usuário desde: 14/03/2009
Localidade:
Mensagens: 277
 Re: Exaltação da leitura
Uma vez mais gostei muito de o ler. Os seus escritos dão luta, são vivos e deixam-nos a pensar.
Felicito-o
Olema


Enviado por Tópico
luciusantonius
Publicado: 27/05/2009 17:52  Atualizado: 27/05/2009 17:52
Colaborador
Usuário desde: 01/09/2008
Localidade:
Mensagens: 669
 Re: Exaltação da leitura
Jaber
Eu nem me atrevo a comentar a qualidade deste seu texto. Sinto que ele está cheio de verdades insofismáveis. Direi que, como noutras àreas existem patamares. Consinta o meu oupa para o alcandorar ao patamar que merece.
O meu abraço
Antonius


Enviado por Tópico
Henricabilio
Publicado: 28/05/2009 15:40  Atualizado: 28/05/2009 15:40
Colaborador
Usuário desde: 02/04/2009
Localidade: Caldas da Rainha - Portugal
Mensagens: 6963
 Re: Exaltação da leitura
Meu caro! Um texto muito oportuno cujo tema não se esgota facilmente e a meia dúzia de palavras que escrevo, resumirão apenas alguns pormenores. Falarei por exemplo dos textos intervencionistas, que exigem a actualização dos autores em relação aos assuntos quotidianos - e não só... No meu caso pessoal, prefiro tratar esses temas com um pouco de humor (como é o caso do meu texto "Notícia de ultima hora"), pois não quero melindrar ninguém com polémicas (e nós sabemos como são sensíveis os espíritos poéticos que se podem magoar com pequenos nadas). Por outro lado tenho uma certa aversão a temas repetitivos, sendo que o mais recorrente é o do amor... que no entanto é sempre muito apreciado. Existem ainda títulos padrão e, no outro site onde escrevo, existem especialistas em criar textos em série com o mesmo título "Te amo", "Parabéns a você", "Feliz aniversário" (todos os dias têm aniversariantes conhecidos e no entanto não fazem referências a nenhuns nomes... rss). Não compreendo também esta febre súbita de ser lido - uma vez que esses textos raramente são comentados. Acho que a net abriu as portas a toda a gente que, só porque sabe escreve - e às vezes nem isso - acredita que já pode ser chamado de poeta ou escritor. Como em tudo na vida, podemos e devemos sempre melhorar, uma vez que a perfeição não parece ser atributo deste mundo. Aceito também essa ideia de que muito do que se escreve deve ser - não direi destruído - reformulado, uma vez que existe sempre algo a melhorar, ou também por que os nossos conceitos de vida se vão alterando. Enfim, como disse, um tema com muito para dizer. Um abraçooo desde as Caldas - junto a Rio Maior! Abílio PS: Gostaria de acrescentar que apesar destas palavras, não me considero mais nem melhor que ninguém.