Crónicas : 

QUANDO É O SOM QUE ME ASSOMBRA

 
Tags:  contradições  
 

QUANDO É O SOM QUE ME ASSOMBRA


Estou mergulhado num dilema sem medidas que tenho de resolver já. Quero dizer, dentro de uma meia hora, uma vez que é a minha vida que está em risco. A minha mente tem andado num frenesim de maço para cabaço, ora optando por Alfa ora por Beta. Alfa será a cegueira absoluta e Beta a surdez também absoluta. Certo é que de uma terei de ser privado para que o meu existir subsista. Desligar um nervo ou o outro, radicais interruptores, é o que me resta admitir e nesta hora sem perda de mora. O médico está na minha frente, estático, entre indiferente e compassivo. Admito que mais para este segundo lado, apesar de não querer ser esta a perspectiva dos meus olhos, decerto por o drama dizer respeito, a mim e não a ele. Quase que já não falta tempo. Tenho que decidir e acho que decidi há instantes que opto pela surdez. Ficarei a ver, a ver o mundo, a ver as pessoas, a ver a lua que sempre me enfeitiçou. Entretanto no instante decisivo, que não consentia mais dilações, ergo a minha mão direita num gesto rasgado como quem suspende algo. E de facto algo de importante ficou suspenso, ou melhor uma decisão desconcertante tomou-a o meu sentir mais profundo, ditado por um pequeno trecho de uma melodia de Mussorgsky que sempre me arrojou para as alturas e que não sei porque artes me chegou ao ouvido. Neste momento dirijo-me ao médico, que nesta hora tinha mais a cara de um juiz e pergunto-lhe: senhor Doutor por este caminho não volto a ouvir a Tosca de Puccini, o concerto de Arranjuez, o bolero de Ravel a deliciosa medieva Ai Linda Amiga…
-Claro que não. Decida-se que já passou o tempo. – Está decidido, mal por mal e por muito que o possa surpreender, prefiro ter acesso ao som. No meu caso pessoal e por estranho que pareça é por ele, pela voz, pela melodia (as minhas vozes e as minhas melodias) que com mais assombro vislumbro e me deslumbro.

Antonius

 
Autor
luciusantonius
 
Texto
Data
Leituras
717
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
3 pontos
3
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
jaber
Publicado: 21/07/2009 20:40  Atualizado: 21/07/2009 20:40
Membro de honra
Usuário desde: 24/07/2008
Localidade: Braga
Mensagens: 2780
 Re: QUANDO É O SOM QUE ME ASSOMBRA
Uma escolha que acaba por ser uma homenagem. a si, aos compositores que lha musicam e à vida que escolhe viver...

Abraço António

Enviado por Tópico
VónyFerreira
Publicado: 21/07/2009 23:15  Atualizado: 21/07/2009 23:15
Membro de honra
Usuário desde: 14/05/2008
Localidade: Leiria
Mensagens: 10301
 Re: QUANDO É O SOM QUE ME ASSOMBRA
Sensibilizou-me muito este seu texto, e quase que aposto que é tirado de uma espécie de diário como eu (na brincadeira) chamo ao meus textos mais intimistas.
Antonius, eu sou daquelas que admito que sem musica não conseguiria também viver, pelo menos feliz, na sua plenitude, por isso, meu querido (permita-me o carinho) o importante é ainda e sempre a vida.
Um grande abraço
Vóny Ferreira

Enviado por Tópico
(re)velata
Publicado: 22/07/2009 08:17  Atualizado: 22/07/2009 08:17
Membro de honra
Usuário desde: 23/02/2009
Localidade: Lagos
Mensagens: 2214
 Re: QUANDO É O SOM QUE ME ASSOMBRA
Belíssimo texto. Como diz Saint-Exupéry, «o essencial é invisível aos olhos», e como diz Victor Hugo, «A música expressa o que não pode ser dito em palavras mas não pode permanecer em silêncio».

Um abraço!