Julgar o semelhante implica apenas em ir até as fronteiras perceptíveis das relações causais, julgar o semelhante é portanto para a arrogância imbecil. Fazer justiça porém é contingência da convivência humana. Fazer justiça sem julgar o ser é administração de deuses, é esplendor do espírito, é florescência de civilização maior.
Sem esperança, o amor e a ambição morrem Sem boa vontade, a paz acaba Sem curiosidade, o espírito se encerra e Sem humor, mil alegrias voltam da sua porta
A fortuna não altera a altura do seu pedestal A beleza não a retoca A idade não a transmuta A miséria em nada lhe suprime É sinfonia que depois que se encerra ressoa por toda as nossas vidas É réstia de luz que viola as trevas É aroma que acaricia o espírito É adeus que divide o tempo É paraíso de onde a morte nos expulsa com dor indizível E... É ser sagrado mesmo em vida profana
O processo criativo amplia o ser, leva a alma às lágrimas ante o parto do abstrato, impregna o espírito com sabor de divindade, extasia o espírito desavisado com a ideia enganosa do trazer à existência o que estava no nada, e... Por todas as benesses e mazelas que possa trazer ao espírito humano, abaixo da comunhão com o Senhor, é uma das coisas mais sublimes que o permeia, tendo a se lhe ombrear como par apenas o amor e nada mais.
Guru Evald
Música de fundo: Assim falou Zaratustra Autor da música: Richard Strauss
Será mesmo que o Deus dos Arcanjos nos deixou, além da Revelação, algo para o conhecimento de sua natureza e desígnios? Procure dentro e fora de si, nos livros ou em qualquer outro lugar, você encontra alguma coisa que possa se consubstanciar em uma Filosofia Teológica, através da qual os seus doutores nos mostrariam algo da natureza do Deus de Miguel? Olhe para os mesmos lugares, você vê algo que possa se consubstanciar, em nível menor, numa Lógica dos Desígnios e Vontades de Deus, que permita aos manipuladores e aproveitadores do temporal, por meio de deduções e conclusões, nos dirigirem, lá dos seus elevados, ditames a cerca dos desígnios do Pai das Multidões, os quais, são por vezes cruéis, por vezes vantajosos para eles mesmos e que nos trazem exigências, culpas, temores, revoltas, dúvidas e suspeitas?
AURIVERDE PENDÃO DE CETIM Quereria eu espojar-me nas dobras do seu cetim sobre colchão de plumas... E lá no alto da noite uma música lindíssima nunca dantes por mim ouvida me despertasse com frescor n'alma sob a luz das estrelas do céu do Brasil...
Ave Dulce, esplendor da Boa Terra, recolhida ao seio do Senhor, predestinada fostes entre nós e bendita seja para sempre a obra da vossa fé. Anjo bom da Bahia, irmã dos homens e mãe dos pobres, intercedei por nós, em razão das nossas dores e ofensas e intercedei também por todas as nossas gerações até a consumação final dos tempos. Amém.
Guru Evald
*Irmã Dulce é uma beata brasileira em processo de canonização - pessoa de virtudes notáveis, provavelmente será a primeira santa brasileira e o segundo brasileiro a ser canonizado em meio milênio de historia do Brasil. **Boa Terra é o apelido carinhoso da cidade de Salvador onde ela realizou a sua obra.
A grande arte é o simulacro do milagre, pois que, insinua efeito sem causa. Ela traz ao espírito e de forma intensa, através da composição intrigantemente elaborada de miríades de elementos, a glória, a grandeza, a beleza, o espanto, a alegria, a angústia, mil afetos, a imersão no inédito, o aprendizado, o crescimento e o amadurecimento, sem que ainda possamos achar causa plausível, para tanto, na inventiva humana. Se o Deus dos Arcanjos opera milagres, o grande artista opera a grande arte.
Guru Evald
Música: Concerto para Piano e Orquestra n.º 1 Autor da música: Piotr Ilitch Tchaikovsky