Poemas : 

UMA CRÕNICA TRISTE. O ANIVERSÁRIO.

 
Pai,afasta de mim este cálice..."

De Chico Buarque e Gilberto Gil




Hoje comemora-se a data - comemorar não é o termo certo- em que arrancaram meu pai de casa. Faz tanto tempo. Minha irmã Sônia, cinco anos mais velha do que eu, viu toda a brutalidade. Eu não me lembro. Minha irmã, mais do que a mãe, que hoje também não há, sempre me protegeu, talvez por ter sido o mais novo. Sônia sempre comprou minhas dores, até nas brigas de amor, quando eu não tinha razão.
Meu pai era diplomata de carreira e professor universitário. Membro do Partido Comunista Brasileiro, do qual faço parte até hoje, com muito orgulho, vieram à porta de casa buscá-lo para um depoimento. Era só isso. Papai foi sabendo que não era só isso. Sônia me contou que antes de sair ele pediu que protegessem a gente. Do contrário, ele morria, mas matava também. Alguém ele levava junto. Sabia atirar bem: tinha treinamento de guerrilha.
Anos depois, já homem feito e jornalista, eu viria a ser preso também. Lembro-me de um interrogatório porco na polícia política em São Paulo.Minha mãe e minha irmã, as duas com o coração na boca, num banco, no corredor da delegacia:
- O senhor é comunista? Sua peça, Pelo Séculos dos Séculos está vetada pela censura.
Eu respondi que num país de merda tudo é possível.
Ele, o delegado, disse que eu podia ser incurso na lei de segurança nacional, por subversão e desacato. Cometeu o abuso, mesmo eu tendo curso superior, de me colocar numa cela comum. Fiquei duas semanas com presos normais. Me tornei amigo deles. O advogado Antônio Cláudio Mariz de Oliveira me defendeu de graça. Eu não teria como pagá-lo. É tido o maior criminalista do Brasil. Fui ser seu assessor de imprensa depois, quando ele assumiu à Secretaria de Justiça de São Paulo. E eu tive o direito de mandar o delegado que me prendeu à puta que o pariu. Chumbo trocado não dói.

_____________

júlio


Júlio Saraiva

 
Autor
Julio Saraiva
 
Texto
Data
Leituras
1344
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
3 pontos
3
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
RoqueSilveira
Publicado: 24/11/2010 00:28  Atualizado: 24/11/2010 00:28
Membro de honra
Usuário desde: 31/03/2008
Localidade: Braga
Mensagens: 8104
 Re: UMA CRÕNICA TRISTE. O ANIVERSÁRIO.
estes pedacinhos fazem parte da história do Brasil e de suas gentes, triste mas que ensina muito.
bj Julio
RS

Enviado por Tópico
Sergio de Sersank
Publicado: 24/11/2010 01:08  Atualizado: 24/11/2010 01:08
Super Participativo
Usuário desde: 13/01/2010
Localidade: Londrina-PR BRasil
Mensagens: 159
 Re: UMA CRÕNICA TRISTE. O ANIVERSÁRIO.
Meu caro Júlio, Escrevo pela segnda vez porque fiz um comando involuntário e perdi tudo. Aqui a gente tem que digitar bem devagar... Quero te dizer que fiquei emocionado lendo tuas linhas. Nem sei o que escrevi antes... Mas, o fato é que a ditadura foi uma desgraça neste país. Perdemos muitos homesn de valor. Lembro-me de ter lido, à época, (veladamente) sobre muitos compatriotas que foram lançados às águas do rio Tietê, commum saco de pedras amarrado ao pescoço. É por isso que ainda hoje nos ressentimos da falta de lideranças competentes neste país. Os nossos mais brilhantes jovens, políticos, professores, etc, foram literalmente exterminados por esses porcos que ainda estão, muitos deles, apesar da idade, defendendo a volta ao "status quo da bestialidade política. Há pouco vimos um remanescente dessa "corja miserável", o jornalista Prates, da RBS de SC (afiliada da Globo) vir a público destilar suas "insanidades"... Outro que segue na mesma linha é o jornalista Merval Pereira, da Globo, (sempre a Globo) e da CBN (sempre a afiliada da Globo, CBN) particvipando de reuniões no Circulo Militar do RJ e enaltecendo o período negro da ditadura militar que foi a grande desgraça de nosso país. Espero que possamos, com a Dilma, reverter esse quadro de "nostalgia da desgraça". E mandarmos de uma vez para o inferno todos esses "revolucionários de 64"-. O Brasil precisa mudar. Precisa crescer. Melhorar. Não será com o cncurso dessa gente retrógrada que advoga o ret rocesso à ditadura que faremos desse país uma grande potência mundial. Você tem, por destinação, o escopo de lutar por um país mais justo, livre e igualitário. Nao te canses de lutar! Meu abraço, Sergio Sersank

Enviado por Tópico
Karla Bardanza
Publicado: 24/11/2010 11:34  Atualizado: 24/11/2010 11:34
Colaborador
Usuário desde: 24/06/2007
Localidade:
Mensagens: 3263
 Re: UMA CRÕNICA TRISTE. O ANIVERSÁRIO.
Ju,

Te entendo.Eles enlouqueceram o meu tio também.Foi terrível tudo que houve,

Beijinho.Fica bem.

Ka