Crónicas : 

Um asno, uma burra? Ou em brasileiro uma anta?

 

Eu nunca percebi porque se põem nomes de animais a quem de forma errónea toma más opções nas várias vicissitudes da vida. É comum um cretino ultrapassar-nos pela direita e vociferarmos em alta voz: “seu asno…”. Mas que culpa tem o asno (animal, também chamado burro e também na variação cruzada de mula) que o estúpido nos ultrapasse pela direita? Costumo vê-los, a eles aos asnos, a ruminar calmamente na berma da estrada, em ar pacato e tenho que admitir com ar de estúpido, é verdade, mas não quer dizer que o seja. Vejo o Bush com ar de estúpido igualmente mas essa anta conseguiu ser eleito 2 vezes Presidente dos Estados Unidos. Lá estamos nós a abusar dos animais, chamar “anta” ao Bush. Será que esse animal simpático tem alguma culpa das “burrices” do Bush?
Vemo-los todos os dias na televisão, aos asnos, perdão aos estúpidos, a debitar as mais variadas aleivosias com ares de douta autoridade. Aturamos até no nosso local de trabalho esses pistoleiros de cretinice em punho a atirar-nos balas de intolerância, bombas infectas de parvoíces e ignorância, em catadupa com honrosos títulos de administradores que ostentam com o mesmo empáfio orgulho que um atleta olímpico medalhado à custa do doping. E mal têm o titulo não hesitam em nos confrontar com ele do alto do espúrio honorífico e da autoridade que acham que ele lhes confere. E no meio do tiroteio, míopes ceguetas acertam no pé…e ficam a saltar ao pé-coxinho. De asa caída andam pelos baixios em jeito de ave de rapina, espreita aqui, espreita ali, vigia, em jeito de Condor. (dói aqui, dói ali). Lá estou eu a meter animais ao barulho. E não ouvem a costa de murmúrios que se vai construindo nas suas costas: “seu asno, seu burro”, e até mesmo como dizem os brasileiros: “sua anta”.
Vá lá, os animais não têm culpa.
 
Autor
jaber
Autor
 
Texto
Data
Leituras
1250
Favoritos
0
Licença
Esta obra está protegida pela licença Creative Commons
8 pontos
8
0
0
Os comentários são de propriedade de seus respectivos autores. Não somos responsáveis pelo seu conteúdo.

Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 29/09/2011 18:27  Atualizado: 29/09/2011 18:27
 Re: Um asno, uma burra? Ou em brasileiro uma anta?
os animais não têm culpa. culpa têm os animais.

alberto





Enviado por Tópico
gabrielas
Publicado: 29/09/2011 20:02  Atualizado: 29/09/2011 20:02
Colaborador
Usuário desde: 03/09/2010
Localidade:
Mensagens: 539
 Re: Um asno, uma burra? Ou em brasileiro uma anta?
eu hoje também fiz um poema sobre duas baquinhas, mas tratei-as bem; a uma chamei de vonitinha; à outra dei uma barinha mágica, um piassaba de oiro para apontar na direcção certa: o pé.
nhec, nhec, não oubes ainda? é o pézinho maroto que anda por aí.

(gosto muito do meu comentário, não apagar)


Enviado por Tópico
visitante
Publicado: 30/09/2011 01:38  Atualizado: 30/09/2011 01:38
 Re: Um asno, uma burra? Ou em brasileiro uma anta?
Acho que aqui vale lembrar um pensamento de Nietzsche:
"Temo que os animais considerem o homem um ser de sua espécie, mas que perdeu da maneira mais perigosa a saudável razão animal,temo que o considerem um animal absurdo, o animal que ri, ironiza e chora, o animal desastroso" (A gaia ciência)

Abraços